quinta-feira, 25 abril, 24
HomeEsporteClube Esperia realiza campeonato de futsal feminino universitário

Clube Esperia realiza campeonato de futsal feminino universitário

Atualmente, o futebol feminino, apesar de maior visibilidade em partidas como clássicos entre seleções, ainda enfrenta um grande preconceito por parte da mídia, de investidores e dos próprios telespectadores.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino

No Brasil, o “país do futebol“, as mulheres atletas só conseguiram espaço no esporte após uma exigência da Conmebol para que os clubes estruturassem elencos femininos, já que somente assim poderiam participar das competições sul-americanas. No entanto, em âmbito global já é possível perceber maior incentivo do futebol feminino em países da Europa, por exemplo. Clubes famosos recebem patrocínios e constroem equipes fortes e competitivas na modalidade feminina, como é o caso do Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid, já conhecidos pela atuação na modalidade do esporte disputada por homens.

Objetivando valorizar o futebol de salão feminino e permitir trocas de experiências entre jogadoras veteranas e bixetes, o Clube Esperia, clube polidesportivo da cidade de São Paulo, realiza o FCE (Festival do Clube Esperia) de Futsal Feminino que tem o objetivo de servir como uma pré-temporada para eventuais torneios disputados por times universitários, que deve acontecer nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Primeira edição do FCE começa em fevereiro

A primeira edição do campeonato, idealizada por Bruno Camillo, diretor de futsal do clube, e patrocinada pela Top Quality Alimentação, saiu do papel graças ao Esperia, ao vice presidente esportivo Roberto Miguel e a Juliana Martins, que se mostraram totalmente receptivos e otimistas com o projeto. A dupla, Marília Vale e Giovanna Brentzel, também colaboram na criação de conteúdo para a conta do campeonato nas redes sociais.

Para Bruno Camillo, diretor de futsal do Clube Esperia:

A expectativa da organização é de que mais pessoas possam agregar e contribuir para o crescimento do campeonato e do futsal, ainda predominantemente masculino.

O evento será realizado em formato de uma pré temporada incluindo apenas times femininos. Já são 15 times inscritos, entre eles, Each, Icbio, Comunicação Metodista, Engenharia São Judas, além de muitos outros.

Bruno ainda acrescentou:

Eu vejo um futuro enorme [para o futsal feminino], a Copa do Mundo ajudou muito e agora começaram a olhar o futebol e futsal feminino de maneira diferente. Apesar disso, estamos longe de atingir o cenário ideal. Precisamos de mais apoio, visibilidade e patrocínios para as equipes universitárias.

E aproveitou para concluiu:

O futsal feminino precisa ser mais valorizado e, se der tudo certo, em julho teremos outro!

As inscrições dos times poderão ser feitas até o dia 05 de fevereiro e o sorteio do chaveamento será ao vivo na página @esperiafutsal. A tabela está prevista para o dia 10 de fevereiro.

Por: Nayara Salaverry – Fala! Universidades