Brasil insular - Conheça as três capitais situadas em ilhas
Menu & Busca
Brasil insular – Conheça as três capitais situadas em ilhas

Brasil insular – Conheça as três capitais situadas em ilhas

Home > Lifestyle > Viagens > Brasil insular – Conheça as três capitais situadas em ilhas

É fato que o Brasil é um país de tamanho continental e de uma grandeza, ainda hoje, bastante inexplorada. Essa característica permite que o maior país da América Latina se destaque no setor turístico pela vasta quantidade de cenários para todos os gostos de quem pretende ‘turistar’.

Nesta matéria, conheça um pouco das três capitais brasileiras excelentes para quem tem aquele gostinho a mais por ilhas e arquipélagos: Florianópolis, em Santa Catarina, São Luís, no Maranhão, e Vitória, no Espírito Santo.

3 capitais brasileiras excelentes para quem ama praia

1- Florianópolis, Santa Catarina

 Localizada na região sul do país, Florianópolis possui um clima predominantemente frio e agradável. Com seus 500 mil habitantes, Floripa (como é carinhosamente chamada) é a capital sulista menos populosa, dado que faz com que ela seja uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

Publicidade

Apesar de ser a capital do seu estado, a cidade de Floriano (em homenagem ao ex-presidente Floriano Peixoto) não é a mais populosa de Santa Catarina. Joinville, ao norte do estado, possui 90 mil habitantes a mais.

praias de Floripa
Florianópolis, conhecida como ‘Ilha da magia’. | Foto: Reprodução.

Florianópolis se destaca pelas diversas praias ao redor da ilha. No verão, o litoral florianopolitano é destino para aqueles que desejam ‘pegar uma prainha’ sem sair do sul, sendo bastante visitado pelos gaúchos e paranaenses, vizinhos dos catarinenses. 

A praia de Jurerê é, de forma disparada, a mais badalada e ponto de hospedagem de diversas celebridades brasileiras. Mais frequentada por jovens da classe média alta catarinense, possui o maior número de baladas da cidade e costuma bombar nos meses de janeiro, fevereiro, março, maio, outubro, novembro e dezembro.

Publicidade

Também está localizado em Jurerê o condomínio com o metro quadrado mais caro da cidade. Conhecido como Jurerê Internacional, o bairro planejado possui, por exemplo, as casas de verão do jogador Ronaldinho Gaúcho e do cantor Roberto Carlos.

praia de jurerê
Praia de Jurerê e o badalado Jurerê Internacional. | Foto: Viagens e Caminhos.

Outras praias que se destacam em Floripa são a Praia da Daniela (ao noroeste da ilha), Praia de Canasvieiras (ao norte), Praia do Campeche (ao leste) e a Praia da Joaquina (também ao leste).

O cartão postal da cidade e ponto turístico urbano mais visitado pelos turistas é a Ponte Hercílio Luz. Patrimônio Cultural do Brasil, foi inaugurada em 1922, pelo então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, e conta com 820 metros suspensos em aço. Nos anos seguintes à inauguração, foi utilizada como principal meio de acesso do continente à ilha. Após um tempo em reformas, foi reaberta apenas para o trânsito de pedestres e turistas, pois a cidade já possuía outras duas pontes que, ainda hoje, fazem a ligação ilha-continente.

Ponte Hercílio Luz
Ponte Hercílio Luz vista de uma praça de Floripa. | Foto: Guia de praias.

Além do transporte terrestre, o visitante também pode optar pelas vias aéreas. Florianópolis possui um aeroporto que recebe vôos de todas as regiões do país, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (observa-se que o ex-governador tem uma forte influência na cidade ao ser nomeado em dois pontos importantes da cidade). Ao chegar, o turista ainda pode hospedar-se nos diversas hotéis e pousadas, tanto nas praias quanto na área central da cidade.

Visitar Floripa é descobrir um lugar aconchegante e belíssimo no extremo leste de Santa Catarina.

2- São Luís, Maranhão

Conhecida como ‘Ilha do amor’ e ‘Jamaica brasileira’ (devido à forte influência do Reggae), a capital maranhense, com cerca de 1.1 milhão de habitantes, é a quarta mais populosa da região nordeste e a única fundada por franceses.

É conhecida pelo seu centro histórico de forte valor para o estado. Com mais de 4 mil imóveis tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e por outras instituições estaduais, foi considerada, em 1997, Patrimônio Mundial e referência na conservação de construções seculares em todo o país.

São Luís
Vista de um ponto do sítio histórico de São Luís. | Foto: Trilhas e Aventuras.

Apesar de sofrer, em anos anteriores, com os piores índices de violência, saúde, educação, saneamento básico e desenvolvimento humano, São Luís vem em uma crescente no cenário nacional em busca de melhores condições de vida, tanto para os residentes quanto para os turistas, sendo uma das capitais mais promissoras e com uma das melhores expectativas de crescimento do país junto a Palmas, no Tocantins, e Goiânia, em Goiás.

São Luís, assim como a grande maioria das capitais nordestinas, também se destaca no litoral com diversas praias que concorrem, em quase todas as votações, ao posto das praias mais bonitas da região. A Praia de São Marcos, apesar de elitizada, é ponto de encontro de jovens de diversas partes da cidade e repleta de bares e restaurantes ao longa da orla e da Avenida Litorânea (uma das mais conhecidas da capital). Além dela, os quiosques espalhados no calçadão dão um ar mais natural e facilitam o consumo dos banhistas e visitantes durante a estadia no local.

Praia de São Marcos
Praia de São Marcos. Observe, ao fundo, alguns condomínios luxuosos que fazem o bairro ser bastante elitizado. | Foto: Reprodução.

A praia do Calhau detém a segunda posição de mais visitada pelos turistas. Eleita a melhor praia da cidade para se hospedar, respira cultura local com samba ao vivo e Reggae nos mais variados bares espalhados em todo o seu território.

Visitar São Luís é mergulhar em um túnel do tempo no agradável sítio histórico e reparar no avanço do tempo. É admirar-se com as belezas da faixa litorânea e chegar à conclusão de que, sem sombra de dúvidas, São Luís é uma das capitais mais belas do país.

3- Vitória, Espírito Santo

Vitória, a capital capixaba, é a segunda capital menos populosa do país, à frente apenas de Palmas (já citada nesta pauta). Com seus 358 mil habitantes, Vitória, assim como Florianópolis, não é a maior cidade do seu estado. Uma curiosidade chama a atenção nessa questão: Vitória é a 4° maior cidade do Espírito Santo, mesmo sendo a capital. Vila Velha, Cariacica e Serra possuem uma população absoluta maior, são cidades limítrofes à capital e fazem parte da sua região metropolitana.

Conhecida como ‘Ilha do Mel’ e ‘Cidade do Sol’, Vitória surgiu após os portugueses expulsarem a população nativa para o interior (algo similar à fundação da grande maioria dos municípios brasileiros).

vitória
Vista aérea de Vitória, capital do Espírito Santo. | Foto: Reprodução.

Mais uma vez, as praias são destaque. As vitorienses são, majoritariamente, arenosas. A Praia de Camburi é mais visitada e movimentada. Procurada pelos surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos, conta com uma gama de hotéis, pousadas e restaurantes rodeados por praças e ruas bastante arborizadas. Fica a dica!

Praia de Camburi, Vitória
Praia de Camburi, Vitória. | Foto: Reprodução.

A Curva da Jurema, outra praia bastante conhecida, é sede de um dos vários cartões-postais da cidade. Ao lado de um dos maiores shoppings do estado, o Shopping Vitória, o visitante é privilegiado com uma vista esplêndida. É possível observar, da praia, a Ilha do Frade e o Morro do Moreno (o melhor ponto para ter uma visão mais aérea da cidade).

Praia da Curva da jurema
Praia da Curva da Jurema com o Shopping Vitória ao fundo. | Foto: Reprodução.

Sem dúvidas, o cartão-postal mais procurado por aqueles que visitam Vitória é a Terceira Ponte. Como o nome já diz, é uma alça elevada que funciona como a principal porta de entrada e de saída da capital. Fazendo a ligação Vitória-Vila Velha, a ponte presenteia o motorista que percorre sua extensão com uma visão mais que magnífica de Vitória (pra quem está chegando na cidade) e de Vila Velha (pra quem sai da capital). A Terceira Ponte, junto com a ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, já possui diversos prêmios da ‘Ponte mais bonita do Brasil’.

Terceira Ponte
Terceira Ponte com vista para a capital capixaba em um horário de fluxo intenso de veículos chegando na cidade. | Foto: Reprodução.

As três cidades são especiais apenas pelo fato de serem ilhas, mas cada uma adota uma estratégia fascinante para conquistar o coração dos turistas. A maioria não quer voltar pra casa quando as visitam, mas sempre existem os mais fortes que conseguem retornar, mesmo encantados com tamanha beleza. Resta-nos aplaudir as Ilha da magia, do amor e do mel.

________________________________
Por Raul Holanda- Fala! UFPE

Tags mais acessadas