sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e SériesA guerra do streaming matará o streaming?

A guerra do streaming matará o streaming?

Com a chegada de muitos serviços de streaming de vídeo, em breve multiplicará as assinaturas para desfrutar de nossa série favorita. Os consumidores estarão dispostos a assinar um, dois, três serviços diferentes? Afinal, a guerra do streaming pode matar o streaming?

Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, CBS All Access, Apple TV +, Disney +, HBO Max. Muitos optaram por seguir o caminho real da transmissão aberta pelo resplandecente sucesso da Netflix no exterior. No entanto, com uma multidão de concorrentes, é antes de tudo o serviço SVOD dos EUA que está ameaçado, sem esquecer, claro, de todo o mercado de streaming mundial.

Embora cada um ofereça sua própria fórmula, o consumidor terá que multiplicar as assinaturas para aproveitar todas as novidades ou fazer uma escolha. Obviamente, o risco é retornar aos costumes tradicionais que costumavamos usar antes da chegada do Netflix: o download ilegal. E se os consumidores finalmente retornassem a esse modelo, cansados ??de pagar várias assinaturas? E se a guerra do streaming estivesse matando o streaming?

A assinatura: um modelo de tirar o fôlego

Hoje, a assinatura é claramente o modelo de negócios mais popular. Todos eles se colocam, sejam aplicativos móveis, serviços de streaming de música como Spotify, Deezer ou Apple Music e, claro, serviços de vídeo sob demanda, em que a Netflix está na linha de frente. É verdade que o modelo de assinatura oferece vários benefícios para empresas e indivíduos. Com o princípio da renovação tácita, o consumidor não precisa medir o interesse de uma compra a qualquer custo e pode simplesmente permanecer inscrito no serviço sem esforço.

Psicologicamente, a despesa se torna transparente. Também para as empresas, essa é uma vantagem inegável: elas podem estimar seus lucros com mais precisão e, especialmente, garantir uma renda regular todos os meses, dependendo do número de assinantes.

Se esse modelo é muito usado, é porque funciona como um trovão e é particularmente adaptado à geração jovem para a qual o lado prático do aluguel supera o desejo de propriedade. De acordo com um estudo do EUIPO (Escritório da União Europeia de Propriedade Intelectual), a pirataria diminui significativamente entre os jovens de 15 a 24 anos, devido a assinaturas de serviços de streaming.

Na União Europeia, 51% dos entrevistados disseram que não usaram nenhum processo ilegal para acessar o conteúdo de vídeo, número significativamente menor do que em 2016 (40%). Prova de um desfile de sucesso para downloads ilegais? Sem dúvida. No entanto, com um mercado que está prestes a encolher, a atratividade da assinatura pode enfraquecer consideravelmente.

Muitas escolhas matam a escolha

Se, atualmente, a assinatura de um ou dois serviços de vídeo sob demanda é a solução mais simples para os consumidores, o que acontecerá quando uma dúzia de serviços estiver disponível? Diante de muitas opções, o consumidor será forçado a pesquisar catálogos diferentes para encontrar o conteúdo que deseja visualizar. Para querer ampliar demais a escolha, a simplicidade é perdida e corre o risco de prejudicar a experiência do usuário.

Esse fenômeno também destaca Estados Unidos, um país muito melhor equipado em termos de assinatura de canais de televisão e serviços SVOD. De acordo com uma pesquisa, as frustrações que surgem com mais frequência são o desaparecimento de conteúdo que agrada aos espectadores de uma plataforma (57%) e a necessidade assine diferentes serviços para desfrutar de todo o conteúdo desejado (47%), dois componentes diretamente relacionados à guerra de exclusividades e à multiplicação de plataformas de streaming, e que tende a se intensificar.

Porque se a multiplicação de serviços é expansível no lazer, o portfólio de consumidores não é. Ao não usufruir de um único serviço que consolidaria todo o conteúdo em troca de uma única assinatura – como o streaming de música que inclui todos os títulos – a infinidade de serviços pode perder consumidores em uma escolha muito ampla. Assim como a televisão aberta perdeu para o aparecimento da TV a cabo, com isso o streaming pode multiplicar as ofertas para saturar o mercado e acabar saturando os usuários. A história se repete, e o download ilegal pode voltar a “fazer sucesso”, apesar de esperarmos que isso não aconteça.