Real Madrid, Manchester City, PSG e Chelsea abriram vantagem em seus confrontos na UEFA Champions League

Durante essa semana, aconteceram os jogos de ida das quartas de final da Champions League, dois jogos na terça, Real Madrid x Liverpool e Manchester City x Borussia Dortmund, e outros dois jogos nesta quarta, Bayern de Munique x PSG e Porto x Chelsea. No texto de hoje, vamos fazer uma análise dos jogos e decidir quem são os favoritos para avançar às semifinais.
Champions League: quartas de final
Manchester City 2×1 Borussia Dortmund

A partida de ida entre Manchester City e Borussia Dortmund foi disputada na terça-feira, às 16h, no Etihad Stadium, em Manchester. Na primeira etapa, conseguimos ver um domínio na posse de bola para a equipe inglesa, com mais de 60% de posse de bola, mas com um empate nas finalizações, 3 para cada lado. Mas, aos 19 minutos de jogo, em um contra-ataque mortal, Mahrez achou De Bruyne sozinho no meio da área e o belga só rolou para o fundo da rede para abrir o placar.
Na segunda etapa, o domínio dos Citizens continuou, com 58% de posse de bola e o dobro de finalizações, 8 contra 4. Mas quem marcou primeiro foi o Borussia, apenas aos 39 minutos, em uma linda trama entre Marco Reus e Haaland, e o camisa 11 apareceu cara a cara com Ederson e bateu colocado para colocar fogo na disputa. Apenas 6 minutos depois, De Bruyne achou um passe espetacular para Gundogan, que só rolou para Foden colocar os ingleses novamente na frente do placar.
Com esse resultado, o City viaja à Alemanha com a vantagem do empate, mas o time alemão tem a vantagem do gol qualificado, assim, podendo classificar-se com um simples 1×0. Conforme estatísticas, o City ainda é franco favorito para o confronto, e deve ganhar novamente no Signal Iduna Park, mas nunca podemos descartar um time que tem Haaland, Reus e Sancho, que deve voltar para o jogo de volta.
Real Madrid 3×1 Liverpool

Na outra partida da terça-feira, Real Madrid e Liverpool se enfrentam no Estadio Alfredo di Stefano, estádio da equipe de categorias de base do time merengue, já que o Santiago Bernabéu encontra-se em reformas. E com um primeiro tempo totalmente dominante, com 10 finalizações contra 0 do Liverpool, o time espanhol abriu o placar aos 27 minutos, quando Toni Kroos, com um lançamento genial, achou Vinicius Junior, que bateu forte na saída de Alisson.
O outro gol saiu aos 36 minutos, novamente com um lançamento do camisa 8, Alexander Arnold vacilou e bola sobrou para Asensio, que passou como quis pelo goleiro brasileiro e marcou um golaço. Na segunda etapa, o Liverpool voltou melhor e conseguiu diminuir a desvantagem aos 6 minutos, com Salah, mas não demorou muito tempo para o Real ampliar a vantagem novamente com Vinicius Junior, após uma bela troca de passes.
Com o resultado de 3×1 no jogo de ida, e também pelos desfalques do Liverpool, o Real Madrid tende a ser favorito para avançar à semifinal. Mas, como todos sabemos, o Liverpool adora aprontar em Anfield, porém, na fase que o time se encontra, sendo apenas o 8º na Premier League, acho difícil e improvável uma virada para os Reds.
Porto 0x2 Chelsea

Já em uma das partidas de quarta-feira, Porto e Chelsea se enfrentaram no Estádio Ramón Sanchez Pizjuan, em Sevilla, na Espanha, por conta das restrições devido ao coronavírus (a partida de volta também será disputada nesse estádio). E quem foi melhor na primeira etapa foi a equipe portuguesa, com 8 finalizações contra apenas uma dos Blues, que mesmo com apenas uma finalização, marcou o único gol nos 45 minutos, com uma jogada linda de Mason Mount, que saiu da marcação como quis e acertou um belo chute cruzado.
No segundo tempo, o jogo ficou bem mais equilibrado e a equipe inglesa teve apenas uma finalização a mais, 5 contra 4 do Porto. E o gol que praticamente selou a classificação do Chelsea saiu aos 40 minutos, quando Chilwell contou com uma falha da zaga, driblou o goleiro argentino Marchesín e empurrou a bola para o fundo da rede. Além disso, o time inglês contou com uma atuação muito boa do goleiro Edouard Mendy, que fez 5 defesas durante a partida.
Para mim, esse confronto é o que está mais perto de uma definição, com a vantagem de 2×0 para o Chelsea, além da diferença de elenco, podemos dizer que a equipe de Londres é a primeira classificada para a semifinal da UEFA Champions League 2020/2021.
Bayern de Munique 2×3 Paris Saint-Germain

E por último, o confronto mais esperado das quartas de final da Champions League, a reedição da final do ano passado entre PSG e Bayern. A partida de ida foi disputada na Allianz Arena, em Munique. E logo aos 3 minutos de jogo, após o Bayern acertar uma bola no travessão, Neymar armou um contra-ataque e deixou Mbappé sozinho frente a frente com Neuer, o francês finalizou em cima do goleiro alemão, que falhou e empurrou a bola pra dentro do gol.
Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Neymar achou um passe magistral com a perna esquerda para Marquinhos, que dominou como um exímio centroavante e tirou de Neuer para abrir uma grande vantagem para o time francês. Porém, 2 minutos depois, o zagueiro brasileiro, que vinha fazendo uma partida espetacular, sentiu a virilha e teve que ser substituído e isso mexeu com a partida. Porque, apenas 7 minutos depois, Pavard arrumou um cruzamento espetacular para Choupo-Moting, que diminuiu para o Bayern.
E na segunda etapa, o time de Munique voltou melhor e conseguiu o empate aos 15 minutos, quando em Kimmich cobrou uma falta com perfeição na cabeça de Thomas Muller, que bateu Keylor Navas e marcou seu 2º segundo gol nessa edição. Mas, apenas 8 minutos depois do gol bávaro, o PSG conseguiu mais um contra-ataque e com uma jogada digna de Neymar, Mbappé marcou seu segundo gol na partida e deixou o time francês em vantagem para o jogo de volta.
Esse é o confronto mais em aberto, na partida de ontem (7), o Bayern teve 35 finalizações na partida, contra apenas 6 do PSG, mas o goleiro costarriquenho Keylor Navas, com 10 defesas na partida, salvou em diversos momentos. O Bayern pode reverter o placar, principalmente depois do que vimos do PSG contra o Barcelona na partida de volta, e também pela provável ausência do Marquinhos.
Mas, basicamente, a maioria dos confrontos está em aberto e espero grandes jogos semana que vem, com a inversão das datas, Chelsea x Porto, em Sevilla, e PSG x Bayern, em Paris, se enfrentam na terça-feira (13) e Borussia Dortmund x Manchester City, em Dortmund, e Liverpool x Real Madrid, em Anfield, se enfrentam na quarta-feira (14). E na opinião de vocês, quem se classifica para a próxima fase?
_______________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta