quinta-feira, 13 junho, 24
HomeMercadoPor que os brasileiros estão se mudando para a Argentina?

Por que os brasileiros estão se mudando para a Argentina?

A Argentina enfrenta uma crise econômica marcada por uma alta inflação, mas ainda assim tem sido um dos principais destinos de imigrantes da América do Sul, especialmente vindos do Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile e Paraguai, que representam 95% do total de imigrantes.

O país, atualmente, tem 2,2 milhões de imigrantes segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU). O número corresponde a 5% da população da Argentina.

O Brasil está entre os países sul-americanos com mais imigrantes na Argentina. De acordo com dados da ONU, durante o período de 2018 a 2021, o país recebeu 20 mil novos imigrantes brasileiros. Mas o que tem atraído tantos brasileiros mesmo com a crise econômica da Argentina? Entenda a seguir:

Por que os brasileiros estão se mudando para a Argentina
Entenda o fenômeno de imigração dos brasileiros para a Argentina. | Foto: Montagem/ Pexels

Entenda o fenômeno de imigração dos brasileiros para a Argentina

São os inúmeros os fatores que explicam o fenômeno de imigração dos brasileiros para a Argentina, entre os principais, podemos citar a busca por melhora na qualidade de vida, que envolve aspectos como o ingresso em universidades, a queda da moeda argentina e pouca burocracia para entrar no país.

As universidades da Argentina recebem diversos estrangeiros constantemente e uma das características que atrai brasileiros para estudar no país é que não é necessário prestar vestibular para ingressar nas instituições de ensino superior. Não há também concorrência e limite de vagas, de maneira geral, é necessário apresentar documentações exigidas e fazer uma prova de nivelamento para entender os conhecimentos do aluno, mas a dinâmica pode mudar um pouco de acordo com a instituição.

Outro ponto que tem atraído tanto imigrantes quanto turistas brasileiros é a queda dos valores do peso no país. Na cotação atual, 1 Real equivale a 32,88 Peso argentino. Assim, com a desvalorização do peso, brasileiros encontram vantagens econômicas na Argentina.

Por fim, a facilidade de entrar no país também é mais um dos fatores que tem atraído imigrantes sul-americanos. O país não exige mais nenhum requisito relacionado ao covid-19 e, para conseguir morar lá, é necessário solicitar um visto residência permanente. Graças ao acordo Mercosul e a parceria bilateral entre Brasil e Argentina, o processo para se tornar imigrante é relativamente fácil, quando comparado com outros destinos.

___________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS