Como surgiram as fanfics
Menu & Busca
Como surgiram as fanfics

Como surgiram as fanfics

Home > Geek > Como surgiram as fanfics

Fanfic é a abreviação da palavra Fanfiction, que significa “ficção de fã” em tradução livre. São histórias ficcionais baseadas em filmes, séries, livros e personagens fictícios ou reais. Normalmente, vemos essas histórias publicadas em sites específicos ou em blogs sobre determinado tema. Mas a história das fanfics começa muito antes.

fanfics sobre harry potter
Fanfic que traz o trio de Harry Potter como góticos. | Foto: Reprodução.

Podemos citar Sherlock Holmes como um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos. Desde que foi publicado, ou seja, no século XIX, os fãs da obra de Arthur Conan Doyle publicavam, em revistas, discussões e fanfics sobre suas personagens.

A origem do termo propriamente dito vem somente na década de 70, quando fãs de várias comunidades de histórias de ficção científica, principalmente os de Star Trek, começaram a publicar fanzines (publicações não oficiais produzidas por fãs) e histórias alternativas baseadas em personagens do universo do enredo da série. 

Publicidade

Nos anos 90 e 2000, com o início da internet, essas histórias passaram a ser encontradas em sites e blogs com o único propósito de publicação de fanfics. E o número de produções disparou.

No site Fanficton.net, um dos mais antigos do gênero e que está no ar e atualizado até hoje, são mais de 50 mil histórias baseadas em Star Wars e mais de 800 mil baseadas em Harry Potter, para citar alguns exemplos. Mas podemos encontrar de tudo nesses sites.

São vários estilos e gêneros, além daquelas em que acontece a reunião de personagens de diferentes histórias, como a junção de Star Wars e Harry Potter, por exemplo. São os crossovers, como citado acima, as OneShots, histórias curtas e que não precisam de continuação; Fluff, um gênero de histórias mais leves e consideradas fofas; AU (Alternative Universe), em que as personagens são inseridas em um universo diferente daquele em que a história original se passa; entre outros.

Publicidade

Com tamanho sucesso, algumas fanfics foram realmente publicadas em livros e depois transformadas em filmes. A trilogia Cinquenta Tons de Cinza nasceu de uma fanfic da saga Crepúsculo e a série After, de uma fanfic sobre a banda One Direction. 

A internet teve um papel fundamental para a expansão desse mundo. Milhares de pessoas leem e escrevem a partir de seus celulares. Atualmente, vários sites disponibilizam fanfics dos mais diversos gêneros e personagens, bastando criar uma conta gratuita para ler e/ou escrever. 

As fanfics podem (e devem) ser escritas por qualquer um e sempre tendo como objetivo se divertir, funcionando como um hobby. Bem-vindos ao mundo da fanfic, várias histórias te esperam.

Alguns sites onde você pode ler fanfics:

__________________________________________
Por Isabela Novelli Maciel – Fala! Cásper

Tags mais acessadas