Tiana: Saiba tudo sobre a primeira princesa negra da Disney
Menu & Busca
Tiana: Saiba tudo sobre a primeira princesa negra da Disney

Tiana: Saiba tudo sobre a primeira princesa negra da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Tiana: Saiba tudo sobre a primeira princesa negra da Disney

Tiana, a protagonista de A Princesa e o Sapo (2009), é a nona princesa da Disney. A jovem, no entanto, é a primeira personagem negra desenvolvida pelo estúdio. Sua história foi inspirada no conto de fadas O Príncipe Sapo, escrito pelos Irmãos Grimm, em 1812.

Tiana, protagonista de A Princesa e o Sapo, é a primeira princesa negra da Disney.
Tiana, protagonista de A Princesa e o Sapo, é a primeira princesa negra da Disney. | Foto: Reprodução.

O longa-metragem e a personagem, contudo, se envolveram em diversas controvérsias durante os anos, com estudiosos afirmando que A Princesa e o Sapo reforçam preconcepções racistas norte-americanas.

Princesa Tiana – A primeira jovem negra da Disney

Tiana é a primeira princesa negra a integrar a franquia Princesas da Disney e a segunda personagem norte-americana a ganhar destaque em um filme. O longa, entretanto, foi acusado diversas vezes de racismo, por reforçar estereótipos da população negra norte-americana.

Um dos exemplos são os nomes dos pais de Tiana, Maddy e Addy. Segundo especialistas, a sonoridade do nome da mãe da princesa se assemelha a Mammy, palavra utilizada para denominar as escravas negras, enquanto Addy seria um nome comum entre os escravos.

Outra controvérsia que foi associada à A Princesa e o Sapo é a imagem do voodoo. O personagem Dr. Facilier, o vilão da história, utiliza essa prática religiosa para enfeitiçar e prejudicar os personagens do filme. Voodoo ou vodum, é uma tradição religiosa africana e a comunidade negra luta para desvincular essa imagem negativa desta religião.

A princesa Tiana também foi utilizada para uma campanha de melancias. Esta associação, no entanto, também possui cunho racista, pois reforça o preconceito da melancia, que afirma que afro-americanos possuem um desejo insaciável pela fruta.

Qual o significado do nome Tiana?

De origem grega, o nome Tiana significa princesa. Sua versão em latim, no entanto, possui o significado de “semelhante ao pai”, “sagrada”. O nome é derivado dos nomes Tatiana e Sebastiana, que possuem origens e significados distintos.

A escolha do nome Tiana para a protagonista de A Princesa e o Sapo foi proposital. Durante o conto, homônimo ao filme, a jovem é citada apenas como “a princesa” e, em referência a personagem principal, a protagonista possui um nome com tal significado, fazendo referência à personagem original.

Ficha Técnica – Princesa Tiana

Nome: Princesa Tiana
Nacionalidade: Americana
Idade: 19 anos
Altura: 1,70m
Cor do cabelo: Castanho Escuro
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Negra
Cor do vestido: Verde

Origem

A narrativa de A Princesa e o Sapo é baseada no romance de E. D. Baker, The Frog Princess. Esta história, contudo, baseia-se no conto de fadas escrito por Jacob e William Grimm, em meados de 1812, intitulado O Príncipe Sapo.

Os criadores do longa, Ron Clements e John Musker, afirmaram que a escolha da versão de E. D. Baker foi excelente, pois a história une os elementos originais do conto com uma reviravolta impressionante, após beijar o sapo, a princesa também vira um.

A história retratada pelos Irmãos Grimm, no entanto, é mais antiga do que imaginamos. A primeira referência ao conto é datado no período do Império Romano. No livro Satíricon, de Petrónio, há um capítulo dedicado a essa história.

O Príncipe Sapo – Por William e Jacob Grimm

Há muito tempo, havia um rei que tinha filhas muito belas. A mais jovem, contudo, destacava-se por sua beleza, diziam que o sol a beijava todas as manhãs, para que seu brilho fosse conservado. Não havia menina mais bela em todo o reino que a caçula do rei.

Nos dias de verão, a princesa ia até o bosque e se sentava próxima a uma bonita fonte. Seu passatempo favorito era brincar com sua bola de ouro, seu brinquedo preferido. Um belo dia, enquanto jogava sua bola, a princesa deixou o brinquedo cair no chão e rolar até uma pequena lagoa próxima ao local. A bola afundou na lagoa, que era pequena, porém, muito funda. A princesa caiu no choro, pois acreditava que nunca mais veria seu querido brinquedo.

A jovem, então, ouviu uma voz que a chamava e questionava o motivo de sua tristeza. Ela explicou o que havia acontecido com sua bola e, enquanto respondia, procurava quem falava com ela. A princesa percebeu que a voz vinha do pequeno sapo que estava próximo a lagoa.

O sapo oferece à princesa ajuda e afirma que irá recuperar a bola no fundo do lago, contudo, iria pedir outra coisa em troca. A jovem, desesperada por seu brinquedo, decidiu que faria qualquer coisa por ele, caso sua bola fosse recuperada.

O conto O príncipe Sapo, de Jacob e William Grimm.
O conto O Príncipe Sapo, de Jacob e William Grimm. | Foto: Reprodução.

O animal pede que ela deixe-o brincar com ela e sua bola, sendo seu companheiro de brincadeiras. A jovem acha o pedido um absurdo, mas acredita que poderia enganar o sapo para que pegasse a bola e ela não precisasse tê-lo como companheiro.

Eles fecharam um acordo e o sapo nada até o fundo da lagoa e retorna com a bela bola de ouro da princesa. Ela recupera seu brinquedo e, como havia pensado, não cumpre com sua parte, fugindo do local com sua bola e deixando o sapo sozinho. O animal fica muito chateado com a traição da princesa.

Na noite seguinte, durante o jantar, a princesa ouve alguns barulhos e o sapo a chamando. Ela fica muito assustada e quando o rei percebe, pergunta o que havia acontecido. A jovem explica o que aconteceu e diz ao rei sobre sua promessa. O rei, chateado com sua filha, diz que todas as promessas feitas devem ser cumpridas e manda a jovem tornar o sapo seu companheiro de brincadeiras. O sapo entrou no castelo, sentou-se à mesa, jantou no mesmo prato que a princesa e foi dormir em seus aposentos.

A princesa começou a chorar, pois não queria um animal tão horroroso como companheiro. O rei brigou novamente com a jovem, dizendo que não poderia ignorar alguém que lhe ajudou tanto quando precisou. Dito isso, ela colocou o animal em sua cama.

Quando seu pai saiu do aposento, ela pegou o sapo e o jogou contra a parede, uma atitude raivosa. Quando o animal caiu no chão, porém, não era mais o sapo, mas, sim, um belo príncipe. O rapaz explicou que foi enfeitiçado por uma bruxa e que a única maneira de ser liberto era passar um tempo com a princesa que iria casar.

Na manhã seguinte, os criados do príncipe foram buscá-lo e ele e a princesa foram juntos a seu reino. O servo do jovem rapaz, desesperado, havia colocado faixas de ferro em seu coração enquanto o príncipe era um sapo e, agora, com seu senhor de volta, as faixas se romperam e seu coração ficou livre. E todos, juntos, viveram felizes para sempre.

Aparência e personalidade da Princesa Tiana

A Princesa Tiana é uma jovem de 19 anos, negra, com grandes olhos castanhos e brilhantes, alta e magra. Em sua descrição, seu sorriso é sempre exaltado, como brilhante e encantador. A jovem, durante seu longa-metragem, utiliza três roupas distintas, sendo um uniforme com avental (pois trabalha em uma cozinha), um vestido azul e brilhante e um verde e bufante.

A princesa Tiana é alta e tem olhos grandes e castanhos.
A princesa Tiana é alta e tem olhos grandes e castanhos. | Foto: Reprodução.

Sua personalidade é descrita como a de uma mulher forte, confiante e independente, que luta sempre pelo que deseja e pelo que é justo. Sempre ocupada com seu trabalho, não tem tempo para romances, contudo, se apaixona por Naveen, enquanto estão juntos como sapos.

A princesa Tiana é descrita como uma jovem determinada, que busca o sucesso em seu trabalho, equilibrando as coisas que ama: seus amigos, o amor, a diversão e a liberdade.

