Veja 4 cidades brasileiras que realizam festivais de inverno
Menu & Busca
Veja 4 cidades brasileiras que realizam festivais de inverno

Veja 4 cidades brasileiras que realizam festivais de inverno

Home > Entretenimento > Cultura > Veja 4 cidades brasileiras que realizam festivais de inverno

Os meses de junho e julho vêm acompanhados de alguns festivais para os amantes do frio, que curtem uma boa programação cultural. E como nem só de praias vive o país tropical, este texto apresenta quatro opções de festivais de inverno espalhados por diferentes cidades do Brasil. Entende-se por festival o evento que celebra as mais variadas manifestações culturais e gastronômicas da região. Ponha o casaco, pegue o chocolate quente e vamos viajar!

Cidades que realizam festivais de inverno

Festival de Inverno de Garanhuns

Nossa primeira parada é no nordeste, precisamente em um dos estados mais carnavalescos do país – Pernambuco. Enquanto em fevereiro, é o carnaval que atrai as atenções pras ruas pernambucanas, em julho, é o festival de inverno que faz com que milhares de turistas de todos os cantos voem para lá.

O festival é sediado na cidade de Garanhuns (230 km da capital, Recife). O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é o maior evento multicultural da América Latina e tradicionalmente ocorre no mês de julho. A programação é bem variada, desde apresentações musicais a espetáculos teatrais e feiras de poesia.

cultura
Festival de Inverno de Garanhuns. | Foto: Reprodução.

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana – fórum das artes

Agora, viajando um pouco mais de 1.700 km ao sul, chegamos à terra do pão de queijo – Minas Gerais, com parada na cidade de Ouro Preto. Declarada pela Unesco como patrimônio da humanidade, Ouro Preto exala cultura e história. Conhecida pelos monumentos religiosos, as bucólicas igrejas barrocas e a arte deslumbrante da escultura de Antônio Francisco Lisboa – Aleijadinho.

No inverno, a cidade é marcada por diversas atividades culturais que compõem o Festival de Inverno – fórum das artes. A cidade vizinha, Mariana, também recebe atrações no festival. É uma celebração a céu aberto da cultura mineira e brasileira.

Festivais de Inverno
Festival de Inverno de Ouro Preto. | Foto: Reprodução.

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Continuamos no Sudeste, mas, agora, em São Paulo, no município a 170km da capital, localizado na Serra da Mantiqueira – Campos do Jordão. Uma das características da cidade é o clima frio, com temperaturas podendo chegar a zero grau no inverno, e em alguns casos até menos.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão foi idealizado em 1970 e, hoje, é uma referência dentre os festivais de inverno do País. O evento é composto por diversas apresentações musicais, sobretudo de música clássica. Há shows gratuitos e também as apresentações pagas, que acontecem no auditório Claudio Santoro.

Campos do Jordão
Festival de Inverno de Campos do Jordão. | Foto: Reprodução.

Festival de Inverno de Bonito (Mato Grosso do Sul)

A cidade fica a 260 km da capital Campo Grande e se localiza na Serra da Bodoquena. Bonito é conhecida por suas atrações naturais, os mergulhos nos rios e lagos cristalinos – a Gruta do Lago Azul e o Rio de Prata são algumas das belezas da cidade.

Bonito também se destaca pelo festival de inverno. O evento contou com uma grande diversidade cultural, diversas exposições artísticas, sobretudo na música. Em 2017, a décima oitava edição do festival contou com a participação de importantes nomes da música mato-grossense: a dupla sertaneja Jads e Jadson e a jovem cantora Marina Peralta.

melhores Festivais de Inverno
Festival de Inverno de Bonito. | Foto: Reprodução.

____________________________
Por Pedro Tavares – Fala! UFRJ 

Tags mais acessadas