Tudo sobre o Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil
Menu & Busca
Tudo sobre o Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil

Tudo sobre o Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Tudo sobre o Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil

No universo de Harry Potter, escrito por J.K. Rowling, há conhecimento de onze escolas de magias espalhadas pelo mundo e oito tiveram seus nomes divulgados. Nos filmes são citadas três: Hogwarts, Instituto Durmstrang e Academia de Magia de Beauxbatons, as outras são descritas no site oficial da saga, Wizarding World (antes Pottermore), sendo elas: Ilvermorny, Uagadou, Mahoutokoro, Koldovstoretz e Castelobruxo. 

Castelobruxo
Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil. | Foto: Reprodução.

Castelobruxo, a Escola de Magia do Brasil

Castelobruxo é a escola de magia localizada no Brasil, mais precisamente nas profundezas da Floresta Amazônica, e recebe alunos de toda América do Sul. O uniforme usado pelos alunos é descrito como verde claro brilhante e o idioma falado não foi revelado. Em Hogwarts e Ilvermorny, os alunos são divididos por casas, mas em Castelobruxo não. 

A escola foi fundada por volta do século X, quando o Brasil ainda era habitado apenas por indígenas, por isso não se sabe se originalmente o nome era Castelobruxo (de origem portuguesa) ou outra palavra em algum idioma falado pelos povos nativos. O prédio da escola tem a aparência de um templo, de pedras grandes douradas, formando uma construção quadrada e, assim como Hogwarts, também é usado um feitiço para quando trouxas avistarem o prédio, vissem apenas ruínas. 

Segundo o texto publicado originalmente no Pottermore (atual Wizarding World), em 30 de janeiro de 2016, Castelobruxo é administrado pela diretora Benedita Dourado e protegido por Caiporas, personagem do Folclore brasileiro. A escola faz intercâmbio para alunos europeus, pois Castelobruxo é especialista em herbologia e magizoologia, áreas que tratam de plantas e criaturas mágicas. 

A Escola foi citada pela primeira vez no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo. Na cena, Harry Potter conversa com seu amigo Rony Weasley, que diz que seu irmão Gui conversava com uma estudante do Brasil. Gui gostaria de ter feito um intercâmbio para Castelobruxo, mas a família Weasley não tinha condições financeiras para isso. 

No site, diz ainda que alguns ex-alunos de Castelobruxo se tornaram famosos, como Libartius Borage, famoso pocionista e escritor do livro Estudos Avançados no Preparo de Poções, livro usado por Harry Potter em um dos seus anos escolares, e o jogador de quadribol, João Coelho. 

Teoria 

Há uma teoria de que J.K. Rowling pode ter se inspirado na Lenda do Eldorado para escrever sobre a escola. Brevemente, a lenda fala sobre uma cidade repleta de ouro, localizada no meio da floresta e um príncipe que também tinha o corpo banhado a ouro. O formado do prédio da escola é frequentemente comparado ao templo da lenda. 

____________________________________
Por Maria Fernanda Farias Arival – Fala! Universidade Federal do Acre

Tags mais acessadas