Foi em um sábado que eu conheci o querido Carlos Ruas! E acreditem… Foi jogando Imagem & Ação! Infelizmente ele estava no time adversário (hahaha). Quem nunca viu as tirinhas em que Deus é retratado de uma maneira tão peculiar e humanizada?
Carlos e seu blog, conhecido como “Um sábado qualquer…” conseguiram conquistar uma legião de fãs. A página oficial do blog no facebook tem mais de dois milhões de likes e é sempre atualizada com tirinhas de histórias, super criativas, recheadas de diálogos significativos, polêmicos e divertidos.
Agora você pode ler aqui um bate-papo com esse ilustrador cheio de talento:
Fala!: Qual é a melhor parte de ser cartunista?
Carlos: A melhor parte de ser cartunista é você ter que passar o resto de sua vida desenhando. As vezes me esqueço que isso leva o nome de “trabalho”.
Fala!: Pessoas que você admira como colegas de profissão e pessoas que você admira em geral?
Carlos: Newton disse que se ele viu longe é porque se apoiou em gigantes. Os meus gigantes antigos são Quino, Laerte, Angeli e Ziraldo, meus gigantes novos são Liniers, Fábio Coala e Will Tirando.
Fala!: Dá muito trabalho se colocar no lugar de Deus?
Carlos: Não, é muito fácil. É até divertido, me coloco no lugar dele sem dogmas, existem vários fatos polêmicos na Bíblia que a saída religiosa é dizer que “não podemos entender os mistérios de Deus, então com certeza existe um motivo para isso e somos muito inferiores para compreender”. Eu tento me colocar no lugar dele e imaginar o “por quê?” disso. Por exemplo, no dilúvio, quando Deus extermina toda a humanidade, coloquei ele bêbado, pois quando estamos bêbados fazemos besteiras, e não tinha nenhum amigo para impedir no momento, como ocorre em alguma festas. Isso explica muita coisa, então humanizo Deus. Difícil deve ser ele se colocar no nosso lugar.
Fala!: Como é geralmente o processo de criação dos personagens?
Carlos: Foi algo natural. Adoro estudar religião e mitologia, então quando resolvi abordar esse tema decidi que Deus seria meu personagem principal, já que moramos em um país cristão. Os outros personagens vieram naturalmente seguindo a cronologia Bíblica, Luci, Adão, Eva, Caim….
Acesse AQUI a página oficial de Um Sábado Qualquer no Facebook.
Acesse AQUI o site oficial de Um Sábado Qualquer.
Por: Laís Vilela – Fala!M.A.C.K
0 Comentários