Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Como Capitão América  [SPOILER] de Thor em Ultimato?

Como Capitão América [SPOILER] de Thor em Ultimato?

TEXTO COM SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO

Capitão América levanta Mjolnir, o martelo de Thor, em Ultimato. Mas como isso é possível? A última parte do filme é certamente uma das mais envolventes de todo MCU até hoje, quando a Trindade dos Vingadores Originais (Thor, Capitão América e Homem de Ferro) enfrentam Thanos por uma última vez. Steve Rogers sempre foi uma figura incomum entre os três: Tony Stark é o gênio que agora vestir a sua armadura toda-poderosa, enquanto Thor é, literalmente, um deus.

E ainda assim, para a surpresa de Thanos, Capitão América prova sua habilidade ao levantar o machado de Thor – Steve Rogers é digno da Mjolnir. O que segue é uma grande briga oem que Rogers une seus poderes aos do Deus do Trovão. Nesse momento, Capitão América se torna um dos pesos pesados dos Vingadores, para a alegria de Thor.

É importante lembrar que o martelo Mjolnir foi abençoado por Odin com um feitiço duplo. O primeiro é que apenas os verdadeiramente dignos poderão portar a Mjolnir. O segundo, como Steve Rogers prova em
Vingadores: Ultimato, é que quem leva a Mjolnir, leva também os poderes de Thor.

Por que Capitão América é digno?

O tema “dignidade” se encontra no coração da trilogia de Thor. No primeiro filme, em 2011, o Deus do Trovão provou que não era digno do trono de Asgard quando cometeu um ato que poderia levar à morte de milhões. Sua preocupação era com a própria glória, com a adrenalina da batalha, e não com o bem dos Nove Mundos. Isso foi quando Odin tirou os poderes de Thor e deposita o encantamento da dignidade em Mjolnir. No final do filme, Thor se prova digno quando está disposto a se sacrificar pelo bem de quem ama.

Esse princípio se estende em Thor: O Mundo Sombrio, quando o Deus do Trovão estava, mais uma vez, disposto a se erguer como um campeão – dessa vez não só pelos que ama, mas por todos os Nove Mundos. Os Mundos viram Thor lutar contra Malekith, e perceberam que ele era o rei digno.

No MCU, então, o encantamento da dignidade está ligado à quem está disposto a defender os outros, custe o que custar. É basicamente o mesmo princípio dos quadrinhos, quando Mjolnir foi usado por vários outros protagonistas.

Ultimato confirma que Steve Rogers é digno também. Isso não é surpreendente, já que a vida inteira do Capitão América foi uma demonstração de auto sacrifício heroico, mesmo antes de se tornar um super-soldado. No final de seu primeiro filme, ele quase dá a própria vida para proteger Nova York, e dorme em uma suspensão criogênica por 70 anos por isso. Em Ultimato, ele aceita um desafio ainda maior: dar a sua vida para trazer de volta metade dos seres vivos de todo o universo.

Capitão América levantou Mjolnir em Era de Ultron?

Curiosamente, essa foi a segunda vez no MCU que Capitão América tentou levantar Mjolnir. Em Vingadores: Era de Ultron, há uma cena divertida onde todos os Vingadores tentam levantar o martelo de Thor. O Deus do Trovão assiste, orgulhoso e entretido, até o momento que Steve Rogers tenta. Para a surpresa de Thor, Mjolnir realmente mexe um pouquinho.

Essa cena sugere que Steve Rogers é quase digno. Em Vingadores: Ultimato, a história é outra: Lá em 2015, Capitão América sentiu o martelo em suas mãos, mas não quis mexê-lo. Talvez ele tenha visto o olhar de Thor e percebeu que ele ficaria devastado se soubesse que um mortal poderia ser capaz de levantar Mjolnir. Isso faz sentido, já que Capitão América é o menos orgulhoso dos Vingadores e não sente a necessidade de ficar se provando para os outros. Mas em Vingadores: Ultimato, com Thor sendo surrado por Thanos, Steve sabe que não tem outra opção. Ele pega Mjolnir, adquire os poderes de Thor e os usa contra o Titã. Nesse momento, Thor perdeu um boa parte de seu orgulho, e como resultado ele fica feliz em ver que Steve é digno.

Capitão América levanta Mjolnir nos quadrinhos

Foram várias as ocasiões nas quais Capitão América levanta Mjolnir no quadrinhos. A mais famosa é The Mighty Thor #390, na época que Capitão América havia abandonado a identidade de Capitão América e se chamava só de O Capitão.

Thor visita a Mansão dos Vingadores e se choca ao encontrar um time bem diferente. Sua chegada coincide com o ataque de Seth, o deus egípcio da morte, e rapidamente ele começa a lutar ao lado dos Vingadores contra Seth e seu exército. Em certo momento, Thor cai e Mjolnir sai de suas mãos. Para a surpresa de todos,  O Capitão o pega o usa antes de devolver para o Deus do Trovão.

Isso se repete no evento Fear Itself, quanto Thor é morto pelo seu tio maléfico, o Serpente. Steve Rogers – que havia acabado de retornar dos mortos e reclamou o nome de Capitão América – pegou Mjolnir e convocou os relâmpagos enquanto pronunciava o famoso grito de guerra: “Vingadores, avante!”.

Esses eventos nos quais Capitão América segura o martelo são raros, acontecem apenas nas piores situações, quando tudo parece perdido. É espetacular a demonstração do personagem de Steve incorporando os poderes de Thor. Isso agora parece ser verdade no MCU também.

0 Comentários

Tags mais acessadas