West Ham: saiba tudo sobre o melhor time de Londres atualmente
Menu & Busca
West Ham: saiba tudo sobre o melhor time de Londres atualmente

West Ham: saiba tudo sobre o melhor time de Londres atualmente

Home > Notícias > Esporte > West Ham: saiba tudo sobre o melhor time de Londres atualmente

De forma surpreendente, após a vitória contra o Leicester City por 3×2, os Hammers chegaram ao 4º lugar na Premier League

West Ham
Jogadores do West Ham comemorando um gol na Premier League. | Foto: Glyn Kirk/POOL/AFP.

Após mais de 20 anos sem levantar uma taça importante, o West Ham tenta se reestruturar e construir um bom time, passando por diversas dificuldades durante essa trajetória. Situado no bairro de Stratford, no leste da cidade de Londres, os Hammers, como são conhecidos por conta dos martelos em seu escudo, estão na sua 9ª temporada seguida na Premier League, a principal liga nacional do futebol europeu.

Após campanhas muito abaixo ao investimento feito pelo clube, principalmente o 16º lugar no ano passado, a equipe inglesa vem surpreendo a todos atualmente, alcançando a quarta posição na competição e se classificando, no momento, para a próxima Liga dos Campeões.

O início do trabalho

Mesmo com o desempenho ruim na temporada passada, ficando apenas duas posições na frente da zona de rebaixamento, o West Ham manteve o técnico David Moyes (que chegou durante a última Premier League) no comando da equipe por mais um ano. O escocês já treinou clubes como Manchester United, Everton, Real Sociedad e o próprio West Ham, durante a temporada 2017–2018. Seu estilo de jogo adota o esquema 4–2–3–1 e o treinador de 57 anos possui a Licença UEFA Pro.

Em busca de elevar o nível do seu plantel, os Hammers dispensaram alguns atletas e se reforçaram na janela de transferências. Compraram por definitivo o volante Tomáš Souček, por 16,2 milhões de euros, trouxeram o seu conterrâneo para a lateral-direita, o tcheco Vladimir Coufal, e contrataram o grande destaque da 2ª divisão inglesa, o argelino Saïd Benrahma, jogador do Brentford. Por fim, em janeiro de 2021, o West Ham pegou por empréstimo o meia Jesse Lingard, vindo de anos ruins vestindo a camisa do Manchester United. As saídas mais significativas foram do atacante Sébastien Haller, vendido ao Ajax, e do brasileiro Felipe Anderson, que foi emprestado ao Porto.

David Moyes
Treinador David Moyes comandando o West Ham na Premier League. | Foto: Getty Images.

A equipe titular do West Ham

À frente do gol do West Ham, o polonês Łukasz Fabiański vem tendo mais uma boa temporada no time de Londres. Atleta do clube desde julho de 2018, o jogador está entre os dez primeiros no número de defesas por jogo na Premier League, com 2.9 em cada partida. Além disso, Fabiański defendeu um pênalti durante a competição, na vitória contra o Fulham, por 1×0 pela 8ª rodada. Aos 35 anos, sendo 14 deles atuando na Inglaterra, ele se coloca como um dos líderes da equipe por conta de sua experiência, sendo um mentor de jovens atletas, como para o goleiro Nathan Trott, de apenas 22 anos.

Na zaga, a dupla titular é Angelo Ogbonna e Craig Dawson. O italiano tem médias de 4.4 cortes e 3.6 duelos ganhos por jogo e está no clube desde 2015, enquanto o experiente inglês, recém-chegado no time, vindo do Watford, se destaca nas interceptações (1.3 por partida) e também nos cortes, com quatro de média. Juntos, eles somam 5 gols na Premier League, contribuindo ofensivamente no jogo aéreo da equipe. O paraguaio Fabián Balbuena e o francês Issa Diop foram titulares em algumas oportunidades, porém com menos frequência.

Pelo lado direito defensivo, o tcheco Vladimir Coufal vem tendo um grande ano de estreia na Premier League até aqui. Contratado por 6 milhões de euros junto ao Slavia Praga, maior clube do seu país natal, ele se destaca tanto na defesa quanto no ataque, criando 7 grande chances ofensivas (que se converteram em 5 assistências) e desarmando 2.4 vezes por partida. No lado oposto, o inglês Aaron Cresswell não fica para atrás. Jogador do West Ham desde 2014, ele já deu 7 assistências na competição, além das 10 grandes chances criadas e dos 1.5 passes decisivos de média. O lateral-esquerdo também foi eleito para o time da semana em 4 oportunidades pelo site SofaScore.

time West Ham
O lateral-esquerdo Aaron Cresswell na sua primeira temporada pelo West Ham (à esquerda) e atualmente (do lado direito). | Foto: Sporteology e premierleague.com.

No meio-campo, Declan Rice e Tomáš Souček são fundamentais em ditar o ritmo da equipe. O craque inglês, atleta da seleção do país com apenas 22 anos, é o primeiro homem a fazer a saída de jogo do time, distribuindo bolas tanto pelo centro quanto pelos lados do campo. Ele possui duas interceptações de média por partida, 4.6 duelos ganhos e 88% de aproveitamento nos acertos dos passes, colocando-se como um jogador seguro na defesa e com a bola nos pés. Já o tcheco, é o principal elemento surpresa do West Ham na temporada, marcando 9 gols até aqui na Premier League. O seu mapa de calor é invejável por contribuir com muita eficiência no ataque e na defesa. Ambos também são essenciais no jogo aéreo com suas boas estaturas (1,86m para Rice e 1.92m para Souček).

Porém, a melhor história deste time na atual temporada é do meia Jesse Lingard. Com pouquíssimos jogos pelo West Ham, já que chegou em Londres apenas no final de janeiro, Lingard teve um impacto imediato nos Hammers, anotando 8 gols e 3 assistências em 9 jogos até o momento. Depois de anos de atuações ruins no Manchester United, virando até piada entre torcedores europeus, o inglês se reencontrou e finalmente voltou a mostrar o seu bom futebol das categorias de base. Pode ser apenas algo passageiro, mas a febre do “Lingardinho” é real e merece ser exaltada.

Completando a parte ofensiva da equipe, o ala Jarrod Bowen é um dos jogadores mais completos do West Ham, já tendo contribuído com 8 gols e 4 assistências, além de sete grande chances criadas. Podendo atuar tanto pelos lados do campo quanto como centroavante, o inglês Michail Antonio é um atleta de muita força física e presença de área, tendo marcado no mínimo 7 gols nas últimas três temporadas no clube londrino. Por fim, o espanhol Pablo Fornals é um meia de origem, mas vem jogando como ponta-esquerda na atual temporada, não tendo tanto destaque, porém anotando 3 gols e 3 assistências até o momento.

futebol
Escalação titular do West Ham na temporada 2020–2021. | Foto: Lineup Builder.

Campanha histórica

Após 31 jogos disputados, de forma surpreendente, o West Ham se encontra na 4ª colocação da Premier League, posição essa que dá vaga à Liga dos Campeões na temporada 2021–2022. Com 16 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, os Hammers conquistaram feitos muito difíceis na competição, como vencer duas vezes o Leicester City (atual 3º lugar) e o Leeds United (equipe treinada por Marcelo Bielsa) e tirar pontos do líder absoluto Manchester City, quando empatou por 1×1 no primeiro turno. Além disso, o time londrino é o 6º melhor ataque do torneio (51 gols marcados) e o segundo melhor mandante, tendo conquistado 31 dos seus 55 pontos jogando no London Stadium, a sua casa.

Se o campeonato acabasse hoje, o West Ham se classificaria pela primeira vez da história para Liga dos Campeões, a maior competição de clubes da Europa. Outros grandes times de Londres, como Chelsea (5º), Tottenham (7º) e Arsenal (9º), hoje, estão atrás do clube do bairro de Stratford na tabela da Premier League, algo inimaginável para qualquer um antes do início da temporada. David Moyes, Jesse Lingard, Declan Rice e companhia têm mais 7 rodadas pela frente, enfrentando os seguintes adversários: Newcastle, Chelsea, Burnley, Everton, Brighton, West Bromwich e Southampton. Alguns confrontos bem acessíveis e um duelo crucial contra o Chelsea, onde a vitória é fundamental para que o sonho europeu seja alcançado.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas