Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, surgiu a dúvida sobre um outro possível adiamento: das Olimpíadas de Inverno, que acontecem em Pequim entre os dias 4 e 20 de fevereiro de 2022.
Mesmo com a alteração dos Jogos de Tóquio, os organizadores dos Jogos de Inverno continuam com as preparações, implementando e seguindo medidas restritas de prevenção e controle da Covid-19, para a realização destes na data original.
Certas obras essenciais para o funcionamento dos jogos continuaram sendo realizadas e até concluídas. O Centro de Treinamento de Esportes de Inverno, denominado “Jarra de Gelo”, por exemplo, teve sua finalização anunciada em maio deste ano, após três anos de construção.

Jogos Olímpicos de Tóquio e Olimpíadas de Inverno
Embora apenas 6 meses separem as competições, as organizações de ambos os Jogos demonstram otimismo em relação às datas. Christophe Dubi, diretor executivo da Tóquio-2020, afirmou em uma teleconferência da COI que eles estão “olhando para o lado positivo das coisas”, e que a proximidade das datas é uma ótima oportunidade dos Jogos de Tóquio “aquecerem” a espera pelos Jogos de Pequim.
Ainda assim, a possibilidade de adiamento não foi descartada em um contexto de nova mudança no calendário dos Jogos Olímpicos. Caso a situação continue sendo inviável para 2021, os Jogos de Tóquio seriam novamente postergados, sendo possível que tal alteração atingisse as datas dos Jogos de Pequim.
Os organizadores seguem otimistas com a preservação da competição na agenda definida, ainda que com o cenário incerto da pandemia. Por ora, as datas seguem iguais para os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim-2022, acontecendo do dia 4 de fevereiro ao dia 20 do mesmo mês.
_____________________________
Por Isabelle Pelozzo – Fala! Cásper