sábado, 18 maio, 24
HomeCultura InglesaYou're hired! Confira dicas para arrasar na entrevista de emprego em inglês

You’re hired! Confira dicas para arrasar na entrevista de emprego em inglês

Você já participou de uma entrevista de emprego em inglês? Muitos profissionais que dominam o idioma podem ficar apreensivos durante a conversa e acabar com um resultado negativo.

Para evitar situações constrangedoras, é melhor se preparar! E estudar não é tão difícil assim. As perguntas em entrevista de emprego em inglês são basicamente as mesmas que em uma entrevista tradicional. Veja abaixo.

Perguntas e respostas em uma entrevista de emprego em inglês

How are you?

Como sempre, o recrutador vai começar com uma pergunta descontraída para tirar a ansiedade do ambiente. Aqui não tem erro: você conta como está se sentido, sendo bem sincero. Se estiver nervoso, abra o jogo.

How are you today?

I’m a little bit nervous. This is my first job interview in English.

That’s okay. Just breathe.

Em entrevistas de emprego em inglês é comum que o candidato utilize respostas decoradas, porém evite isso. A primeira pergunta serve para que você se abra e sinta confiança. Então sua resposta deve soar natural.

Describe yourself

Em seguida, é possível que o entrevistador lhe pergunte como você se descreveria. Essa parte é delicada. O objetivo é descobrir o tipo de profissional que você é.

How would you describe yourself as a person?

I am efficient and organized. I like to plan every step of my projects and activities very well. That way I can be more productive.

Sempre que você citar alguma habilidade, é interessante exemplificar como você a utiliza no seu dia a dia. Nesse caso, aponte algo que embase seu argumento.

I organize meetings for the neighborhood association of my community.

Weakness and strength

Uma pergunta clássica de entrevista de emprego, que não falta em entrevista em inglês, é sobre os seus pontos mais fortes e mais fracos. É uma certeza que irão te perguntar, por isso pense com antecedência.

On my greatest strength, I can say that I am efficient and organized. And about my biggest weaknesses, I usually spend too much time in one task.

Depois de apontar um ponto fraco, engate logo em seguida uma solução que demostre que você está trabalhando para minimizar o impacto dessa fraqueza.

I started to set time limits for myself.

Essas respostas evidenciam a sua capacidade de autoavaliação. Além disso, revelam também como você lida quando confrontando com características negativas.

Why Should We Hire You?

Depois de descobrir um pouco sobre quem você é, o recrutador entra em uma fase importante: ele quer entender quais são as suas ambições, seu nível de entusiasmo com a vaga e o seu potencial dentro da empresa.

What type of position are you looking for?

I am looking for an internship opportunity to put into practice what I am learning in college.

Why Should We Hire You?

I have the initial knowledge and a great enthusiasm for my profession.

Mais dicas para entrevista de emprego em inglês

No vídeo abaixo, que faz parte de um curso em cinco partes, uma professora nativa dos Estados Unidos dá dicas para entrevistas de emprego na língua inglesa.

Não exagere

O candidato apreensivo costuma se alongar nas respostas apenas para demonstrar que é fera no idioma. Isso não é necessário. Seja breve e condense suas palavras. Isso deve ser suficiente para o avaliador determinar seu nível de fluência.

Não peça feedback

Normalmente, as entrevistas em inglês são realizadas por empresas terceirizadas, que não estão informadas de todo o processo seletivo. Perguntar algo muito específico pode causar algum incômodo. Portanto, evite perguntar como você se saiu.

Leia textos em inglês

Não precisa ser um livro completo. Talvez apenas um artigo na internet, algumas notícias do dia, ou publicações de estrangeiros nas redes sociais. Isso te transporta para o universo da língua e te deixa mais confortável e confiante.

Cuidado com os detalhes

Em uma entrevista na língua inglesa, você deve se atentar aos conectivos e também ao tempo verbal. Não basta saber quais palavras corretas utilizar; é preciso formar boas frases que façam sentido. Esse é provavelmente o grande desafio em entrevistas de empregos do tipo. Reserve um tempo considerável para estudar gramática e vocabulário.

E para aqueles que querem se aperfeiçoar e criar mais confiança, a Cultura Inglesa possui cursos voltados exclusivamente para adultos, que pode te ajudar a ter segurança na hora de enfrentar uma entrevista em inglês. O Adult Track e o Business Conversation, por exemplo, são indicados para quem busca um aprimoramento rápido do nível de língua inglesa, além disso, nesse curso, os alunos se comunicam em inglês a partir da primeira aula, diminuindo qualquer insegurança que possa existir na hora de falar.Outra opção para quem deseja treinar o idioma é o workshop Basic Conversation Track: Professional, destinado a alunos de nível básico a pré-intermediário. O curso é focado em conversação e aborda temas e linguagens relevantes para contextos profissionais, como as próprias entrevistas de emprego.