Poderes e Habilidades

Assim como outras princesas, a princesa Tiana não possui poderes ou habilidades mágicas. Além disso, diferente de outras personagens que desenvolveram a habilidade de compreender e se comunicar com animais, a jovem não possui aptidão semelhante. Quando se comunica com Naveen, ambos falam a mesma língua, pois o sapo não está coachando, mas, sim, falando inglês. A grande prova é que a amiga de Tiana, assim como ela, compreende o que o sapo fala.

Quando Tiana se transforma em sapo também, ela se comunica com Naveen em inglês e, como um animal, consegue compreender o que os outros falam, como, por exemplo, o vagalume e jacaré que conhece durante a história. Essa comunicação só é possível porque a princesa se tornou um bicho também.

Filmes e Séries

A Princesa e o Sapo

Tiana é a personagem e protagonista da animação A Princesa e o Sapo. Sua história, contudo, é narrada em apenas uma animação, sem continuações. Durante seu longa, a jovem Tiana é uma garçonete em Nova Orleans e sonha em abrir o seu próprio restaurante, dando continuidade ao sonho de seus pais.

A jovem se depara com Naveen, um príncipe que foi transformado em sapo pelo malvado Dr. Facilier. O jovem procura uma moça disposta a beijá-lo e quebrar a maldição, contudo, quando a futura princesa Tiana o beija, ela vira um sapo. Os dois embarcam em uma aventura para reverter o feitiço e derrotar o grande vilão.

Outras Aparições da Princesa Tiana

Além de estar presente nos produtos da franquia Princesas da Disney, Tiana aparece em outros materiais da empresa. Uma de suas participações mais marcantes é na animação Princesinha Sofia, onde a princesa Tiana faz uma aparição no episódio O Presente de Inverno.

Durante esse episódio, Sofia está ajudando um jovem fauno a quebrar uma maldição e a protagonista de A Princesa e o Sapo vai até a menina para pedir ajuda e acaba por resolver, junto com Sofia e o fauno, o problema que está ocorrendo na região.

A Princesa Tiana também participa dos shows Tiana’s Showboat Jubilee, Celebrate a Dream Come True Parade, Once upon a Dream Parade e do Disney’s World of Color, que ocorrem nos parques da Disney pelo mundo. Atualmente, o Splash Mountain, atração do Magic Kingdom, possui como tema o filme A Princesa e o Sapo, pois o brinquedo sofreu com diversas críticas por ter como tema um desenho racistas.

História do Filme A Princesa e o Sapo

Tiana é uma jovem que vive na cidade de Nova Orleans e sonha um dia abrir um restaurante, inspirada por seu falecido pai. Em nome desse sonho ela abre mão de tudo mais que a vida tem a oferecer, trabalhando arduamente dia após dia para conseguir realizá-lo, o que preocupa sua mãe, que costura para famílias ricas, como a da mimada Charlotte. Tiana sabe cozinhar e dar valor ao trabalho, o que aprendeu com seu pai que trabalhava duro como cozinheiro. De origem humilde, a futura princesa Tiana sempre se esforçou para juntar dinheiro e, enfim, poder montar seu próprio negócio, no entanto, ao longo do tempo, ela foi se esquecendo do que é realmente importante.

Quando o Príncipe Naveen está de visita a Nova Orleans, Charlotte percebe nele a chance de se casar e tornar real o sonho de ser uma princesa, para isso, realiza uma festa ao nobre, e chama a amiga Tiana para preparar a comida. O jovem, porém, foi deserdado por seus pais por causa da sua vida boêmia. Percebendo isso, o sinistro e carismático Dr. Facilier o oferece um acordo, para evitar o trabalho e manter o seu estilo de vida luxuoso e acaba lançando uma magia que transforma Naveen em um sapo. Para desfazer o feitiço, o príncipe precisará convencer uma princesa a lhe dar um beijo. Disposta a ajudar, Tiana beija o sapo e acaba se transformando em uma rã e, juntos, os dois terão que encontrar um meio de desfazer o encanto.

Naveen pede que Tiana, para ele uma princesa, beije-o e quebre o encanto.
Naveen pede que Tiana, para ele uma princesa, beije-o e quebre o encanto. | Foto: Reprodução.

