O açúcar de coco e o açúcar mascavo são muito utilizados por quem procura um estilo de vida mais saudável, mas não abre mão do sabor. Componentes de bolos, tortas e biscoitos funcionais, os ingredientes estão sendo cada vez mais buscados.
O açúcar mascavo é vendido por um preço mais barato do que o de coco e não tem aditivos químicos em sua composição, por isso a cor marrom e não branca. Além disso, também tem muitos nutrientes: em 100 gramas existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Na mesma quantidade de açúcar refinado há no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.
Leve em consideração que quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo do seu estado natural ele está. Por isso o açúcar refinado, mais químico de todos, é o mais branco. O intermediário é o demerara: nem tão escuro como o mascavo, mas não tão branco como o refinado.
Já o açúcar de coco é obtido por meio da seiva encontrada no meio do coqueiro. Utiliza-se ela líquida para passar por um aquecimento e dessa forma ser desidratada, resultando em cristais. Tem menor índice glicêmico, o que significa que ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo. Além de contar com vitaminas do complexo B, principalmente a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B6 (pirodoxina). Também contém minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco.