Após a morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (08), o filho Charles Philip Arthur George, de 73 anos, que até então era príncipe de Gales, assume o trono imediatamente. A linha de sucessão britânica segue uma lógica hereditária.
Existia uma expectativa de que ele escolhesse o nome George VII em homenagem a seu avô George VI. Mas o novo Rei da Inglaterra decidiu se chamar Charles III.
A seguir, entenda como funciona a linhagem britânica.
Como funciona a linha de sucessão britânica?
A linha de sucessão britânica adota um modelo de monarquia hereditária. Assim, o trono é ocupado pelo parente mais próximo imediatamente e não há um segundo sequer em que a posição não esteja ocupada.
Neste modelo, existe uma ordem na linha de sucessão e Charles era o primeiro da linha. O atual Rei já foi casado com a princesa Diana, que morreu em um acidente de carro. O Príncipe William é fruto do casamento e vem logo após o pai na linha do trono britânico. Atualmente, O Rei Charles III é casado com Camilla Parker-Bowles.
As próximas posições da sucessão britânica são ocupadas pelos filhos do Príncipe William com Kate Middleton, primeiro George, em seguida, Charlotte e por último Louis.
Em seguida, estão os filhos do Príncipe Harry com Meghan nesta ordem: Archie e Lilibet Diana.
Na próxima posição vem o segundo filho da Rainha Elizabeth II, o Príncipe Andrew, que já esteve envolvido em uma polêmica de abuso sexual. Na sequência, estão suas filhas.
Vale lembrar que a realeza britânica aboliu a lei que dava preferência aos homens na linha de sucessão britânica e, por isso, as mulheres da família real mais velhas ocupam posições acima dos homens mais novos.
A morte da Rainha Elizabeth II ainda trouxe outras mudanças para a família real. Agora, o Príncipe William herda o título de Duque de Cornualha, de seu pai, e a esposa Kate, passa a ser a Duquesa de Cornualha.
___________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!