Daniel Saltes- Patriots Brasil
A partir de hoje o Fala! realizará uma cobertura exclusiva de futebol americano. Assim, para que você se situe melhor deste esporte que cresce mais a cada ano, publicaremos notícias para que, a partir de agora, você que tem vontade passe a entender e acompanhar da maneira corretas.
O Futebol americano é basicamente um jogo de xadrez em campo. Muita tática, rotas, esquemas são estudados em páginas e mais páginas. São onze jogadores titulares de ataque e onze de defesa. Não há limite de substituições. Temos ainda o Special Teams que são os times especiais para situações específicas de jogo: Kickoff, Field Goal e Punt. Começamos com as posições de ataque.
ATAQUE
Quarterback (QB)
Normalmente o jogador mais famoso e importante do time. É o cérebro da equipe. Orienta todo o sistema ofensivo, posiciona os companheiros, chama as jogadas, lê a defesa adversária e é o responsável por entregar a bola ao corredor, lançá-la ou correr ele mesmo com ela.
Running Back (RB)
É o corredor da equipe. Recebe a bola das mãos do QB e busca conquistar as jardas necessárias atravessando a defesa pelo meio (passando pela área chamada trincheiras) ou pela lateral. Também pode receber a bola por meio de lançamento, servindo como válvula de escape para o QB quando pressionado.
Full Back (FB)
É um corredor mais forte. Muito usado quando um time precisa ganhar poucas jardas para um touchdown ou, até mesmo, para a primeira descida.
Wide Receiver (WR):
É o recebedor. Responsável por correr a rota pré-determinada para a jogada e agarrar a bola quando lançada em sua direção pelo QB.
Slot Receiver (SR):
É um recebedor que, geralmente, é usado para rotas mais curtas. Quase que as mesmas do TE, mas quando precisam ser realizadas com maior velocidade.
Tight End (TE):
Tem dupla função: Ajudar a linha ofensiva a bloquear a defesa para a corrida do RB ou para que o QB tenha tempo de lançar a bola sem ser pressionado, ou, até mesmo, servir como recebedor, dependendo da jogada pré-determinada.
Linha Ofensiva (OL):
Composta por cinco jogadores, da esquerda para a direita de quem ataca: Left Tackle (LT), Left Guard (LG), Center (C), Right Guard (RG) e Right Tackle (RT). Sua função é segurar a defesa através de bloqueios para dar tempo suficiente para o QB lançar a bola ou bloquear a defesa para abrir espaço para o corredor (RB) quando a jogada é terrestre. Note que a linha ofensiva sempre bate de frente com a linha defensiva e quem assiste pela primeira vez na TV tem a impressão de que “eles estão brigando” e já pensa que o futebol americano é violento. Nada disso. Enquanto a linha defensiva está tentando derrubar o QB ou o RB, a linha ofensiva os protege sem murros e pontapés, até porque nenhum desses artifícios é permitido, tão somente o empurrão com as mãos espalmadas. Não pode nem segurar. Eles fazem bloqueios com as mãos, geralmente, espalmadas, e utilizando de muita técnica.
DEFESA:
Linha defensiva (DL)
É composta por defensive ends, que ficam nas extremidades (DE), e defensive tackles, os jogadores do meio da linha (DT). Além do Nose Tackle, que é o jogador central, que direciona para onde será efetuado o avanço dos demais jogadores. Batem de frente com a linha ofensiva do oponente e buscam conseguir um avanço penetrando-a, até chegar em um sack no QB. (Sack é quando um jogador de defesa dá um tackle – derruba – o quarterback antes do mesmo lançar a bola. A próxima jogada se inicia do ponto onde o QB caiu), atrapalhar seu lançamento ou derrubar o corredor, caso seja uma jogada de corrida.
Linebackers (LB)
Tem uma função híbrida. Em jogadas de passe, ajudam a cobrir os recebedores e em jogadas de corrida auxiliam na perseguição ao RB. Middle Linebackers possuem a função de cuidar do meio do campo, SAM Linebacker é o Linebacker responsável por cuidar do lado carregado em relação a linha ofensiva, o lado onde há mais jogadores alinhados, como um Tight End ou até um OL a mais. São mais rápidos para cobrir rotas realizadas por recebedores. Além disso, existem os WILL Linebacker é o que cuida da parte menos carregada do campo, fisicamente mais fortes, especialistas em infiltração e em chegar para realizar o sack linebackers também são usados para pressionar o QB.
Cornerbacks (CB)
São os jogadores que ficam nas pontas cobrindo os recebedores (WR) adversários para não deixar que recebam os lançamentos ou ainda tentar interceptar a bola.
Safeties (S)
Existem dois tipos de Safeties: o Strong Safety (SS) e o Free Safety (FS). O SS joga mais perto da linha de scrimmage (trincheiras de linha ofensiva e defensivas), marcando a corrida e cobrindo um TE mais forte como recebedor. O FS é o jogador que fica mais recuado de toda a defesa e cobre passes em profundidade. É o famoso último homem. No futebol americano não há impedimento, portanto, caso haja uma confusão da defesa e algum recebedor aparecer livre, após o último homem, é válida a jogada.
A diferença nas formações quando se trata da presença de mais LB’s ou mais DL’s varia de acordo com o estilo do coordenador defensivo, com a leitura do ataque. Caso eles percebam que virá uma jogada de corrida, colocam mais jogadores na linha defensiva para contê-la. Caso observem que a formação está mais propensa para um passe, coloca-se mais Cornerbacks em campo.
A defesa, por ter que adivinhar a formação de ataque, tem uma variação maior de jogadores, pois o desgaste físico deles é maior. Contudo há uma base de jogadores na defesa.
É um jogo de xadrez entre defesa e ataque, onde o objetivo de cada lado é subjugar o oponente e fazer seu jogo valer.
A NFL permite a comunicação por meio de um ponto no ouvido de um jogador de ataque e um de defesa. Geralmente, os capitães de cada setor. Geralmente, o Quarterback e o Middle Linebacker. Isso porque eles têm um maior campo de visão no jogo antes de cada jogada começar.
SPECIAL TEAM
O time de especialistas é o terceiro setor de uma equipe de futebol americano. Atuam no final de cada jogada e no início das partidas. Consistem em:
Kicker (K)
É o responsável pelos principais chutes da equipe. O Kicker realiza o chute inicial de cada partida, e tem a chance de fazer 1 ponto ao final de cada touchdown. Além disso, assim que o ataque não consegue marcar os 6 pontos, o Kicker tem a chance de realizar um chute valendo 3 pontos de onde seu ataque parou. Caso seja uma distância muito grande, a equipe pode utilizar outro tipo de chutador. Os Punters.
Punter (P)
É um atleta que é acionado quando a equipe não consegue chutar diretamente ao field goal (Y, que se encontra nas extremidades do campo), pela distância. Assim, eles apenas devolvem a bola ao adversário com a maior distância possível de sua end zone (a zona do touchdown).
Long Snapper (LS)
São jogadores com o porte dos OL, mais especificamente de Centers, especializados em lançar a bola com maior distância, em posição de início, para o chute do Kicker.
Holder (H)
É quem segura a bola para o Kicker realizar o chute. Geralmente, é um dos Quarterbacks reservas.