A umidade do ar influencia negativamente no aspecto e na saúde do cabelo, o clima seco retira a umidade natural dos fios presente na fibra capilar e faz com que eles se tornem porosos, opacos e rígidos. Essas características facilitam que os fios quebrem principalmente quando são penteados ou presos por elásticos e presilhas.
Especificamente nos cabelos cacheados, o ressecamento dos fios tende a piorar e a embaraçar com maior facilidade, pois o clima favorece a perda da oleosidade do couro cabeludo, não só da umidade dos fios.
Algumas coisas podem ser feitas para proteger os fios e manter a saúde dos cabelos, evitando danos causados pelo tempo seco como:
Cuidados com o cabelo cacheado no clima seco
Realizar hidratações semanais
Podem ser feitas de duas a três vezes por semana, a frequência vai depender do quão ressecado está o cabelo.
Adotar um cronograma capilar
Além das hidratações para repor água, pode-se adotar um cronograma capilar de nutrição para repor lipídios e um cronograma de reconstrução para repor proteínas. O cronograma capilar não é nada mais do que uma agenda de tratamentos que devolvem nutrientes que o cabelo danificado perdeu. Ele consiste em realizar os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução com as seguintes funções:
Hidratação: Repões os nutrientes e a água, deixando os fios mais macios, saudáveis e brilhosos, além de preparar o cabelo para que aproveite bem as etapas seguintes. Pode ser feita com máscaras de hidratação até mesmo caseiras de 3 a 20 minutos, dependerá de quanto o fio está ressecado.
Nutrição ou umectação capilar: Também possui a função de livrar os fios do ressecamento, porém é indicado para cabelos que precisam de óleo, pois o procedimento repõe lipídios. Ele traz brilho aos fios e força, como também protege da perda de água e ressecamento.
Reconstrução ou Reestruturação: Devolve ao fio a massa que foi perdida, repõe proteínas como a queratina, ela recupera a força e a resistência do cabelo. É muito indicada após realizar processos químicos como descoloração que ocasiona fios porosos, elásticos e quebradiços.
Evitar o uso de secador e chapinha
Evite a utilização de ferramentas de fonte de calor, como a chapinha, o secador e o modelador de cachos, pois elas danificam o cabelo com suas altas temperaturas, deixando os fios ainda mais ressecados, e aumentam o frizz. Caso seja necessário utilizá-los , não use na temperatura máxima e passe um protetor térmico com filtro solar para amenizar os danos nos fios.
Não dormir com os cabelos molhados
Ir para a cama com os fios molhados pode auxiliar o crescimento de bactérias e fungos exageradamente, o que vai deixar o couro cabeludo oleoso e contribuir na descamação exagerada do couro cabeludo, a caspa. Caso o cabelo ainda não esteja completamente seco quando for dormir, utilize o secador, não se esqueça do protetor térmico.
Lavar os cabelos com a água fria
A água quente retira a camada de lipídios do fio, causando o ressecamento e a perda de brilho. O recomendado é lavar os cabelos na água mais fria possível, porém, na água morna mais para fria, também é ótimo para aqueles que não suportam baixas temperaturas no banho.
Evitar o uso de prendedores
Se o fio do cabelo estiver muito ressecado ele quebrará com mais facilidade na utilização de prendedores e elásticos, pois, no momento de retirar, acaba puxando e arrebentando o cabelo, principalmente os que forem de metal ou tiverem partes de metal. Uma boa opção é substituir os prendedores por tiaras de plástico ou pano.
Usar o shampoo adequado
É importante reduzir o uso de shampoo anti-resíduo, caso realize, pois ele é ótimo para fazer uma limpeza profunda do cabelo, mas o uso excessivo resseca o cabelo porque retira sua proteção natural. Como também escolher o shampoo de acordo com o tipo de cabelo e o objetivo que deseja alcançar.
____________________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso