Tudo sobre os livros que deram origem à série 'Sombra e Ossos'
Menu & Busca
Tudo sobre os livros que deram origem à série ‘Sombra e Ossos’

Tudo sobre os livros que deram origem à série ‘Sombra e Ossos’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Tudo sobre os livros que deram origem à série ‘Sombra e Ossos’

O mais novo sucesso da Netflix, Sombra e Ossos, é baseado nos livros best-sellers da autora norte-americana Leigh Bardugo, que vem conquistando fãs desde 2012

A história é composta por três livros e acompanha Alina Starkov (Jessie Mei Li), sendo eles em ordem, Sombra e Ossos, Sol e Tormenta e Ruína e Ascensão, todos relançados pela editora Planeta agora, em 2021. Além desses livros, temos a presença de personagens da duologia que se passa no futuro, Six of Crows, publicada pela editora Gutenberg, porém que se passa no mesmo universo, Ravka. Um lugar inspirado pela cultura russa do século XIX com elementos fantásticos. 

Sombra e Ossos
Veja tudo sobre os livros que deram origem à série. | Foto: Reprodução.

Livros que deram origem à série Sombra e Ossos

Nessa primeira temporada de Sombra e Ossos, assim como no primeiro livro, acompanhamos Alina, uma órfã que trabalha para o primeiro exército como cartógrafa. Em Ravka, encontramos os Grishas, pessoas dotadas de magia como ar, água, fogo, alquimia e outros, esses fazem parte do segundo exército, comandado pelo General Kirigan, ou também conhecido como Darkling (Ben Barrnes). Em uma missão dentro da dobra, Starkov acaba descobrindo um poder que jamais imaginaria ter. Após a descoberta de seus poderes, Alina é levada para o pequeno palácio onde começa a treinar para controlar seus poderes e ser a salvação de Ravka.

Vale ressaltar que há muitos anos existe uma guerra por todo o continente, que tem como seu principal motivo a dobra das sombras, “uma cicatriz no mapa” que raramente conseguem atravessar. A dobra é um lugar escuro, com surgimento há mais tempo do que as pessoas possam se lembrar, onde existem os Volkras, monstros voadores que impedem a passagem de ambos os lados. Existe uma grande esperança que a Conjuradora do Sol um dia apareça e acabe com a dobra e, sendo assim, acabe com todas as questões políticas que envolvem esse problema. 

O livro, assim como a série, é espetacular e cativante do início até o fim e te faz querer ler o mais rápido possível. O universo não tem muitos detalhes e é fácil de compreender, o que faz com que o leitor e também o espectador não se percam em questões políticas e muitas explicações que confundam para entender a história. Assim como era de se esperar, a série teve suas mudanças no roteiro em relação ao livro, como colocar personagens de Six of Crows que têm livros próprios, que não se ligam diretamente com a história de Alina. No entanto, foi uma mudança boa e extremamente positiva, que colocou uma dose de humor que ninguém percebia que faltava nos livros de Sombras e Ossos.

Para os fãs de fantasia de autoras como Victoria Aveyard (A Rainha Vermelha) e Sarah J Maas (A Corte de Espinhos e Rosas) vão, sem dúvidas, amar conhecer esse universo mágico e único e também vão se apaixonar e torcer por todos esses personagens. Bom lembrar que existem rumores que, supostamente, a série já teria sido renovada para a segunda temporada e, em breve, a Netflix deve anunciar. Porém, enquanto esperamos o lançamento, recomendo ler e conhecer esses livros, que são favoritos para muitas pessoas.  

___________________________
Por Natasha Carpi – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas