WebApp Irá Mapear o Preço do Litrão Mais Perto de Você

Imagina ter o poder de mapear o preço do Litrão na região da sua faculdade? Ou melhor, em qualquer lugar da cidade?

O mais novo aplicativo inventado para os celulares se chama Preço do Litrão (clique e acesse), e tem como objetivo indicar para você, querido universitário consumidor de cerveja, o preço da garrafa de um litro ou também a de 600 ml.

Para saber mais a respeito, conversamos com Leandro Navatta, idealizador do app e responsável por essa incrível ferramenta. Confira:

13654368_275597419465081_5252334844784258356_n

Fala!: Leandro, primeiramente, valeu mesmo por criar este aplicativo que vai ser útil para todos os universitários do Brasil. Como nasceu a ideia para desenvolver o app?

L.N: Opa, que isso! Eu que agradeço o convite. Por enquanto o sistema é um webapp que pode ser acessado pelo endereço precodolitrao.com.br.

Tudo surgiu quando vi um tweet da @legalizandra falando que deveriam criar um “Boteco Go” para capturar a cerveja mais barata.

Captura de Tela 2016-08-02 às 11.33.38

Logo depois de ver isso já comprei o endereço www.precodolitrao.com.br e comentei com meus amigos sobre a ideia, que foi tão bem aceita que resolvi levar para frente, desenvolver o sistema e, claro, agradecer a inspiradora do site.

Fala!: Como funciona o webapp?

L.N: Ao acessar o site nós levantamos todos os bares que existem em um raio de 1 km do usuário usando o banco de dados do Foursquare. Em seguida buscamos os melhores preços separados por marca e tamanho da garrafa. Tudo muito rápido e fácil!

Já para quem quer buscar um bar específico sem estar perto dele, acrescentamos a opção de busca por palavra-chave na cidade. Dessa forma, dá para se programar e já saber qual é o preço em algum bar que você ainda não tenha ido.

photo_2016-08-02_00-11-39

Fala!: Como foi o processo para recolher os dados de todos os preços que vocês consultaram? Vocês passaram, literalmente, de bar em bar (se ficaram bêbados em algumas ocasiões, pode contar pra gente) ?

L.N: Um ponto muito importante do Preço do Litrão é que ele depende completamente da colaboração das pessoas. É um app colaborativo, como o Waze.

Mas como bons bebedores, fizemos vários bares por nossa conta. O Vinicius, que cuida da inteligência de dados, fez uma parte do centro de São Paulo; o Bruno, do marketing, no interior do estado, e eu, Leandro, na região da Augusta. Mas o grande dia foi quando andamos juntos pela Vila Madalena, de bar em bar registrando preços. Como toda ida ao bar, pede-se no mínimo uma saideira. Já dá para imaginar o resultado.

abridor-de-garrafa-cerveja-papa-tampas-original-nf-11261-MLB20040926123_012014-F

Fala!: Qual é o alcance do aplicativo? Ele engloba toda a cidade de São Paulo, ou vai além disso?

L.N: Como usamos os dados da base de estabelecimentos do Foursquare, o alcance dele é no Brasil todo. Como é de se esperar, grandes cidades como São Paulo concentram a maioria dos usuários, mas o Preço do Litrão já foi acessado por 44 países diferentes, em todos os estados brasileiros e de 480 cidades brasileiras.

Fala!: Depois de criar um aplicativo desses, vocês devem saber aonde é possível encontrar a breja mais gelada do meio universitário. Qual dessas universidades ganha: Mackenzie, PUC, Anhembi Morumbi, Cásper Líbero, USP ou FAAP?

L.N: Ótima pergunta! Já que a semana de recepção de boa parte dessas faculdades está chegando, o desafio está lançado: após a semana dos trotes vamos liberar em primeira mão para o Fala! qual universidade mais colaborou no Preço do Litrão e, sem clubismo, onde você toma a gelada mais barata do meio universitário.

Fala!: Além de mapear o preço do litrão, existe alguma outra função do aplicativo?

L.N: Atualmente estamos mapeando o preço e quantidade de marcas disponíveis nos bares de 600 ml e litrão. Porém, já estamos analisando o padrão de comportamento das pessoas nos bares para realizar parcerias, promoções e novas funcionalidades especiais em torno do nosso foco principal: fazer você beber mais pagando menos.

beer-bottles-1-a-john-brueske

É isso aí galera. Vamos colaborar e sair mapeando os botecos e bares que passamos, para ajudar todo mundo a encontrar o litrão mais barato e economizar um trocado para a breja do dia seguinte.

Clique AQUI e curta a página do Preço do Litrão no Facebook.

Clique AQUI e acesse o Preço do Litrão.

Confira também:

– Mesa de Bar – Um Papo Sobre Cerveja Para Uma Sexta-Feira

A História da Cerveja

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como