Lucas Koka Penteado, ou como é conhecido Lucas Penteado, é um ator, slammer, poeta, dramaturgo e ativista de São Paulo. Nascido no Bexiga, o jovem ficou conhecido por sua participação em Malhação – Viva a Diferença (2017).
O passado de Lucas, porém, esconde uma trajetória de lutas e manifestações. Penteado ajudou na organização das ocupações nas escolas de São Paulo e lutou por igualdade racial e de classes.
Conheça, a seguir, a vida do participante polêmico do BBB21 que já atuou e ocupou escolas.
Quem é Lucas Koka Penteado?
Lucas Koka Penteado nasceu em São Paulo e cresceu no bairro do Bexiga, no centro da cidade. Desde pequeno foi incentivado a ser criativo e a se manifestar de maneira artística.
A maior influência de sua vida foi a escola de samba Vai Vai, local que frequenta desde sua infância. Foi lá que Lucas Penteado se conectou com a música, área em que atua.
Enquanto a música surge de sua conexão com o samba, a atuação é um desejo que Lucas nutriu após assistir a saga Harry Potter. O ator é muito fã dos livros e afirma que se interessou pela atuação após ter contado com a franquia de filmes.
Na adolescência, Lucas Koka Penteado começou a integrar movimentos negros e estudantis. Desde novo, o artista possui consciência de sua classe social e sempre lutou para buscar igualdade. O ator já fez parte de protestos e organizou as ocupações nas escolas de São Paulo.
Em sua vida pessoal, Lucas Penteado é um jovem de origens humildes. Segundo o artista, é muito conectado com sua mãe, sua figura de referência. Desde muito novo, o rapaz possuí o desejo de comprar uma casa para sua família.
Ocupações em São Paulo
Lucas Penteado sempre fez parte de grupos de militância e movimentos estudantis. Em 2015, quando o movimento de ocupação nas escolas de São Paulo começou, o ator liderou os alunos de sua instituição de ensino.
Durante a edição do BBB21, o assunto sobre as ocupações surgiu e Nego Di afirmou que Lucas defendeu “vagabundos” durante o período.
O movimento de ocupação foi uma medida tomada por alunos de escolas públicas de São Paulo para protestar contra o projeto de reorganização escolar do ex-governador Geraldo Alckmin. O objetivo era separar as escolas para que cada unidade passasse a oferecer aulas de apenas um dos ciclos da educação (ensino fundamental I, ensino fundamental II ou ensino médio), o que tornaria a oportunidade de estudo inviável para alguns alunos devido a distância das escolas.
Além disso, mais de 90 instituições de educação seriam fechadas, forçando escolas a lotarem sua capacidade para abrigar todos os estudantes.
Foram 40 dias de protestos dentro e fora das escolas. Estudantes começaram a ocupar as instituições, fechando os portões das escolas e permanecendo dentro dos locais.
Lucas Penteado estava na época no primeiro ano e estudava na Escola Estadual Caetano de Campos. O jovem era presidente do grêmio estudantil de sua instituição e estava em uma conferência em Brasília. Quando soube do ocorrido, retornou para São Paulo e organizou, juntamente com outros membros do grêmio, a ocupação de seu colégio.
O movimento dos alunos foi organizado. Na época, diversas notícias, a grande maioria falsas, falavam sobre a desorganização dos estudantes e sobre vandalismo nas escolas. A realidade, porém, foi bem diferente, pois as instituições foram devolvidas de maneira preservada.
Após 40 dias de protesto, Geraldo Alckmin suspendeu o projeto de reorganização escolar de São Paulo.
Carreira
Após as ocupações em 2015, Lucas foi convidado para realizar um teste em Malhação – Viva a Diferença. O jovem passou e foi escalado para o elenco como Fio, um jovem pobre e que desejava ser dançarino de funk e rapper.
O personagem abriu portas para Lucas, que se identificou com o meio da atuação. Além disso, Fio, como era conhecido, era um jovem que se assemelhava ao ator.
Quando Malhação terminou, Penteado continuou se dedicando a atuação. Em 2016, o jovem protagonizou o documentário Espero tua (re)volta, que acompanhava a rotina de alunos da rede pública de ensino.
Lucas também passou a atuar na música. Em 2015 ele passou a participar de batalhas de rima, popularmente conhecido como Slam. O artista começou a compor e criar suas próprias poesias.
Lucas Koka Penteado é ator, cantor, poeta, slammer, rapper, compositor, entre muitas outras coisas. Aos 24 anos, ele luta para conquistar seu espaço no mundo artístico.
Atualmente, o jovem está participando do BBB21. No reality, Lucas já protagonizou diversas brigas e se tornou um dos queridos do público, após ser perseguido por participantes do programa.
_____________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!