Vida em Vênus? Astrônomos acharam partícula que pode indicar vida
Menu & Busca
Vida em Vênus? Astrônomos acharam partícula que pode indicar vida

Vida em Vênus? Astrônomos acharam partícula que pode indicar vida

Home > Notícias > Vida em Vênus? Astrônomos acharam partícula que pode indicar vida

É possível que haja vida em Vênus. Sua atmosfera apresenta uma partícula que só pode ser produzida por organismos vivos

Vênus
É possível que haja vida em Vênus. Descoberta foi feita devido ao gás produzido por micro-organismos na atmosfera. | Foto: Nasa.

Após a Lua, Vênus é o corpo mais brilhante do céu do nosso sistema. O planeta é radiante pela sua proximidade à Terra, mas também porque sua atmosfera reflete as luzes de todas as estrelas. E há algo estranho ocorrendo nessa mesma atmosfera.

Cientistas revelaram no dia 14 que há um gás específico que não deveria estar ali, caso realmente não existisse vida. A fosfina, o gás encontrado na atmosfera venusiana, é produzido por micro-organismos.

A fosfina ou fosfamina (PH3), constituída por hidrogênio e fósforo, é um gás incolor, muito tóxico e com um “odor extremamente fedorento”, como explica Clara Sousa Silva, astrônoma portuguesa que fez parte do estudo, num artigo publicado na revista Scientific American.

É rara na Terra e é tóxica para os organismos que vivem de oxigênio – como nós, seres humanos. Mas para a vida anaeróbica, que vive sem oxigênio, em pântanos e nos intestinos da maioria dos animais, a fosfina não representa problema.

Apesar de também estar presente nos planetas Júpiter e Saturno, não significa que há vida neles, pois suas temperaturas são muito elevadas e há muita pressão de hidrogênio – características normais para a presença da fosfina.

No entanto, Clara, formada no MIT, afirmou ao Atlantic que a resposta mais plausível para o achado em Vênus seria a existência de vida no planeta. 

Se a descoberta for confirmada com novas observações por telescópio e missões espaciais, o olhar da astronomia se virará para o corpo celeste. Cientistas nunca focaram no astro por apresentar nuvens com o corrosivo ácido sulfúrico.

______________________________
Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!

Tags mais acessadas