Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Quem é esse time do Ajax?

Quem é esse time do Ajax?

Por Tayna Fiori – Faculdade Cásper Líbero

Durante a temporada 2018/2019 da Champions League, uma equipe com histórico campeão vem construindo história novamente. Esse time, que derrotou gigantes como Juventus e Real Madrid, é conhecido popularmente como Ajax Amsterdam. De origem holandesa, com nome completo de Amsterdamsche Football Club Ajax, foi fundado em 18 de março de 1900; e neste ano, pode ser considerado a nova zebra do campeonato, apesar de ser um dos três maiores da Holanda. A surpreendente equipe é uma das únicas três europeias, junto com Bayern München e Juventus, a conquistar todos os campeonatos do continente.

            Passar pela Juventus de Cristiano Ronaldo e o Real Madrid de Modric foi um grande feito para o time, que levou para casa a última Champions League na temporada 94/95, quando ganhou a partida contra o Milan de 1×0. O Ajax chegou à sua última final do mesmo campeonato em 95/96, mas perdeu o jogo contra a própria Juventus, nos pênaltis. O time possui muita história, entretanto, pela falta de poder aquisitivo, acaba por não se destacar dentro dos campeonatos europeus mais elitizados.

Atualmente, os jogadores disputam a vitória no Campeonato Holandês, conhecido como Eredivisie.  Com uma equipe considerada mais nova, mas mantendo alguns experientes, o Ajax mantém sua força na Europa. Poderia tornar-se um novo começo de uma história de glória? Não é possível dizer ainda. No entanto, ter passado por tudo que passou, já indica uma grande vitória.

Fonte: divulgação

            Retornar ao auge dos tempos antigos pode ser difícil, mas não impossível. O caminho para isso talvez seja estruturar um time mais jovem, com jogadores da base, como o próprio Ajax fazia, antigamente. A equipe tornou-se mais rápida e competitiva sob comando do técnico Erik Ten Hag. Com apenas 49 anos, Erik teve a oportunidade de organizar um bom time, que iniciou com conquistas pequenas, mas que agora quer algo maior. O grupo, em conjunto, tem uma boa quantidade de gols por jogo. Com somente quatro derrotas, o Ajax hoje tem grandes possibilidades pela Eredivisie e, quem sabe, contra o Tottenhan na primeira partida que acontecerá hoje, terça-feira, dia 30/04/2019.

            Sem grandes destaques na escalação, o time conta com o brasileiro David Neres, com Matthijs de Ligt, Donny Van de Beek e Frenkie de Jong. David, o atacante de 22 anos, está fazendo uma boa temporada e ajudando no crescimento de seu time, como todos os outros. O jovem, ex São Paulo, fez 8 gols e 8 assistências em 29 partidas pelo campeonato Holandês. O jogador vem sendo muito comentado em jogos do Ajax, ganhando muito destaque pela Europa.

David Neres
Foto: reprodução/Goal

Entre os outros destaques, Matthijs de Ligt, mais conhecido como De Ligt, é o capitão do time. Atuando pela posição de zagueiro, o garoto já conquistou o prêmio Golden Boy, em 2018, e se tornou o primeiro e único defensor com esse troféu. Com apenas 19 anos, tem tudo para crescer em sua carreira futebolística. De Ligt afirmou que não pensa em especulações para seu futuro e deseja jogar seu futebol, mesmo estando na mira de Juventus e Barcelona.

            Falando na mira de times como Barcelona, está o meio-campista Donny Van de Beek. Com 22 anos nas costas, possui 9 assistências somente nesta temporada da Eredivisie. Atuando pela seleção Holandesa, o nome do garoto manteve-se como pauta nos últimos tempos.

Donny Van de Beck
Foto: reprodução/FMInside

Fora da mira e já contratado para a próxima temporada, Frenkie de Jong faz seus últimos jogos pelo Ajax. Iniciará, na próxima temporada, no Barcelona, o famoso time espanhol. O crescimento na carreira do jovem de 21 anos é notável, o garoto também atua pela seleção Holandesa, e tende a progredir sempre mais. Frenkie pode se tornar destaque das grandes equipes europeias.

            Em meio a tantas pequenas conquistas, grandes vitórias podem estar para chegar. O Ajax só precisa ganhar do Tottenhan nos dois confrontos para chegar à final da Champions League e ter a chance de conquistar a vitória após 24 anos de jejum no campeonato. É provável que esses sejam os últimos confrontos desse modo de estrutura do time. A grande parte dos atuantes (jogadores e comissão técnica) são pautas em clubes europeus. Com a chance de ter que reestruturar um novo time, o Ajax deve aproveitar ao máximo enquanto ainda há atuação em suas mãos. Mesmo se o Ajax perder a UEFA Champions League, uma coisa já é certeza: esse time já ficou para história, e está na boca do povo.

1 Comentário

  1. Roberto Gonc
    5 meses ago

    O Ajax formou um time de garotos, com um custo barato (dentro do padrão europeu), e conseguiu fazer frente às grandes equipes do continente… Na minha opinião, o time holandês não levará a taça da Champions, mas deu uma lição aos seus concorrentes, no que diz respeito ao planejamento correto de seus objetivos e a busca minuciosa de peças essenciais à equipe

Tags mais acessadas