sexta-feira, 26 abril, 24
HomeEsporteBrasileirão Feminino: Fim da 1ª fase e jogos das quartas de final

Brasileirão Feminino: Fim da 1ª fase e jogos das quartas de final

O Brasileirão Feminino A1, campeonato disputado pelos clubes da elite do futebol feminino, é dividido em duas partes. A primeira é disputada no formato de pontos corridos, onde todas as esquipes se enfrentam uma vez e, após esses confrontos, os 8 melhores times passam para a próxima etapa e os 4 piores são rebaixados. A segunda parte da competição é no estilo “mata-mata”, onde o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo joga contra o sétimo e por assim em diante. As equipes que forem vencendo vão se enfrentando até duas chegaram a grande final.

Esta edição de 2020 foi muito disputada, tanto que apenas na rodada final foi possível saber quais clubes se classificaram. Corinthians, Santos, Internacional, Ferroviária, Palmeiras, Kindermann, São Paulo e Grêmio foram, nessa ordem, os times classificados. Já as equipes rebaixadas, foram Iranduba, Audax, Ponte Preta e Vitória

Brasileirão Feminino: novidades

Para essa fase eliminatória, houve uma novidade para os times. Os confrontos, que antes eram disputados nos estádios menores, agora serão nas arenas principais dos clubes, ou seja, as equipes femininas jogarão no campo que o masculino está acostumado a mandar suas partidas. Esse gesto, apesar de parecer insignificante, mostra um grande avanço para a modalidade.

Outra inovação é o uso do VAR a partir da semifinal. A utilização desse recurso fará com que o Brasileirão Feminino A1 seja o primeiro campeonato nacional do mundo a utilizar o árbitro assistente de vídeo, o que mostra a responsabilidade e o compromisso que a CBF vem demonstrando com o futebol feminino.

futebol feminino
Alguns estádios onde serão disputados os jogos das quartas de final. | Foto: Compilação do autor.

Os confrontos terão dois jogos (ida e volta), onde os times que tiveram as melhoras companhas farão a segunda partida como mandantes. Os primeiros jogos ocorrerão já neste fim de semana e os outros acontecerão no próximo, como mostra a tabela abaixo:

Brasileirão Feminino
Horários e locais dos jogos das quartas de finais. | Foto: Compilação do autor.

Todos os confrontos terão transmissão, mas em plataformas diferentes. O jogo entre Corinthians e Grêmio será televisionado na Band, já Kinderman x Internacional e Palmeiras x Ferroviária serão transmitidos no site da CBF (cbf.com.br), o clássico entre São Paulo e Santos passará ao vivo no Twitter do Brasileirão feminino (@BRFemenino).

__________________________________
Por Tatiana Carvalho – Fala! ESPM