Tudo sobre a misteriosa doença que surgiu no Cazaquistão
Menu & Busca
Tudo sobre a misteriosa doença que surgiu no Cazaquistão

Tudo sobre a misteriosa doença que surgiu no Cazaquistão

Home > Lifestyle > Saúde > Tudo sobre a misteriosa doença que surgiu no Cazaquistão

No início de mês, a China emitiu um alerta de que uma “pneumonia desconhecida“, com uma taxa de mortalidade maior do que a Covid-19, fez mais de 1700 vítimas no Cazaquistão nos primeiros seis meses de 2020.

Com isso, uma onda de desespero instaurou-se pelo mundo, devido à preocupação de acontecer uma possível nova pandemia. Só o coronavírus não é o suficiente para este ano?

doença Cazaquistão
Doença que surgiu no Cazaquistão gera alerta em população. | Foto: Reprodução.

Misteriosa doença que surgiu no Cazaquistão

O Ministério da Saúde do Cazaquistão negou as informações dadas pela China e as classificou como “fake news. Porém, há realmente um surto de pneumonia acontecendo no país.

Assim, uma parte da mídia relaciona o fato com o relaxamento das medidas de isolamento social por conta do Covid-19, e outra aponta para uma possível subnotificação dos casos confirmados da doença no país.

Ainda segundo o governo chinês, as autoridades cazaques já estão estudando essa suposta “pneumonia desconhecida”, mas que precisam tomar maiores medidas de contenção para impedir que ele se espalhe. O governo do Cazaquistão planeja divulgar novos dados sobre a doença ainda nos próximos dias.

“Pneumonia desconhecida” é um alerta falso?

Mas há alguns indícios de que esse seja um alerta falso. Há a possibilidade de todo pânico ter sido causado por conta de uma falha de natureza linguística, causada por um erro de tradução de um comunicado cazaque pelas autoridades chinesas.

De acordo com Wenxin Fan, jornalista do Wall Street Journal, as autoridades de saúde do Cazaquistão haviam publicado o comunicado sobre as atualizações de uma pneumonia comum, e a embaixada chinesa acabou adicionando a palavra “desconhecida” para descrever a doença sem qualquer base científica.

Nenhuma das versões ainda foram confirmadas por parte dos dois governos. Então, seguimos aguardando novas atualizações do caso para ver o que esperar ainda de 2020. Será que enfrentaremos uma nova pandemia mortal? Ou foi apenas um mal-entendido?

______________________________
Por Anna Casiraghi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas