Cinema brasileiro e true crime: 5 filmes para você conhecer o gênero
Menu & Busca
Cinema brasileiro e true crime: 5 filmes para você conhecer o gênero

Cinema brasileiro e true crime: 5 filmes para você conhecer o gênero

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Cinema brasileiro e true crime: 5 filmes para você conhecer o gênero

Apesar de não ser novo, o gênero true crime vem ganhando e conquistando a atenção do público brasileiro

O lançamento dos filmes A Menina Que Matou os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais, obras que contam a história de Suzane von Richthofen e o assassinato de seus pais, aumentou o interesse da população em produções baseadas em crimes reais. O gênero, conhecido como true crime, remonta investigações e depoimentos, e está conquistando a atenção do público brasileiro. 

Este estilo cinematográfico não é exatamente novo, apesar de estar em alta ultimamente, podemos ver antigos exemplos de obras desse gênero. Por isso, o Fala! Universidades preparou uma lista com 5 filmes brasileiros do gênero true crime para você ficar por dentro!

Conheça 5 filmes brasileiros do tipo true crime.
Conheça 5 filmes brasileiros do tipo true crime. | Foto: Reprodução.

5 filmes brasileiros do gênero true crime

1. O Bandido da Luz Vermelha (1968)

Um marco no cinema marginal e um grande clássico do cinema brasileiro, a obra é baseada em um dos criminosos mais famosos da história do Brasil, João Acácio Pereira da Costa, o bandido da luz vermelha, conhecido por invadir mansões com sua lanterna vermelha e jeito espalhafatoso. 

2. Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (1976)

A obra conta a história não de um crime em específico, mas de um criminoso. Lúcio Flávio Vilar Lírio ficou famoso nas décadas de 60 e 70 por seus assaltos e fugas espetaculares. 

3. Última Parada 174 (2008)

No ano 2000, os brasileiros acompanharam ao vivo o sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro. O caso ficou famoso, e originou o filme Última Parada 174, que narra a história da vida do autor do crime, Sandro Barbosa do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária.

4. Assalto ao Banco Central (2008)

Realizado em 2005, em Fortaleza, esse é considerado um dos maiores assaltos do Brasil. O caso impressiona por ser realizado através de um túnel, escavado por 3 meses pelos envolvidos no crime. 

5. O lobo atrás da porta (2014)

​A obra conta a história de Neyde Maria Maia Lopes, que na década de 60, sequestrou e matou a filha de 4 anos de seu amante, crime o qual lhe rendeu a alcunha de Fera da Penha. 

___________________________________________________

Por Amanda Dias – Fala! Universidade Federal do Tocantins

Tags mais acessadas