Como surgiu a famosa tradição da limpeza de primavera?
Menu & Busca
Como surgiu a famosa tradição da limpeza de primavera?

Como surgiu a famosa tradição da limpeza de primavera?

Home > Lifestyle > Como surgiu a famosa tradição da limpeza de primavera?

A limpeza de primavera é um costume do hemisfério norte, realizado principalmente pelos Estadunidenses e Europeus. Tal costume consiste na limpeza total da casa durante os primeiros dias da primavera, período que se inicia com o equinócio de março e só termina após o solstício de junho. Assim, confira abaixo como surgiu tal tradição.

História da limpeza de primavera

História da limpeza de primavera
História da limpeza de primavera

Há muita controvérsia acerca da origem da tradição da limpeza de primavera. Porém, muitos acreditam que tal hábito advém do Ano Novo Persa, o Iranian Norouz. Tal festividade acontece no primeiro dia da primavera, e nele é realizado o “khooneh tekouni”, expressão que pode ser traduzida como “chacoalhar a casa”. Assim, a casa de todos era completamente limpa e arrumada, como uma forma de boas vindas ao novo ano.

Contudo, outra possível origem da tradição de limpeza de primavera pode ser a Pessach, a Páscoa Judaica. Tal festividade é conhecida também como a “Festa da Libertação”, pois celebra a libertação dos hebreus da escravidão do Egito. Assim, uma semana antes do Pessach todos os judeus se livram de todo o chametz (comida fermentada), fazendo uma grande limpeza em sua casa para tirar quaisquer vestígios desse tipo de alimento.

De acordo com as tradições, eles devem se livrar de todo o chametz pois quando foi lançada a 10ª praga no Egito, os hebreus saíram com tanta pressa que nem esperaram o pão fermentar. Então, tal costume de limpeza durante essa época do ano teria sido passada também para as tradições católicas, que o espalharam por diversos lugares da Europa e, posteriormente, para a América.

Como fazer a limpeza de primavera?

Para se realizar uma limpeza de primavera adequada, deve-se primeiro organizar os cômodos da casa. Assim, faça uma lista com todos e inicie limpado o mais interno e termine com o que se encontra a porta de saída da casa. Então, em cada um dos cômodos comece a limpeza de cima para baixo, ou seja, com o teto e móveis altos para por fim chegar ao chão. Dessa forma, você não precisará limpar o chão duas vezes.

Ademais, você não precisa de mil produtos para fazer uma limpeza de primavera. Normalmente, basta alguns panos, água e sabão, um rodo e um aspirador de pó, como Aspirador De Pó Turbo Cycle 1100W, pois aparelhos como esse permitem que você não limpe apenas o chão da casa, mas sim móveis e objetos também. Para adquiri-lo basta clicar aqui.

COMO OS INFLUENCIADORES DIGITAIS ESTÃO LIDANDO COM A PANDEMIA?

Tags mais acessadas