TI: dicas para seguir a profissão em 2021
TI: dicas para seguir a profissão em 2021

Home > Universidades > TI: dicas para seguir a profissão em 2021

A Tecnologia da Informação (TI) avança em uma velocidade que é difícil acompanhar para quem não a vive diariamente. Essa dinâmica faz do profissional da área um trabalhador em constante aprendizado. Ou seja, se você acha que vai repetir tarefas diariamente, essa não é a carreira que deve seguir.

Os sistemas digitais estão presentes em quase todos os setores da economia. Uma pequena parcela ainda não é atendida, mas isso deve ser implementado muito em breve.

Por exemplo, nos últimos anos, temos o avanço dos carros inteligentes, a aplicação da prova do Enem em formato digital, o auxílio emergencial expandindo as contas digitais para milhares de brasileiros, a implementação da LGPD. Ufa!

Estas novidades recentes viram a cabeça dos profissionais de Tecnologia da Informação para implementar sistemas inteligentes, seguros, estáveis e efetivos para auxiliar nas demandas diárias da população.

Logo, quem quer entrar nessa carreira, a melhor chance é já se adaptar e obter conhecimento sobre essas novidades, já que o mercado é carente de profissionais de TI.

TI
A Tecnologia da Informação está presente no nosso dia a dia. | Foto: Reprodução.

Dicas para estudar TI

A primeira dica que eu posso dar para quem deseja estudar TI em 2021 é escolher um curso técnico em sua região dentro de uma das milhares de formações possíveis e entrar no mercado. Essa experiência profissional vai te ajudar a definir qual será a carreira da sua graduação.

Entre as diversas áreas possíveis, abaixo exemplifico algumas:

• Testers (Profissional de qualidade)
  • Gestão de redes de computadores
  • Gestão de Tecnologia da Informação
  • Desenvolvedor de games
  • Desenvolvedor de CRM para empresas
  • Ciência da Computação
  • Engenharia da Computação
  • IoT (Tecnologia das coisas)
  • Cientista de dados
  • Detetive digital
  • Profissional de Cyber Segurança
  • Engenheiro de software

Já vale adiantar que todo profissional de Tecnologia da Informação terá que lidar com termos técnicos em inglês e, por vezes, terá que buscar suporte para algum software em atendimento ou fórum neste idioma. Logo, dominar ou ter o mínimo de conhecimento da língua vai te abrir portas no mercado profissional.

Não podemos esquecer que o avanço das aplicações mobile já geram demandas para mais de 80% da população brasileira. Logo, ter conhecimento em desenvolvimento para esta plataforma também garantirá boas oportunidades, não apenas no mercado nacional, mas também no exterior.

Um estudo divulgado recentemente pela consultoria Robert Half aponta que cargos relacionados à área da tecnologia têm rendimento médio mensal acima de dois dígitos. Ou seja, as empresas pagam bem por um ótimo profissional de TI, mas a tarefa para chegar lá não é tão simples. Exige dedicação e também uma boa formação.

Para conseguir ter uma excelente formação teórica, a melhor opção é avaliar quem se destaca na oferta desse curso. O Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados do país, junta todas as graduações em uma única avaliação chamada de computação. Nela, as melhores faculdades públicas do Brasil são:

• Unicamp
  • UFMG
  • UFRGS
  • UFRJ
  • UFPE

Já em instituições particulares, os destaques são:

• PUC-Rio
  • PUC-Minas
  • PUC-RS
  • Mackenzie
  • PUC-PR

O que estudar em TI?

A área é uma das mais amplas, o que permite ao profissional ter uma dinâmica diferenciada em sua rotina. Por ter uma oportunidade de formação tecnológica, o interessado por optar por um curso mais rápido e depois conseguir uma graduação e seguir para especializações.

Pensando que o inglês é item primordial na área e que o profissional de TI vai fazer uma formação paralela ao idioma, no curso de Tecnologia da Informação ele pode aprender sobre:

• Funcionamento do marketing digital e comércio eletrônico
  • Sistemas integrados de gestão
  • Auditoria de sistemas
  • Redes de computadores e demais equipamentos
  • Gestão de projetos
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Análise e desenvolvimento de algoritmos
  • Operação de banco de dados
  • Probabilidade e estatística
  • Segurança digital

Ficou interessado na área? Encontre um amigo que já trabalha no setor e peça a ele recomendações. Se puder, frequente também alguma feira/ evento ou palestra com profissionais de Tecnologia da Informação para eliminar outras dúvidas.

Depois de entender como estudar TI em 2021 e algumas características da atividade, aproveite e leia também:

Reino Unido veta uso de equipamentos da Huawai em rede 5G

Por Mayk Souza – Fala! Anhembi