Por Suzana Dezena – Fala!
NO dia 31 de maio irá acabar a campanha de vacinação contra a gripe, oferecida pelo governo a grupos prioritários. Mesmo na reta final, a adesão à campanha foi baixa, atingindo apenas 63% do esperado. Por isso explicaremos os mitos de verdades sobre essa vacina tão importante – e para isso falamos com a Dra. Kelem, imunologista e gerente médica da Sanofi Pasteur.
Na cidade de São Paulo, neste ano, mais de 10 mortes causadas pela gripe já foram confirmadas, e o governo está disponibilizando a vacina de forma gratuita para quem está no grupo de risco. Também é possível se vacinar em redes privadas quem não está dentro do grupo.
Mitos x Verdades da Vacina da Gripe
1. É possível pegar gripe após tomar a vacina?
MITO. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto ou inativo, porém ela demora um tempo até começar a agir, então caso fique gripado após tomar a vacina pode ser que seja outro tipo de vírus parecido com o da gripe tenha o atingido, ou até mesmo um resfriado.
2. É preciso tomar a vacina todos os anos?
VERDADE. Porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses, e também porque o vírus da gripe é mutante, ou seja, todos os anos ele se transforma e a vacina é adaptada para o tipo que poderá causar mais riscos.
3. A gripe pode matar?
VERDADE. Se não for tratada a tempo, a gripe pode levar à morte, principalmente de pessoas com a saúde debilitada ou dentro do grupo de risco.
4. Eu não estou no grupo de risco não preciso tomar a vacina?
MITO. Pois mesmo não pertencendo a esse grupo, quanto mais pessoas imunizadas, mais difícil vai ser do vírus se espalhar. Por isso muitas empresas ou locais fechados que apresentam muitos funcionários disponibilizam a vacina.
5. Se eu estiver doente não posso tomar a vacina?
MITO. Não há nem uma contraindicação, porem caso esteja com febre devido aos possíveis efeitos colaterais que a vacina pode causar, seria melhor esperar os sintomas passarem.
6. A vacina só protege contra um tipo de vírus
MITO. As vacinas disponíveis nos postos protegem contra 3 tipos do vírus influenza, que são: a H1N1, a H3N2 e a influenza tipo B.
7. Se uma grávida tomar a vacina vai fazer mal ao bebê?
MITO. Pelo contrário, a vacina não fará mal mas deixará ela imunizada, pois a gripe pode gerar diversos riscos a gravidez.
Dúvidas frequentes
1.Quem está no grupo de risco e quem pode tomar a vacina?
Grupo de risco da Gripe:
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Idosos
- Professores de escolas públicas e privadas
- Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
- Jovens sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)
Essas são quem conseguem tomar a vacina de forma gratuita, porem quem não está presente nesse grupo pode tomar e a única restrição é para quem tem alergia a ovo.
2. Onde posso tomar a vacina?
Caso esteja no grupo é só se dirigir ao posto de saúde mais próximo, caso não faça parte é só procurar um laboratório privado.
2 Comentários
oie
concordo