quarta-feira, 30 outubro, 24
HomeEntretenimento5 filmes inspiradores sobre esporte

5 filmes inspiradores sobre esporte

A Copa do Mundo está próxima e nada como assistir filmes inspiradores sobre esporte para entrar no clima desta época do ano!

Para os amantes de boas histórias, os filmes de esporte são populares entre os espectadores, por sempre apresentarem enredos de superação que te incentivam a ir em busca de seus sonhos, conhecendo histórias de atletas que venceram seus próprios desafios. Veja abaixo, 5 filmes de esporte que certamente vão te inspirar quando tiver precisando de motivação:

Filmes de esporte
Confira indicações de filmes de esporte para te inspirar. | Foto: Montagem/Pexels.

Confira 5 filmes de esporte que vão te motivar

1) Invictus (2009)

invictus - filmes de esporte
Invictus. | Foto: Reprodução.

Dirigido por Clint Eastwood, o filme é baseado no livro “Conquistando o Inimigo”, de John Carlin. A história se passa na conquista da Copa do Mundo de Rugby pela Seleção Sul- Africana. Freeman,  interpreta o presidente sul-africano Nelson Mandela e Damon é o capitão da equipe da seleção sul-africana de rugby.

O enredo conta como Nelson  Mandela, recém eleito presidente sul- africano, transformou a Copa do Mundo de Rugby, contribuindo para a reconciliação do país após o Apartheid.

Mandela enfrenta enormes desafios com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência. As diferenças não passam despercebidas, pela maneira como os grupos tratam uns aos outros, de forma repressiva, até mesmo na segurança de sua própria equipe.

Ao assistir a um jogo dos  Springboks, Mandela percebe que os negros no estágio, torcem contra o time da África do Sul,  pois aquela seleção ainda representa o preconceito e o Apartheid em suas mentes. Muitos brancos e negros sul-africanos, duvidam que o rugby vai unir uma nação fuzilada  a anos,  por tensões raciais, mas as coisas começaram a mudar durante o jogo de abertura da copa do mundo.

Durante os jogos, o apoio aos Sringboks começa a crescer entre a população não-branca e os cidadãos de todas as raças, compareceram para apoiar os Sprigboks e os esforços de Mandela.

2) Um Sonho Possível (2009)

um sonho possível
Um Sonho Possível. | Foto: Reprodução.

Dirigido por John Lee, o filme conta a história de Michael Oher, astro do futebol americano, um jovem negro filho de mãe viciada, que sem ter onde morar,  busca o estádio de sua escola para se abrigar. Após conhecer Leight Anne, a mãe de seu amigo, que o incentiva a desenvolver todo o seu potencial como atleta. Ele passa então a fazer parte dessa família.

O filme é uma verdadeira lição de vida e serve de combustível para incentivar os indivíduos sobre os desejos que vão se desenvolvendo ao longo dos dias, que se tornam histórias reais como essa. Aborda também o preconceito, que Michael enfrentou por ser gordo e negro. Mas, apesar disso, ele nunca deixou de ir atrás de seus sonhos. E mostra que existem pessoas dispostas a ajudar outras que realmente precisam.

3) Rocky: Um lutador (1976) é um dos exemplos de filmes de esporte

rocky - filmes de esporte
Rocky. | Foto: Reprodução.

O filme conta a história do lutador amador Rocky Balboa, ele trabalha para um agiota nas favelas de Filadélfia, até que é escolhido pelo desafiante campeão Apollo Creed no campeonato mundial de pesos pesados. Creed teve a ideia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário.

Rocky Balboa vê sua vida virar do avesso, cumprindo treinos intensivos pois tudo que quer é conseguir vencer o adversário. Na sequência, ele se apaixona por Adrian, a funcionária de uma pet shop e irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.

A história traz uma simples mensagem de superação, pois quando tudo está perdido Rocky deu a volta por cima. O primeiro filme da saga tornou-se um clássico do cinema e além disso transformou a cidade de Filadélfia em ponto turístico dos cinéfilos. Stallone chegou a dedicar 20 horas seguidas no roteiro de Rocky, em três dias e meio o roteiro já estava finalizado após o astro assistir uma luta entre Muhammad Ali e Chuck Wepner.

4) Coach Carter: Treino Para a Vida (2005)

coach carter
Coach Carter. | Foto: Reprodução.

Um longa baseado em fatos reais conta a história de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola. O que ninguém esperava é que ele colocasse um rígido regime em que, para participar do time, os alunos teriam que que assinar um contrato que incluía no bom comportamento, no modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Com o tempo, os garotos começam a perceber que toda aquela exigência foi essencial para torná-los campeões.

O filme nos faz refletir sobre aspectos relacionados à liderança e à disciplina, o coach conseguiu transformar a vida daqueles jovens com uma lição que inspira pessoas que possuem um papel de liderança seja em qualquer seguimento da sociedade.

5) King Richard: Criando Campeãs (2021)

king richard - filmes de esporte
King Richard: Criando Campeãs. | Foto: Reprodução.

O filme estrelado por Will Smith conta a história de Richard, um pai dedicado e determinado a tornar suas filhas Venus e Serena em lendas do esporte. Determinado, o pai das garotas emprega métodos próprios e nada tradicionais de treinamento para fazer com que as filhas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo, tornando-as lendas vivas do tênis. O filme é baseado em fatos reais.

A trama é inspiradora e traz uma história de superação e aborda questões sociais e raciais da atualidade, que são exploradas em algumas cenas pelo personagem de Will Smith em seu confronto com o universo esportivo branco e na TV quando passa a notícia sobre a violência policial sofrida por Rodney king, que culminou nos distúrbios de Los Angeles de 1992.

Com um personagem de renome e carisma que passou por transformações para viver o personagem real, o filme é a grande campanha de marketing em torno da interpretação central de Will Smith para vencer o Oscar.

__________________________________________________

Por Victoria Azevedo – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS