Mais do que um gênero musical, um estilo de vida. Ao longo dos anos, o Rock N’ Roll teve vários artistas que revolucionaram este cenário musical, definindo novos rumos e com movimentos que permanecem influenciando muita gente até hoje. Veja agora 5 álbuns que mudaram a para sempre a história do rock.
1. The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)
O título de ser uma das maiores bandas de todos os tempos nunca foi dado à toa. Os Beatles foram um fenômeno do começo ao fim, movendo milhões de fãs. E Sgt. Pepper’s é citado em qualquer lista de melhores álbuns por muitos motivos, desde seu design gráfico até suas técnicas inovadoras e experimentais que consolidaram os métodos de gravação que temos hoje.
O álbum é resultado de mais de 700 horas de estúdio e um esforço contínuo do grupo. Possui algumas das canções mais memoráveis da banda. E não seria para menos, pois foi produzido pelo grande George Martin, considerado por muitos como o quinto Beatle.
2. Black Sabbath – Black Sabbath (1970)
Lançado em uma sexta-feira 13, este álbum definiria o som de mil bandas.
Liderado pelo mitológico Ozzy Osbourne e com os riffs de Tomy Iommi, esse álbum é conhecido por ser o responsável pela inauguração do Heavy Metal, por ter músicas mais pesadas e sombrias (ao menos para a época).
A ideia desde o princípio era criar canções que dessem a mesma sensação de ver um filme de terror.
Foi um fracasso nas críticas, mas um verdadeiro sucesso de vendas desde seu lançamento. Um marco na história do rock n’ roll.
3. Ramones – Ramones (1976)
Na década de 1970, dois gêneros dominavam as rádios, o rock progressivo, com seus solos mirabolantes e gigantescos, e a disco music. O movimento punk na mesma época chegou para mudar tudo isso. Com a premissa de que qualquer um pode fazer rock.
Movimento que já tinha dado seus primeiros indícios lá pelo final dos anos 1960, com as bandas de garagem e pela influência do famoso álbum da banana do Velvet Underground.
Os Ramones consolidaram de vez esses princípios, sem riffs ou solos rápidos, com músicas que retratavam a realidade noturna de Nova York, como violência, prostituição e fascismo.
Foi graças ao álbum Ramones que bandas como The Clash e Sex Pistols foram criadas. Devido a sua forte influência de valores e sonoridade.
4. Guns N’ Roses – Appetite for Destruction (1987)
Ame ou odeie, o Guns N’ Roses foi um marco na história do rock. Fazendo um relativo sucesso nos clubes de Los Angeles, seu primeiro disco contava com uma pegada mais realista e violenta, o que já era motivo de atenção para a cena da década. Um ponto de virada para o hard rock.
Provavelmente o melhor álbum da banda. É caracterizado pela sua velocidade e originalidade. Certamente marcou a juventude de muita gente.
E detalhe, sua arte de capa original é uma pintura feita pelo artista Robert Williams e escolhida a dedo pelo próprio Axl Rose. Sendo o nome do álbum o mesmo da pintura, pois os membros do grupo não conseguiram pensar em um título para o disco. A imagem foi censurada por conter uma moça, aparentemente, agredida. Então ela foi substituída pela arte de Billy White Jr., contendo os crânios dos membros da banda.
5. Nirvana – Nevermind (1991)
Kurt Cobain pode ter sido muita coisa, mas não dá para negar que ele era bastante autêntico. O porta-voz do Nirvana consolidou o grunge, que já tinha sutilmente dado as caras, no segundo álbum de estúdio da banda, e enterrou de vez o glam rock com seus laquês e roupas apertadas.
Com sua pegada pouco comercial, apesar de até hoje ser um enorme sucesso, Nevermind foi um dos precursores daquele que, provavelmente, foi o último movimento original do rock n’ roll. Até este momento.
______________________________
Por Matheus Cosmo – Fala! FIAM FAAM