Início de ano e não é raridade que as pessoas façam planos e tracem metas para os próximos meses, o que é muito bom. Infelizmente, se mal administrada, esta lista de desejos pode acabar se transformando em frustração. Saiba como se prevenir com estas 4 dicas básicas!
1º – Seja organizado
A desorganização causa desgaste emocional, cansaço, estresse e procrastinação, o que significa deixar tudo pra depois. Não conseguir cumprir prazos é também uma consequência da falta de organização.
Para que tudo flua bem, seja no trabalho ou em casa, tente ser o mais organizado possível, isso não é “frescura” e tem reflexos emocionais sérios. Além de contribuir na economia, pois você não comprará itens desnecessários por não saber onde se encontram.
2º – Trace metas a curto prazo
Estabeleça metas relacionadas às altas prioridades de sua vida, pois a motivação é fundamental para alcançar objetivos.
Para não se sentir desmotivado, tente cumprir pequenas tarefas e não pense em um grande período de tempo, mas no que você pode fazer hoje. Exemplo: “Preciso que meu organismo funcione melhor, hoje vou tomar 2,5L de água”. Para que isso aconteça separe 5 garrafas de 500mL para o dia e faça o máximo para acabar com todas elas.
3º – Anote seus objetivos
Tenha um caderninho ou um espaço no bloco de notas para escrever o que você deseja alcançar. Logo após conseguir, sublinhe ou especifique esses itens.
É uma sensação de bem-estar e liberdade ver que você almejou o que planejava. É também uma forma de organização dos seus desejos, e como já vimos, organização é a peça “chave”!
4º – Feedback
Esteja sempre se autoavaliando, não importa o seu objetivo. Se ele é profissional, por exemplo, esteja aberto às opiniões de pessoas importantes na sua caminhada, como o seu chefe. Sempre pergunte sobre o seu desempenho e o que poderia estar melhor.
Se o seu objetivo é em relação à saúde ou à estética, pergunte sempre ao educador físico o que você poderá fazer e se está executando da melhor maneira possível. São profissionais que farão a sua avaliação ao seu lado.
Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)