Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)
Menu & Busca
Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)

Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)

Home > Lifestyle > Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)

Todos os dias há na mídia constantes alertas para o chamado grupo de risco da COVID-19, pessoas com mais de 60 anos, levando muitos idosos pelo mundo a se isolarem em suas casas, abdicando de suas rotinas e de suas atividades. Porém, muitos podem ficar sem atividades para o dia a dia.

Além disso há o fator do isolamento e distanciamento social que, mesmo sendo difícil para todos, é algo preocupante. A falta de contato com outros pode levar a uma certa solidão e até mesmo problemas ao longo do tempo.

Porém, além dos idosos que ficam sozinhos, há aqueles que moram com seus netos e estão tendo dificuldade por conta da falta de contato físico.

Pensamos aqui, algumas maneiras de entreter os avós que moram sozinhos ou não, para enfrentarem essa quarentena e ainda manterem-se ativos e mentalmente saudáveis.

·        Ler um livro

Livros são ótimas opções para passar o tempo e ainda conhecer novas histórias. São formas de entretenimento que incentivam a criatividade e a imaginação.

Os netos que gostam de ler podem indicar livros de diversos gêneros para os avós como, por exemplo,romances ou biografias de pessoas admirados.

Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)
Como entreter seus avós durante a quarentena (sem contaminá-los)

·        Cozinhar

Para as avós e avôs que adoram cozinhar essa é uma ótima dica.

Bolos, sobremesas, tortas e inúmeras outras receitas novas podem ser testadas para passar o tempo e ainda agradar o paladar de netos, filhos e deles mesmos.

Alguns sites com receitas fáceis e deliciosas são: 

– https://www.tudogostoso.com.br/

– https://www.tastemade.com.br/receitas

– https://panelaterapia.com/categoria/receitas

·        Trabalhos manuais

Costura, tricô, bordado, crochê, pintura e muitos outros. São passatempos perfeitos para os idosos criativos e que tem habilidades manuais.

São também uma forma de reutilizar retalhados e até mesmo reformar aquelas roupas. Como bônus ainda podem presentear a família e amigos depois da quarentena com os trabalhos.

  ·        Exercícios Físicos

Sem dúvida os senhores e senhoras mais ativos sentem falta de suas atividades diárias, exercícios com os amigos e dos lugares que costumavam caminhar, praticar exercícios e se divertir. Além disso, exercícios são importantes para manter uma boa saúde física e mental.

Caminhar dentro de casa,fazer alongamentos, praticar sequencias de exercícios leves são opções para quem não quer ficar parado. Tomar sol também é essencial!

Os netos que moram com seus avós podem incentivar essas atividades e praticar juntos. Sempre considerando e respeitando todas as limitações do corpo.

·        Religiosidade 

Muitos idosos possuem alguma religião e gostam de cultivar sua espiritualidade. Por isso, aos que gostam,ler assuntos referentes a sua religião, assistir programas dedicados ou tirar momentos do dia para cultivar esse costume é importante.

·        Organizar Casa

Passar a quarentena em um lugar limpo e organizado é essencial para o tempo fluir em todas as atividades. Por isso, aos idosos que gostam de organização a dica é: tire um tempo para limpar seus armários, estantes e cômodos.

·        Jardinagem

Para àqueles que gostam de natureza o isolamento pode ser pior e mais longo. Por isso arrumar um espacinho na casa ou apartamento para cultivar uma horta ou um jardim pode ser uma opção e ainda uma ótima forma de decorar a casa, trazendo mais vida.

·        Assistir Filmes

Sabemos que ficar o tempo todo em frente a televisão pode prejudicial, não só por conta da inatividade, mas também por conta da enxurrada de notícias.

Por isso, filmes, seriados e até mesmo novelas são ótimas opções para distrair e divertir os avós.

·        Jogos e Brincadeiras

Se você mora com algum idoso, essa é uma dica útil para unir a família mesmo em tempos tão difíceis.

Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, dominó, jogos de cartas e muitos outros são opções divertidas que podem ajudar a passar o tempo.

·        Tecnologia a favor

Em tempos de redes sociais e internet existem diversas opções que podem ajudar no isolamento. É possível, mesmo que remotamente, sentir o afeto daqueles que estão longe.

Muitos idosos não temo hábito de utilizar os aparelhos celulares e redes sociais, mas aqueles que quiserem aprender, a hora é agora. Ligação por vídeo, áudio, fotos e vídeos são opções para afastar um pouco da frieza da quarentena.

Além de todas essas dicas, muitos médicos e especialistas aconselham seguir uma alimentação saudável e ingerir muita água ao longo do dia.

É necessário reforçar que por serem o grupo de risco em conjunto com pessoas com diabetes e doenças crônicas devem sim buscar o isolamento para não ter contato e nem contaminação pelo novo corona vírus. É a principal maneira de manter todos seguros e evitar o contágio, principalmente de nossos avós.

_____________________________________________
Por Karina Almeida – Fala! Cásper Líbero

Tags mais acessadas