Home / Colunas / Saiba tudo sobre o Walt Disney World International College Program (ICP)

Saiba tudo sobre o Walt Disney World International College Program (ICP)

Por Tatiane Vieira de Melo e Nathalia Bellintani – Fala! M.A.C.K

 

O programa de intercâmbio Walt Disney World International College Program (ICP), é ideal para quem procura uma experiência remunerada fora do seu país.
Por isso, nesta matéria vamos detalhar tudo sobre essa incrível oportunidade – confira:

Sobre o programa

O que é: um intercâmbio de trabalho nos parques ou nos resorts da Disney (EUA). O tempo de trabalho e o salário variam de acordo com os 12 tipos de emprego que a Disney oferece. No mínimo são por semana: 30 horas de trabalho e 2 dias de folga. Salário mínimo por hora é de $9,50.

Quanto tempo dura: em média 2 meses e meio. A Disney escolhe três datas de embarque geralmente em meados de novembro e início de dezembro. O retorno varia de acordo com a data de ida.

Onde pode trabalhar: existem 12 localidades em que o cast member pode se estabelecer. As principais são:
Merchandise: trabalhar nas lojas dos parques e resorts.
Attractions/operations: trabalhar nos brinquedos e atrações dos parques.
Character Attendant: trabalhar em parceria com os personagens, auxiliando nas filas, controle do horário e mediação entre eles e os visitantes.
Custodial: trabalhar na limpeza das ruas, banheiros e eventualmente de brinquedos.
Quick Service: trabalhar em fast foods e carrinhos de alimento.
Character Performer: trabalhar como um personagem.

Hospedagem: os intercambistas se hospedam em um dos 4 condomínios da Disney: Vista Way, Chatham, Commons e Patterson. Os apartamentos podem abrigar de 2 à 8 pessoas com aluguel em média de $100 por semana. São mobiliados com tudo que os hóspedes podem precisar, além de oferecerem um serviço de transporte do condomínio para qualquer parque, hotel da Disney e supermercados.

Custos: os custos básicos são o visto de trabalho, taxa de housing e passagem aérea. O housing é uma taxa de mais ou menos $400, que se têm antes da viagem pertinente, quando ainda não estão trabalhando, mas participando de palestras e treinamentos.

Como funciona o processo seletivo: a agência de intercâmbio STB (Student Travel Bureau) é responsável pelo processo, que é composto por duas entrevistas em inglês. A primeira é feita em duplas ou trios, e quem avalia são os funcionários da STB. Já a segunda é feita individualmente, é mais longa e aplicada pelos funcionários da Disney.

 

Por que escolher o ICP?

Pontos positivos
– Imersão na língua inglesa e contato com outras culturas.
– A Disney é a maior empresa de entretenimento do mundo e não tem lugar mais prestigiado no ramo para se ter no currículo.
– Um mês com visto de turista após o intercâmbio, podendo viajar para qualquer lugar dos Estados Unidos.
-É um trabalho fora do país, experiência muito requisitada profissionalmente.
-Desconto de 40% em qualquer produto oficial Disney, além de restaurantes e fast foods dentro do complexo.
– Entrada gratuita nos parques da Disney durante todo o processo de intercâmbio e bônus de ingressos a cada 150 horas trabalhadas para possível ida de amigos e familiares.

Pontos negativos
– Meses longe da família, incluindo festividades como o Natal e o Ano Novo.
– Eventuais desentendimentos com os visitantes do parque.
– Horários desregulados. Dependendo da área, pode até ter de trabalhar durante a madrugada.
– Não poder escolher em qual área trabalhar, mas poder apenas nomear as 3 que mais interessam.
– Eventual conciliação dos horários de aula na faculdade com a data de início.
– Não poder escolher o condomínio onde vai morar e os companheiros de apartamento (mas pode sugerir).

 

Requisitos para se inscrever

Para participar, todos os interessados devem ficar atentos a estes requisitos:

1. Todo participante deve ter no mínimo 18 anos;
2. Ter inglês fluente (se você tiver boa conversação e audição você não precisa se preocupar);
3. Estar estudando em uma universidade reconhecida pelo MEC, e matriculado em um curso de bacharelado presencial;
4. Estar cursando entre o segundo e o penúltimo período;
5. Ter disponibilidade de fazer o programa no período estipulado;
6. Possuir condições para custear passagens aéreas; seguro de saúde; as primeiras duas semanas de acomodação e as taxas exigidas;
7. Estar disposto a morar com estudantes do mundo inteiro, ser extrovertido e flexível.


Dicas para ser aprovado no programa

1. Youtube; Facebook e Whats
Se você tem a curiosidade de saber mais de perto como é essa experiência, vários pessoas que já foram postam vídeos em seus canais do Youtube, mostrando o dia a dia na Disney, explicando seus trabalhos; condomínios e seus roomies. Eles também se disponibilizam em outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp para tirarem dúvidas e darem dicas.
Nos grupos do Facebook geralmente postam os chamados WOL (Way Of Life), depoimentos em PDF contando suas experiências. Já no Whatsapp, existem grupos que só se falam em inglês para se prepararem para as entrevistas. Para entrar, os administradores disponibilizam o link do grupo nas páginas do Facebook.

2. Se organize na faculdade
Uma das desvantagens do programa é não poder escolher sua data de embarque. Assim que passar na segunda entrevista, verifique sua data de embarque e se organize na faculdade. Muitas vezes ela pode coincidir com algum dia de prova, então converse com o coordenador do seu curso e com seus professores, e veja se há a possibilidade de fazer algum trabalho para repor sua nota.

3. Estude para as entrevistas
É impossível prever o que seus entrevistadores perguntarão. Contudo, em cada entrevista eles geralmente fazem algumas perguntas básicas. Na primeira, por exemplo, podem te perguntar porque você quer ir para a Disney e onde quer trabalhar. Vale lembrar que as duas entrevistas serão em inglês, portanto pratique-o bem antes de ir, e não decore respostas clichês.

4. Carta e Currículo
Você precisa levar uma carta onde basicamente terá que “se vender”. Ela é muito importante, portanto lembre-se de ser deixá-la bem detalhada, colocando tudo de essencial e dando destaque ao seu diferencial. Além disso, você terá que levar seu currículo em inglês. Coloque tudo de relevante, e não se preocupe se ainda não tiver alguma experiência profissional.

5. Palavras Chaves
A Disney preza por alguns valores e princípios de trabalho. Durante sua entrevista, tente usar estas palavras chaves em suas respostas, para mostrar que você conhece a empresa e seus valores:
– Segurança dos guests e dos cast members;
– Magia;
– Perseverança;
– Gentileza.

A visão de quem já participou:

“Trabalhar na Disney foi ter a certeza de que seus sonhos realmente podem se realizar e ainda superar suas expectativas!” Guilherme Henrique Salgado Marques (Quick Service, 2016/17)
“O ICP foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida. É difícil, intenso, emocionante, desafiador e gratificante. Com certeza me mudou para sempre.” Camila Soares Sales (Attractions, 2016/17).

Confira também

Beleza, você manja de inglês, mas manja quanto?

Você está planejando um intercâmbio? Quer participar de um processo seletivo para ingressar em uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *