O funeral da Rainha Elizabeth II, que morreu no dia 08 de setembro aos 96 anos, aconteceu nesta segunda-feira (19). O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite para participar da cerimônia na cidade de Londres.
O candidato à reeleição chegou ao local da cerimônia com sua esposa, Michelle Bolsonaro, por volta das 06h45 no horário de Brasília. Mas antes disso, algumas atitudes geraram polêmicas. Veja os destaques da viagem de Jair Bolsonaro a Londres.
Confira os destaques da viagem de Bolsonaro a Londres
Visita ao caixão de Elizabeth II e discurso eleitoral
Com a chegada a Londres, Jair Bolsonaro esteve ontem, domingo (18), no Palácio de de Westminster para visitar o caixão de Elizabeth II. O atual presidente estava acompanhado da esposa e de Silas Malafaia, pastor e apoiador de Bolsonaro.
O presidente ainda fez um discurso junto a embaixada do Brasil em Londres, com cerca de 200 pessoas que vestiam roupas nas cores verde e amarelo. “Nosso Brasil será dessas cores aqui: verde e amarelo”, afirmou.
Além disso, ele disse que era possível vencer no 1º turno.
Esse é o sentimento da maioria do povo brasileiro. Em qualquer lugar que eu vá, para quem conhece aqui… ontem eu estive no interior de Pernambuco e a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como não ganhar o 1° turno
declarou
No entanto, as pesquisas mostram um cenário diferente. De acordo com a última pesquisa da Datafolha, Lula (PT) tem 45% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro aparece com 33%.
🇬🇧Presidente @jairbolsonaro fala do objetivo da ida ao Reino Unido que é expressar o pesar dos brasileiros pelo falecimento da Rainha Elizabeth
— Eduardo Bolsonaro 22.22🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 18, 2022
Depois disso, diz que sua recepção por onde passa no Brasil é igual a que teve em Londres,sensacional
Completohttps://t.co/hOLJZxWDxJ pic.twitter.com/wkKo8sE3Pf
Atitude do presidente foi alvo de críticas
O comportamento de Bolsonaro levantou críticas não só de rivais políticos, como da imprensa internacional. O jornal Daily Mail, por exemplo, apontou que o atual presidente é “um líder controverso”. Enquanto isso, o The Guardian, afirmou que o candidato à reeleição teria aproveitado o funeral da Rainha como “palanque eleitoral”.
Em um evento de campanha em Florianópolis, Santa Catarina, o principal rival de Bolsonaro, Lula, criticou a postura do atual presidente. “Imaginem vocês que a gente é governado por um presidente que, como ele está precisando de imagem a nível internacional ninguém nunca convidou ele para viajar, ninguém quer vir aqui, ele então se ofereceu para ir no enterro da Rainha na Inglaterra”, apontou.
Bolsonaro fala sobre preço da gasolina
Outra atitude do presidente durante a viagem gerou repercussão. O político gravou um vídeo comparando o preço da gasolina em Londres e no Brasil. “É praticamente o dobro da média de muitos estados do Brasil. A (nossa) gasolina é uma das mais baratas do mundo”, afirmou.
O vídeo mostra que a gasolina em Londres estava custando 1,61 libra, o equivalente a R$ 9,70. Aqui no Brasil, o preço médio está em R$ 4,97.
Preço da gasolina em Londres. pic.twitter.com/Dtjvo3semu
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 18, 2022
A comparação de Jair Bolsonaro, no entanto, rendeu críticas, já que é preciso levar em consideração outros fatores econômicos, como poder de compra e salário mínimo do país.
_______________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!