WhatsApp e o golpe do cartão de crédito do Carrefour; entenda
Menu & Busca
WhatsApp e o golpe do cartão de crédito do Carrefour; entenda

WhatsApp e o golpe do cartão de crédito do Carrefour; entenda

Home > Notícias > WhatsApp e o golpe do cartão de crédito do Carrefour; entenda

Golpe do cartão de crédito do Carrefour é aplicado no WhatsApp e usuários relatam o caso

Diante da complexidade proporcionada pelos avanços tecnológicos, a existência de malwares são cada vez mais comuns para o ataque de computadores, smartphones, entre outros dispositivos.

Malwares são programas ou códigos maliciosos, os quais têm por objetivo prejudicar a vida do dispositivo. Assim, a constante invasão por essa grande ameaça pode resultar em problemas graves como deixar o computador mais lento, o sistema desligar repetidamente e roubar os dados da vítima.

WhatsApp
Malwares provocam sequelas para a saúde dos dispositivos. / Foto: Reprodução.

WhatsApp e o golpe do cartão de crédito do Carrefour

No início da semana (9), alguns usuários do WhatsApp relataram a chegada de uma mensagem, a qual dava acesso a cartões de crédito com dinheiro da empresa Carrefour, pois a rede nacional de hipermercados estaria comemorando seu aniversário e daria um total de 500 cartões, conforme o site Olhar Digital.

O alerta para o golpe foi confirmado pela ESET, empresa especialista na proteção por softwares de detector de ameaças. Somado a isso, o especialista da ESET da América Latina destacou que durante a análise do golpe não foi detectado nenhuma tentativa de baixar algum malware.

Durante a análise, não detectamos nenhuma tentativa de instalação de qualquer tipo de código malicioso nos dispositivos. Por outro lado, detectamos que a campanha se dirige não só aos países onde se fala espanhol, mas que seu alcance é maior, já que existe uma versão da mensagem do WhatsApp em outros idiomas.

A partir do momento que o indivíduo acessa à mensagem, se depara com um site simples em que a enumeração da disponibilidade de cartões fica acessível, mas, ao atualizar, é relatado que o número muda para um aumento, aumentando a desconfiança no site. Além disso, há também uma enquete para permitir ter o cartão, mas, após todas as questões serem respondidas, o usuário deve compartilhar a “promoção”.

golpe do Carrefour
Visão geal do site que usou a imagem do Carrefour com cartões de crédito. / Foto: ESET.

Apesar de não ser classificado como um malware, tal golpe conta se encontra lado a lado com essa problemática que as vítimas enfrentam na Internet. Por isso, é necessário checar a URL e ficar atento às notícias oficiais disseminadas pelas empresas, tentando ao máximo evitar golpes que comprometam a saúde de seu dispositivo ou que promova enganações em relação aos cartões de crédito.

_______________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!   

Tags mais acessadas