Tipos de grãos de café: saiba escolher o seu!

Home > Lifestyle > Tipos de grãos de café: saiba escolher o seu!

O tipo do grão do café faz toda diferença no sabor e no aroma da bebida. Para que você aprecie da melhor maneira possível, conheça os diferentes tipos de grãos antes de comprar e preparar em casa, ou até mesmo de apreciar em outros lugares.

Café Robusta

É considerado um café mais amargo e com mais cafeína. Desenvolve-se bem em regiões de calor e com clima úmido, e também com altitudes baixas (até, aproximadamente, 600 metros).

A sua popularidade também se dá pela maior resistência às pragas, que são mais suscetíveis na versão arábica.

Café Arábica

O café Arábica é caracterizado por ter 50% menos cafeína e uma quantidade mais alta de açúcar. Os cafés mais caros são os das variedades provenientes desta espécie: Bourbon, Kona, Acaiá e Catuaí.

O café Bourbon tem notas mais “achocolatadas”, um aroma marcante e a acidez moderada. Pessoas que gostam de sabores leves e doces irão apreciar esta versão.

Já o café Kona é cultivado no Havaí e considerado uma versão gourmet para os bons apreciadores.

O café Catuaí deve ser cultivado em altitudes acima de 900 metros e é muito presente no Brasil. A versão tem uma doçura singular e a acidez moderada.

O café Acaiá é indicado para quem prefere um sabor suave, pois tem notas referentes às frutas e acidez média.

Referências: Grão Gourmet