Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Vacina Da Gripe: Mitos e Verdades

Vacina Da Gripe: Mitos e Verdades

Por Suzana Dezena – Fala!

NO dia 31 de maio irá acabar a campanha de vacinação contra a gripe, oferecida pelo governo a grupos prioritários. Mesmo na reta final, a adesão à campanha foi baixa, atingindo apenas 63% do esperado. Por isso explicaremos os mitos de verdades sobre essa vacina tão importante – e para isso falamos com a Dra. Kelem, imunologista e gerente médica da Sanofi Pasteur.  

Na cidade de São Paulo, neste ano, mais de 10 mortes causadas pela gripe já foram confirmadas, e o governo está disponibilizando a vacina de forma gratuita para quem está no grupo de risco. Também é possível se vacinar em redes privadas quem não está dentro do grupo.

Mitos x Verdades da Vacina da Gripe

1. É possível pegar gripe após tomar a vacina?

MITO. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto ou inativo, porém ela demora um tempo até começar a agir, então caso fique gripado após tomar a vacina pode ser que seja outro tipo de vírus parecido com o da gripe tenha o atingido, ou até mesmo um resfriado.

2. É preciso tomar a vacina todos os anos?

VERDADE. Porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses, e também porque o vírus da gripe é mutante, ou seja, todos os anos ele se transforma e a vacina é adaptada para o tipo que poderá causar mais riscos.

3. A gripe pode matar?

VERDADE. Se não for tratada a tempo, a gripe pode levar à morte, principalmente de pessoas com a saúde debilitada ou dentro do grupo de risco.

4. Eu não estou no grupo de risco não preciso tomar a vacina?

 MITO. Pois mesmo não pertencendo a esse grupo, quanto mais pessoas imunizadas, mais difícil vai ser do vírus se espalhar. Por isso muitas empresas ou locais fechados que apresentam muitos funcionários disponibilizam a vacina.

5. Se eu estiver doente não posso tomar a vacina?

MITO. Não há nem uma contraindicação, porem caso esteja com febre devido aos possíveis efeitos colaterais que a vacina pode causar, seria melhor esperar os sintomas passarem.

6. A vacina só protege contra um tipo de vírus

MITO. As vacinas disponíveis nos postos protegem contra 3 tipos do vírus influenza, que são: a H1N1, a H3N2 e a influenza tipo B.

7. Se uma grávida tomar a vacina vai fazer mal ao bebê?

MITO. Pelo contrário, a vacina não fará mal mas deixará ela imunizada, pois a gripe pode gerar diversos riscos a gravidez.

Dúvidas frequentes

1.Quem está no grupo de risco e quem pode tomar a vacina?

Grupo de risco da Gripe:

  • Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

Essas são quem conseguem tomar a vacina de forma gratuita, porem quem não está presente nesse grupo pode tomar e a única restrição é para quem tem alergia a ovo.

2. Onde posso tomar a vacina?

Caso esteja no grupo é só se dirigir ao posto de saúde mais próximo, caso não faça parte é só procurar um laboratório privado. 

2 Comentários

  1. raphaelvieira
    5 meses ago

    oie

Tags mais acessadas