Veja 7 documentários históricos para estudantes assistirem
Menu & Busca
Veja 7 documentários históricos para estudantes assistirem

Veja 7 documentários históricos para estudantes assistirem

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Veja 7 documentários históricos para estudantes assistirem

Quer a história esteja ou não fadada a se repetir, sempre há algo valioso para aprender com o passado e, inclusive, existem ótimos documentários históricos para estudantes

Hoje em dia, graças às plataformas de streaming como a Netflix e Amazon Prime, podemos facilmente encontrar informações sobre figuras históricas e eventos. Basta fazer uma busca rápida por documentários históricos nos sites que você encontrará uma variedade de filmes sobre tudo, desde história mundial e guerras até movimentos sociais e pessoas inspiradoras.

E não importa se estamos falando de adolescentes que estão nos últimos anos do ensino médio – claro, de acordo com a indicação de faixa etária do documentário – ou de um adulto já formado no ensino superior, obter conteúdo histórico é enriquecedor. 

Alguns documentários muito bons, infelizmente, não possuem dublagem ou legendas em português, e até acessá-los pode ser complicado. Muitas vezes, pode ser preciso o uso de um VPN, então gostaríamos de citar um conteúdo bem interessante sobre isso, leia mais sobre VPN. Assim você pode aprender a usar o VPN para acessar conteúdos exclusivos de séries e documentários em plataformas como a Netflix de outros países.

Então, pegue um pouco de pipoca e prepare-se para as nossas indicações!

documentários
Veja 7 documentários históricos para estudantes assistirem. | Foto: Montagem/Reprodução.

Dicas de documentários históricos

Sem mais delongas, aqui está a nossa lista com algumas dicas de documentários históricos. Vale dizer que, até o momento em que esse artigo foi escrito, todos encontram-se disponíveis na Netflix. 

1. A 13ª Emenda

Ava DuVernay é a criadora por trás desse documentário, que aborda sobre raça e encarceramento em massa na América. Batizado com o nome da 13ª Emenda, que libertou pessoas escravizadas e proibiu a escravidão, o filme faz uma análise crítica de como a escravidão foi perpetuada na América muito depois que essa emenda entrou em vigor.

2. Five Came Back

Uma série de minidocumentários, Five Came Back conta a história de cinco cineastas de Hollywood que se alistaram nas forças armadas para documentar a Segunda Guerra Mundial

Seu trabalho é analisado por cinco diretores de cinema contemporâneos – Paul Greengrass, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro e Lawrence Kasdan – e todas as imagens de arquivo apresentadas no documentário são narradas por Meryl Streep. 

Se você é fã da velha Hollywood, ele deve estar na sua lista de filmes para assistir. 

3. What Happened, Miss Simone?

Este filme acompanha a vida da cantora, pianista e ativista dos direitos civis americana, Nina Simone. Por meio de gravações nunca antes ouvidas e imagens raras de arquivo, a diretora Liz Garbus narra a vida da lendária mulher em What Happened, Miss Simone?.

4. Mission Control 

Transporte-se de volta à corrida espacial assistindo a Mission Control. O documentário explora as perigosas missões espaciais da Apollo, que resultaram no trágico incêndio da Apollo 1 e no extraordinário pouso na lua. 

Apresentando depoimentos de astronautas da Apollo e diretores de voo contemporâneos da Nasa, o documentário fornece uma compreensão profunda de uma das maiores realizações da história norte-americana.

5. Guerras do Brasil.doc

Se você está em busca de uma série documental sobre o Brasil, Guerras do Brasil.doc é uma boa opção para assistir. Esta é uma série que mostra como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado. Isso começou desde os primeiros conquistadores e está presente até os dias atuais. 

O documentário mostra confrontos que fizeram história no país, como: Guerras da Conquista, Guerra do Paraguai, Guerras dos Palmares, Revolução de 30 e a Guerra do Tráfico. 

documentários na netflix
Guerras do Brasil.doc. | Foto: Reprodução.

6. Vinicius de Moraes

Outra produção nacional e que vale a pena ser assistida é o documentário Vinicius de Moraes. No documentário, vemos, através de um grande elenco formado por parceiros, amigos e intérpretes, como o compositor Vinicius de Moraes construiu sua história no país. 

O documentário conta com a direção de Miguel Faria Jr. e é composto por aparições de grandes artistas como: Gilberto Gil, Chico Buarque, Camila Morgado, entre outros, em meio a diversas imagens raras de arquivos.

7. Chatô – O Rei do Brasil

Para finalizar a lista, indicaremos mais uma produção nacional: Chatô – O Rei do Brasil. Esse é um filme biográfico que conta a história de Assis Chateaubriand, que é um dos maiores nomes da comunicação e da imprensa brasileira. 

A sua vida é apresentada como se fosse um programa de televisão, que é chamado de O Julgamento do Século. Durante o filme, vemos a representação dos melhores momentos de sua vida, incluindo casamentos e paixões, além da sua relação – conturbada – com Getúlio Vargas. 

Sob a direção de Guilherme Fontes, o filme conta com grandes atores, como: Marco Ricca – que interpreta Assis Chateaubriand -, Leandra Leal, Letícia Sabatella e Andréa Beltrão.

Conclusão sobre os documentários

Se você estava precisando atualizar a sua lista de filmes para assistir, principalmente se queria dicas de documentários históricos, esperamos que goste das indicações da nossa lista. 

Não importa se você tem interesse em produções nacionais ou internacionais, na lista acima você encontra indicações de ambas opções. 

Lembre-se de que essas são apenas algumas dicas de documentários históricos. Para encontrar mais opções na Netflix, por exemplo, basta ir em busca de títulos,  escrever “Documentários históricos” e pronto, a plataforma apresentará diversas outras opções. 

_______________________________
Por Lucas Widmar – Fala! Estácio de Sá – SC

Tags mais acessadas