Tiago Leifert: o que é a Leifertização e como ela impactou a TV
Menu & Busca
Tiago Leifert: o que é a Leifertização e como ela impactou a TV

Tiago Leifert: o que é a Leifertização e como ela impactou a TV

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Tiago Leifert: o que é a Leifertização e como ela impactou a TV

Tiago Leifert foi responsável por grandes quebras de padrões no formato do jornalismo da Rede Globo

Tiago Leifert, um dos grandes nomes do entretenimento da Rede Globo, é apresentador dos campeões de audiência como o Big Brother Brasil e The Voice Brasil. Mas, antes de ir para o entretenimento, Tiago atuou na área esportiva, e lá foi responsável por grandes mudanças nos formatos do jornalismo da Globo, principalmente no esporte.

tiago leifert
Atualmente, Leifert está à frente do programa Big Brother Brasil. | Foto: Reprodução/Globo.

Tiago Leifert: carreira

Formado em jornalismo e psicologia na Universidade de Miami, Tiago iniciou sua carreira como Trainee na rede de televisão norte-americana NBC. Passou alguns anos trabalhando em filiais da Globo e a apresentando algumas matérias no Esporte Espetacular. Em 2008, ele foi escalado para cobrir as Olimpíadas de Pequim (2008) e, após isso, foi chamado para ser editor-chefe e apresentador do Globo Esporte SP.

Após algum tempo como âncora do programa esportivo, Tiago introduziu algumas mudanças em seu formato. O jornal esportivo da Globo abandonou os trajes sérios (terno e gravata) e passou a adotar um visual mais casual, com o apresentador usando camiseta, calça jeans e tênis. Uma linguagem um pouco menos formal e mais bem humorada, com bordões e quadros de humor que também passaram a fazer parte do programa, que era exibido na hora do almoço. Foi uma forma muito inteligente de chamar outros públicos para o programa. Os visuais menos sérios e o humor do programa chamou a atenção do público mais jovem, agregando na audiência do programa.

Essas mudanças não foram bem vistas no início por alguns dos “chefes” da Rede Globo, como o próprio apresentador falou em algumas ocasiões, a mais especial em sua despedida do Globo Esporte, no ano de 2015. 

Leifertização
Tiago em sua despedida do Globo Esporte, após desabafo, “passando a vez” para Ivan Moré. | Foto: Reprodução/UOL.

O que é Leifertização

O termo “Leifertização” representa essa mudança nos padrões do jornalismo esportivo, trazendo um ar mais cômico e menos sério para o estilo (que é utilizado até hoje). Ao mesmo tempo em que muitos espectadores e profissionais apoiaram esse movimento, muitos também o criticaram, como o jornalista esportivo Juca Kfouri, que em entrevista ao programa Voz Ativa, no ano de 2018, criticou esse fenômeno, falando do excesso de gracinhas presentes nas produções jornalísticas atualmente. 

Mesmo que criticado por alguns, a emissora seguiu com esses novos padrões de Tiago Leifert e, até os dias de hoje, os telejornais esportivos da Globo usam os recursos cômicos e menos formais, para trazer o esporte de forma mais leve, despertando o interesse em vários públicos. 

__________________________
Por Lucas Teixeira de Oliveira – Fala! Metodista

Tags mais acessadas