Veja quais são as 5 melhores cachoeiras do Brasil
Menu & Busca
Veja quais são as 5 melhores cachoeiras do Brasil

Veja quais são as 5 melhores cachoeiras do Brasil

Home > Lifestyle > Viagens > Veja quais são as 5 melhores cachoeiras do Brasil

O Brasil é um país que abriga paisagens exuberantes e muito distintas, desde grandes cadeias montanhosas a praias paradisíacas. Com um extenso território, todas as suas regiões são alvo de turistas, em plena temporada, a procura de novos visuais para aproveitar as férias. Dentre os cenários mais requisitados, estão as cachoeiras brasileiras, que conquistam com sua água cristalina e sua vista encantadora.

Em razão disso, listamos as cinco melhores cachoeiras do país para ajudar você na busca do destino certo para curtir o verão.

Melhores cachoeiras do Brasil

 1- Cachoeira da Fumaça 

Situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, a atração chama a atenção dos visitantes com uma queda d’água de 340 metros de altura, podendo ser acessada por dois caminhos diferentes.

Para aqueles com mais disposição e que desejam chegar no poço da cachoeira, há uma trilha de 20km. A caminhada dura em média três dias e, por isso, para quem deseja realizá-la, é recomendável levar equipamentos de camping e ter a companhia de uma guia.

Apesar de cansativa, os que chegam ao destino afirmam que a jornada vale muito a pena. Para os visitantes que não estão dispostos a enfrentar esse desafio, há uma trilha alternativa, de apenas 6km, podendo ser feita, em parte, de carro. Por mais que dê acesso somente ao topo da cachoeira, impossibilitando o mergulho, o visual também encanta os turistas. 

cachoeiras
Cachoeira da Fumaça. | Foto: Renata Mello/ TYBA.

2- Cachoeira de Santa Bárbara 

Uma das mais requisitadas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, essa cachoeira conquista quem a visita com sua água cristalina. Quem deseja realizar esse passeio, deve se hospedar no município de Cavalcante, sendo necessário um trajeto de 28km de carro para chegar até a Comunidade de Kalunga, que abriga esse paraíso natural.

Ao alcançar a entrada da comunidade, são apenas 6km até a cachoeira, sendo o sol forte, o maior obstáculo da trilha. Entretanto, é garantia que, ao chegar ao local, todo o seu esforço é recompensado com uma paisagem deslumbrante e com um mergulho irresistível. 

cachoeiras no Brasil
Cachoeira de Santa Bárbara. | Foto: Naiane Cascardo/ WikimediaCommons.

3- Cachoeira do Tabuleiro

Considerada uma das 7 maravilhas da Estrada Real e eleita dois anos consecutivos, pelo Guia4Rodas, como a mais bonita do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta do estado de Minas Gerais.

Também conhecida como “cachoeira do coração”, devido ao formato da parede rochosa que a cerca, ela se situa no município de Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente. Para acessar a queda d’água, o valor do ingresso é R$ 10,00 e há três opções de trilha para os visitantes.

melhores cachoeiras
Cachoeira do Tabuleiro. | Foto: Rafael dos Reis Pereira/ Wikimedia Commons.

4- Cascata do Caracol 

Situada em Canela, destino conhecido por sua tradição com o chocolate e pelo clima frio, a Cachoeira do Caracol é o cartão postal dessa cidade. Essa cascata localiza-se no Parque Estadual do Caracol, a 7km do centro. Para quem deseja observar essa beleza natural de perto, tem uma grande escadaria que permite o acesso a ela.

Além disso, há um mirante, que possibilita uma vista lateral surpreendente. Seus visitantes não precisam se preocupar com a infraestrutura do local, pois o parque é provido de trilhas seguras e bem sinalizadas, que permitem aproveitar o passeio com tranquilidade.

cascata
Cascata do Caracol. | Foto: Aureliano Nóbrega/ Flickr.

5- Cataratas do Iguaçu 

Para fechar essa lista, não poderia faltar a queda d’água mais famosa do país. Considerada uma das paisagens mais bonitas do mundo, as Cataratas ficam no Parque Nacional, em Foz do Iguaçu.

Com um conjunto de 260 quedas, sendo a mais famosa a “Garganta do Diabo”, elas impressionam os turistas com tamanho gigantismo e beleza. É inevitável conhecer essa atração e não se molhar, sendo ideal, portanto, que o passeio ocorra no verão ou na primavera, quando há poucas chances de chuva e um bom volume de água. Quem visitar essa beleza natural vai estar à frente de um verdadeiro espetáculo.

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu, uma das cachoeiras mais famosas do Brasil. | Foto: ZECINTRA/ Wikimedia Commons.

____________________________
Por Isadora Diniz – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas