UEFA Champions League: os jogos de ida das quartas de final
Menu & Busca
UEFA Champions League: os jogos de ida das quartas de final

UEFA Champions League: os jogos de ida das quartas de final

Home > Notícias > Esporte > UEFA Champions League: os jogos de ida das quartas de final

Real Madrid, Manchester City, PSG e Chelsea abriram vantagem em seus confrontos na UEFA Champions League

Champions League
Vinicius Junior e Mbappe, os grandes destaques dos jogos de ida. | Foto: Reprodução.

Durante essa semana, aconteceram os jogos de ida das quartas de final da Champions League, dois jogos na terça, Real Madrid x Liverpool e Manchester City x Borussia Dortmund, e outros dois jogos nesta quarta, Bayern de Munique x PSG e Porto x Chelsea. No texto de hoje, vamos fazer uma análise dos jogos e decidir quem são os favoritos para avançar às semifinais.

Champions League: quartas de final

Manchester City 2×1 Borussia Dortmund

UEFA Champions League
Phil Foden e De Bruyne foram os autores dos gols do City. | Foto: Andy Rain.

A partida de ida entre Manchester City e Borussia Dortmund foi disputada na terça-feira, às 16h, no Etihad Stadium, em Manchester. Na primeira etapa, conseguimos ver um domínio na posse de bola para a equipe inglesa, com mais de 60% de posse de bola, mas com um empate nas finalizações, 3 para cada lado. Mas, aos 19 minutos de jogo, em um contra-ataque mortal, Mahrez achou De Bruyne sozinho no meio da área e o belga só rolou para o fundo da rede para abrir o placar.

Na segunda etapa, o domínio dos Citizens continuou, com 58% de posse de bola e o dobro de finalizações, 8 contra 4. Mas quem marcou primeiro foi o Borussia, apenas aos 39 minutos, em uma linda trama entre Marco Reus e Haaland, e o camisa 11 apareceu cara a cara com Ederson e bateu colocado para colocar fogo na disputa. Apenas 6 minutos depois, De Bruyne achou um passe espetacular para Gundogan, que só rolou para Foden colocar os ingleses novamente na frente do placar. 

Com esse resultado, o City viaja à Alemanha com a vantagem do empate, mas o time alemão tem a vantagem do gol qualificado, assim, podendo classificar-se com um simples 1×0. Conforme estatísticas, o City ainda é franco favorito para o confronto, e deve ganhar novamente no Signal Iduna Park, mas nunca podemos descartar um time que tem Haaland, Reus e Sancho, que deve voltar para o jogo de volta.

Real Madrid 3×1 Liverpool

UEFA Champions League jogos
Vinicius Junior marcou dois gols e foi o melhor em campo. | Foto: Reprodução.

Na outra partida da terça-feira, Real Madrid e Liverpool se enfrentam no Estadio Alfredo di Stefano, estádio da equipe de categorias de base do time merengue, já que o Santiago Bernabéu encontra-se em reformas. E com um primeiro tempo totalmente dominante, com 10 finalizações contra 0 do Liverpool, o time espanhol abriu o placar aos 27 minutos, quando Toni Kroos, com um lançamento genial, achou Vinicius Junior, que bateu forte na saída de Alisson. 

O outro gol saiu aos 36 minutos, novamente com um lançamento do camisa 8, Alexander Arnold vacilou e bola sobrou para Asensio, que passou como quis pelo goleiro brasileiro e marcou um golaço. Na segunda etapa, o Liverpool voltou melhor e conseguiu diminuir a desvantagem aos 6 minutos, com Salah, mas não demorou muito tempo para o Real ampliar a vantagem novamente com Vinicius Junior, após uma bela troca de passes.

Com o resultado de 3×1 no jogo de ida, e também pelos desfalques do Liverpool, o Real Madrid tende a ser favorito para avançar à semifinal. Mas, como todos sabemos, o Liverpool adora aprontar em Anfield, porém, na fase que o time se encontra, sendo apenas o 8º na Premier League, acho difícil e improvável uma virada para os Reds.

Porto 0x2 Chelsea

Chelsea
Ben Chilwell e Mason Mount praticamente garantiram o Chelsea na semifinal. | Foto: Reprodução.

Já em uma das partidas de quarta-feira, Porto e Chelsea se enfrentaram no Estádio Ramón Sanchez Pizjuan, em Sevilla, na Espanha, por conta das restrições devido ao coronavírus (a partida de volta também será disputada nesse estádio). E quem foi melhor na primeira etapa foi a equipe portuguesa, com 8 finalizações contra apenas uma dos Blues, que mesmo com apenas uma finalização, marcou o único gol nos 45 minutos, com uma jogada linda de Mason Mount, que saiu da marcação como quis e acertou um belo chute cruzado.

No segundo tempo, o jogo ficou bem mais equilibrado e a equipe inglesa teve apenas uma finalização a mais, 5 contra 4 do Porto. E o gol que praticamente selou a classificação do Chelsea saiu aos 40 minutos, quando Chilwell contou com uma falha da zaga, driblou o goleiro argentino Marchesín e empurrou a bola para o fundo da rede. Além disso, o time inglês contou com uma atuação muito boa do goleiro Edouard Mendy, que fez 5 defesas durante a partida.

Para mim, esse confronto é o que está mais perto de uma definição, com a vantagem de 2×0 para o Chelsea, além da diferença de elenco, podemos dizer que a equipe de Londres é a primeira classificada para a semifinal da UEFA Champions League 2020/2021.

Bayern de Munique 2×3 Paris Saint-Germain

Neymar e Mbappé
Neymar e Mbappé decidiram a partida para o PSG. | Foto: Reprodução.

E por último, o confronto mais esperado das quartas de final da Champions League, a reedição da final do ano passado entre PSG e Bayern. A partida de ida foi disputada na Allianz Arena, em Munique. E logo aos 3 minutos de jogo, após o Bayern acertar uma bola no travessão, Neymar armou um contra-ataque e deixou Mbappé sozinho frente a frente com Neuer, o francês finalizou em cima do goleiro alemão, que falhou e empurrou a bola pra dentro do gol.

Ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, Neymar achou um passe magistral com a perna esquerda para Marquinhos, que dominou como um exímio centroavante e tirou de Neuer para abrir uma grande vantagem para o time francês. Porém, 2 minutos depois, o zagueiro brasileiro, que vinha fazendo uma partida espetacular, sentiu a virilha e teve que ser substituído e isso mexeu com a partida. Porque, apenas 7 minutos depois, Pavard arrumou um cruzamento espetacular para Choupo-Moting, que diminuiu para o Bayern.

E na segunda etapa, o time de Munique voltou melhor e conseguiu o empate aos 15 minutos, quando em Kimmich cobrou uma falta com perfeição na cabeça de Thomas Muller, que bateu Keylor Navas e marcou seu 2º segundo gol nessa edição. Mas, apenas 8 minutos depois do gol bávaro, o PSG conseguiu mais um contra-ataque e com uma jogada digna de Neymar, Mbappé marcou seu segundo gol na partida e deixou o time francês em vantagem para o jogo de volta.

Esse é o confronto mais em aberto, na partida de ontem (7), o Bayern teve 35 finalizações na partida, contra apenas 6 do PSG, mas o goleiro costarriquenho Keylor Navas, com 10 defesas na partida, salvou em diversos momentos. O Bayern pode reverter o placar, principalmente depois do que vimos do PSG contra o Barcelona na partida de volta, e também pela provável ausência do Marquinhos.

Mas, basicamente, a maioria dos confrontos está em aberto e espero grandes jogos semana que vem, com a inversão das datas, Chelsea x Porto, em Sevilla, e PSG x Bayern, em Paris, se enfrentam na terça-feira (13) e Borussia Dortmund x Manchester City, em Dortmund, e Liverpool x Real Madrid, em Anfield, se enfrentam na quarta-feira (14). E na opinião de vocês, quem se classifica para a próxima fase?

_______________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas