Youtuber negro sofre violência policial em Goiás; entenda
Menu & Busca
Youtuber negro sofre violência policial em Goiás; entenda

Youtuber negro sofre violência policial em Goiás; entenda

Home > Notícias > Youtuber negro sofre violência policial em Goiás; entenda

Na última sexta-feira (28), o ciclista e youtuber negro Filipe Ferreira foi vítima da violência policial na Cidade Ocidental em Goiás.

Enquanto Filipe estava filmando um vídeo de manobras de bicicleta para ser publicado em seu canal, dois policiais chegaram ao local e saíram do carro para abordá-lo. No entanto, o youtuber foi surpreendido pela agressividade imposta pelos oficiais durante o procedimento.

O caso repercutiu nas redes sociais e críticas foram apontadas à brutalidade policial e ao racismo estrutural no Brasil. Diversos artistas, políticos e acadêmicos divulgaram o trecho em suas páginas e, por isso, o caso se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes.

Youtuber negro sofre violência policial
O ciclista e youtuber negro Filipe Ferreira sofreu violência policial enquanto andava de bicicleta em Ocidental, Goiás. | Foto: Montagem/Reprodução.

Youtuber negro é alvo de violência policial em Goiás

No início da gravação, o youtuber, após realizar uma manobra, para e observa a chegada dos PMs. Ao saírem do veículo, eles ordenam que Filipe desça da bicicleta e o ciclista questiona o motivo. “Porque eu tô mandando”, respondeu um dos policiais em um tom agressivo. “Mandando? Não é assim, não”, disse Filipe.

Assim, depois da resposta do youtuber, o policial aponta a arma e ordena que ele coloque a mão na cabeça. Durante a abordagem, Filipe permanece questionando o porquê do tratamento tão truculento dos policiais. “O que eu tô fazendo? Não é assim que se trata as pessoas não”, Filipe alegou. “Esse é o procedimento”, ameaçou o oficial em alta voz.

Na sequência, Filipe decide tirar a camisa para provar aos dois policiais que não possuía nada além do celular que estava usando para a gravação. Apesar disso, o jovem é algemado e permanece sendo ameaçado pelo policial que não abaixa a arma de fogo. “Por que você faz isso comigo? Eu sou trabalhador”, perguntou o youtuber sem entender tamanha agressividade. Ao final, o policial para a gravação.

Confira o trecho do vídeo em que Filipe é abordado de forma violenta pelos policiais:

Trecho que mostra o brutal procedimento dos policiais ao abordarem Filipe. | Fonte: YouTube.

_________________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas