sábado, 20 abril, 24
HomeCinema e Séries5 series para repensar a vida antes de 2020

5 series para repensar a vida antes de 2020

Começar um novo ano significa rever o que fez de certo e errado no ano atual para se reinventar no próximo. Muitas vezes se faz uma lista de metas, a maioria utópicas, para serem realizadas e acaba o ano do mesmo jeito do anterior. Logo, opte por aceitar a dica de fazer na rotina e na vida práticas diferentes no novo ano.

Além da dica, o mínimo para ajuda-lo é oferecer o mapa de onde começar a refletir sobre os próprios atos e se tornar uma versão melhorada de si mesmo. Esse caminho será construído por series inspiradoras, que estão presentes no Netflix. Apesar de servir de entretenimento, também transmite uma mensagem ao público então ao assistir preste atenção e abra o coração e a mente.

1- Queer Eye

Crédito: Divulgação

Como cinco homens gays podem mudar a sua vida? Primeiramente entrando nela e em seguida aplicam a maiêutica socrática fazendo perguntas sobre o seu cotidiano, modo de vida, porque não dedica um tempo para se cuidar e como deixou a sua rotina estar desgastante.

Eles fazem a pessoa do episódio refletir sobre o seu entorno e querer mudar de atitude. Assim provocam questionamentos no pensamento, reformam a casa, trocam o guarda roupa, corta o cabelo e ensina a cozinhar um prato de comida. Nesse processo, ocorre um troca de ensinamentos entre os cinco e a pessoa que está sofrendo a transformação.

2- The Good Place

O que pode fazer hoje para ser uma boa pessoa? São as atitudes do nosso cotidiano que refletem se somos boas ou más pessoas, mas vivemos no mundo muito complexo atualmente que fica difícil ser o melhor de si mesmo.

Esta série por meio do conceito bíblico de céu e inferno, mostra que as pessoas podem melhorar e serem mais solidarias. Na sua construção conta com quatro protagonistas humanos estereotipados, aos quais cometeram erros quando estavam vivos e após a morte conseguiram evoluir.

3- Ordem na casa

Crédito: Divulgação

O que na sua casa traz alegria? Marie Kondo criou um método baseado na premissa de manter em casa apenas aquilo que o deixa feliz. Ela é autora do best seller com milhões de cópias vendidas em todo mundo, o livro “A Mágica da Arrumação”.

O método é por meio da categorização. Ela inicia com objetos mais simples, como roupas, e depois aqueles com maior apego emocional. Se pergunta para si mesmo sobre cada item “Isso me faz feliz?”, se a resposta for sim será mantido, ao contrário agradeça o objeto que algum dia lhe foi útil e doe.

Outras dicas de Marie Kondo para manter a casa arrumada:

– Não compre produtos especiais de organização, utilize caixas que voce tenha em casa ou de mercado.

– Guardar uma bolsa dentro da outra

– Organizar as roupas na vertical, uma roupa no lado da outra, como uma biblioteca de roupas.

4- Merlí

Crédito: Divulgação

Como a Filosofia está presente na sua vida? Todos os dias, em cada escolha e pensamento. Por exemplo, vivemos o tempo todo a Sociedade do Espetáculo de Guy Debord e a Industria Cultural da Escola de Frankfurt, como nas redes sociais, produtos de filmes e outros.

Na sala de aula somos todos alunos, mas alguns tiveram a sorte de ter Merlí de professor. Em cada episódio, o mestre apresenta uma ideia de um filosofo ou pensador e os estudantes encaram o dilema da aula nas suas vidas. Assim encarando o cotidiano de cada personagem, aprendemos junto com eles.

5- Coisa mais linda

Onde esconde a coragem para realizar os seus sonhos? Encontre urgente, não deixe mais um ano passar escondendo as suas vontades. Segundo Freud, todo sonho possui um significado ligado a uma realização de um desejo reprimido pela sua consciência. Ele estava falando de quando estamos dormindo, mas seria bom poder viver acordados o que apenas pensamos desacordados.

A paulistana Malu, encarou o seu mundo em ruínas ao descobrir ser enganada pelo marido. Entretanto, descobriu a própria coragem e com a ajuda de Adélia, abre um clube de bossa nova no Rio de Janeiro, nos anos 60. Nessa época, as mulheres ainda estavam lutando pelo seu espaço e voz na sociedade, apesar de poderem votar.

_________________
Carina Gonçalves – Fala!Mack