O ator Ashton Kutcher (Sexo sem Compromisso), 44 anos, contou que ficou sem enxergar, ouvir e andar por um período devido a um quadro de vasculite, um grupo de doenças responsáveis por inflamar as paredes dos vasos sanguíneos.
Entenda como foi a experiência do ator com a doença.
Ashton Kutcher contou que sofreu com a doença
No programa Celebridades à Prova de Tudo: O Desafio, apresentado por Bear Grylls, no canal National Geographic, Ashton Kutcher deu detalhes de sua experiência com a vasculite, que é do tipo autoimune.
“Três anos atrás eu tive uma forma estranha e super rara de vasculite que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio”, começou.
“Você realmente não aprecia isso (os sentidos) até perder. Até que você entende ‘eu não sei se sou capaz de enxergar de novo, poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo. Tenho sorte de estar vivo’ “, completou Ashton Kutcher
O que é a vasculite?
A vasculite é uma espécie de inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo artérias ou veias de pequeno, médio ou grande porte. Por conta disso, as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais grossas e as células do sistema de defesa começam a acumular dentro desses vasos. Como consequência, há um estreitamento que dificulta ou impede a passagem de sangue. Assim, tecidos e órgãos deixam de receber o sangue necessário para o bom funcionamento.
Existem diferentes tipos de vasculite e o ator Ashton Kutcher não deu detalhes sobre a sua.
Os tipos variam de acordo com o tamanho e local dos vasos sanguíneos acometidos. A doença pode ser uma vasculite primária, ou seja, quando ela é causada pela agressão direta das células aos vasos sanguíneos, ou secundária, quando ela está associada a preexistência de outra doença, como exemplo de doenças autoimunes e infecções viriais.
Os sintomas podem variar a depender dos vasos e órgãos afetados pela doença. Em fases iniciais da inflamação, sintomas comuns são mal-estar, febre, sudorese, fadiga, fraqueza, perda de apetite. Em casos mais avançados, possíveis sintomas são urina escura ou com sangue, trombose, dor abdominal e nas juntas, formigamento e perda de sensibilidade em regiões próximas aos vasos inflamados.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da vasculite é complicado e envolve avaliação clínica dos sintomas, exames de sangue e imagens. Como a maioria dos casos da doença tem causa autoimune, o principal tratamento é o uso de imunossupressores.
_____________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!