Cruzando as florestas e pântanos da Louisiana, eles conhecem Louis, um grande músico que não consegue agradar o público por ser um enorme crocodilo, e Ray, um romântico e apaixonado vagalume. O grupo vai ao encontro da Mama Odie, que poderá ajudá-los com o feitiço. Depois de muitas peripécias, no final ao lado da futura princesa, Naveen aprende que o dinheiro não é tudo na vida e que precisa do amor e de seus amigos, ele se apaixona por Tiana e descobre uma grandeza de espírito que desconhecia.

O príncipe Naveen e a princesa Tiana se beijam e retornam à forma humana, provando que apenas um verdadeiro beijo de amor pode quebrar um feitiço daquele. Os dois se casam e juntos abrem o tão sonhado restaurante em Nova Orleans, chamado Palácio de Tiana.

Quando se passa a história de Tiana?

A animação A Princesa e o Sapo se passa no século XX, entre os anos de 1916 e 1926. Sua história é toda ambientada em Nova Orleans, cidade localizada no sul dos Estados Unidos. A escolha do local é proposital, pois a cidade é conhecida pela influência da cultura africana e do povo negro norte-americano.

O conto escrito por William e Jacob Grimm, no entanto, se passa no período medieval e sua localidade não é precisa. Além disso, os irmãos recolhiam esses contos em países distintos da europa, dificultando a origem dessa história.

Príncipe da Disney – Naveen

Naveen, príncipe de A Princesa e o Sapo, é o par romântico de Tiana, sendo transformado em sapo por Dr. Facilier e libertado pela jovem. O rapaz, que possuía título de nobreza, é deserdado por seus pais e deixa de ser um príncipe, sendo chamado ao longo do filme apenas por seu nome.

Naveen, o príncipe de Tiana em A Princesa e o Sapo.
Naveen, o príncipe de Tiana em A Princesa e o Sapo. | Foto: Reprodução.

O príncipe de Tiana é um rapaz de 21 anos, alto, forte, de pele negra, cabelos escuros e olhos castanhos. Com um sorriso encantador, Naveen está entre os príncipes da Disney mais bonitos. Descrito como um galanteador, boêmio e imaturo, o rapaz aprende uma grande lição após se tornar sapo, a humildade.

Quando ele e Tiana retomam sua forma humana, eles se casam e juntos vão morar em Nova Orleans e vivem o sonho da princesa, um restaurante só seu.

Vilão da Disney – Dr. Facilier

Dr. Facilier, ou O Homem da Sombra, é o grande vilão de A Princesa e o Sapo. O bruxo é o responsável por transformar o príncipe Naveen em sapo e, consequentemente, a princesa Tiana. O objetivo do vilão é governar a cidade americana com a ajuda de seus “amigos do outro lado”.

vilão A Princesa e o Sapo
Dr. Facilier é o grande vilão de A Princesa e o Sapo. | Reprodução.

O bruxo, muito poderoso, é descrito como um homem mau e irônico, que usa de truques para enganar suas vítimas. Frequentemente, o Dr. Facilier é comparado com Úrsula ou Hades, por seu senso de humor e por suas maldades. O vilão é um homem alto, com olhos violetas brilhantes, um sorriso assustador e muito magro.

O Homem da Sombra utiliza uma cartola muito grande, um longo casaco e um colar com dentes.

Curiosidades

  • O nome do filme, originalmente, seria A Princesa Sapa, contudo, muitos criticaram o título, afirmando que era extremamente racista.
  • Tiana foi a primeira princesa a ser lançada no século XXI, pois a última personagem havia sido Mulan, em 1998.
  • O vagalume Ray é uma homenagem ao músico Ray Charles. Além disso, outros elementos apresentados no filme fazem referências e homenagens à cultura de Nova Orleans e ao jazz.
  • Assim como Ray, o crocodilo Louis é uma homenagem ao músico Louis Armstrong.
  • A princesa Tiana é a primeira e única princesa com covinhas produzidas pela Disney.

Ficha Técnica – A Princesa e o Sapo

Título Original: The Princess and the Frog
Duração: 1h38min
Lançamento: 11 de dezembro de 2009
Distribuidora: Walt Disney Studios e Motion Pictures
Dirigido por: Ron Clements e John Musker
Classificação: Livre
Gênero: Família, Comédia, Fantasia, Animação, Musical
País de Origem: EUA

__________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas