Home / Colunas / Turismo sustentável para quem?

Turismo sustentável para quem?

Por Thomás Augusto – Fala! Cásper

Meio ambiente e turismo tem passado por diversos conflitos, entretanto, algumas medidas surgem para apaziguar a situação. Seja por bem ou por mal.

Decretado pela ONU, 2017 foi considerado o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Nesse viés, a UNESCO promete que é possível aliar as duas coisas e chegar a uma situação equilibrada. Esse reconhecimento do turismo como uma indústria, muda os paradigmas de sua estrutura e o modo como se relaciona com a população mundial.

As práticas turísticas são conhecidas por serem grandes impulsionadoras da economia em diversos lugares do mundo. O retorno financeiro de praias paradisíacas e localidades históricas impulsiona o desenvolvimento e a manutenção de inúmeros cenários. Mas, se por um lado o movimento intenso de estrangeiros movimenta a economia, por outro, pode gerar atritos sociais e culturais intensos, além de riscos severos aos biomas naturais. Esse tipo de problema acontece não pela presença de estrangeiros, mas pelo excesso de pessoas de maneira descontrolada e insustentável.

Leia Mais

 

Confira também

Quem narra, manipula – seja com a caneta, seja com a câmera

Por Lígia de Castro – JornalismoJr ECA-USP     Um personagem anda por uma rua. A ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *