Thanksgiving ou Ação de Graças: saiba mais sobre a data no Brasil
Menu & Busca
Thanksgiving ou Ação de Graças: saiba mais sobre a data no Brasil

Thanksgiving ou Ação de Graças: saiba mais sobre a data no Brasil

Home > Entretenimento > Cultura > Thanksgiving ou Ação de Graças: saiba mais sobre a data no Brasil

Hoje, quinta feira (26), é o Thanksgiving ou Ação de Graças, um feriado nacional nos Estados Unidos e no Canadá. A data é comemorada nos países, respectivamente, na última quinta-feira de novembro e na 2ª segunda-feira de outubro para celebrar as boas coisas que ocorreram no ano.

No Brasil, Thanksgiving é uma data nacional, porém não muito celebrada ou conhecida pelo povo brasileiro. Por isso, saiba qual a origem da data nos países estrangeiros e compreenda como chegou ao Brasil.

Thanksgiving: o que é?

Thanksgiving, em português Ação de Graças, é uma data para celebrar as coisas boas do ano. Cada pessoa comemora as graças que lhes foram concedidas, geralmente, comemoradas em família com ceias fartas e uma grande festa. Nos Estados Unidos, a data é um feriado nacional, comemorado na última quinta-feira do ano.

Historicamente, a data celebra as colheitas fartas dos americanos, que após invernos rigoroso e com comida escassa, colhiam em abundância nas próximas estações do ano. De acordo com a história americana, o primeiro Thanksgiving foi celebrado por peregrinos e índios após uma colheita próspera que ajudou todos a se alimentarem. O banquete de Ação de Graças é sempre repleto de comidas clássicas da época, como Peru, torta de abóbora, milho, entre outros. Todos esses alimentos representam os que estavam na primeira ceia do país.

A primeira Ação de Graças é datada do século XVII, em 1621, no estado de Massachusetts. Contudo, a data só foi reconhecida como feriado nacional americano no século XIX, durante o mandato de Abraham Lincoln.

Thanksgiving
A primeira ceia de Ação de Graças ocorreu no século XVII. | Foto: Barney Burstein/Corbis/VCG/Getty Images.

No Canadá, a data é comemorada um mês antes que nos Estados Unidos, na 2ª segunda-feira, para celebrar as colheitas locais. O costume se popularizou durante o período de colonização canadense para celebrar o alimento que era colhido. O costume era realizado por colonizadores franceses no país e ganhou características americanas após a Revolução Americana, pois o povo que ainda era fiel à coroa Inglesa se mudou para o Canadá, colônia da Inglaterra.

Ação de Graças no Brasil

A data é comemorada no Brasil no mesmo dia que nos Estados Unidos, e isso não é uma coincidência, pois, desde o início, o País se baseou na data americana para constituir sua comemoração. Quem idealizou a data foi Joaquim Nabuco, Embaixador brasileiro em Washington.

De acordo com documentos históricos, em 1909, após uma Missa Pan-Americana para celebrar o Thanksgiving, o Embaixador idealizou que a data se tornasse universal e integrasse a cultura de todos os povos. Ao sair do evento, Nabuco formulou publicamente seu desejo.

Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus.

Joaquim Nabuco.

No dia 17 de novembro de 1949, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu, por meio da Lei número 781, o Dia Nacional de Ação de Graças. Em 1965, a data foi regulamentada por meio do decreto de número 57.298 e, em setembro de 1966, foi declarado que a data fosse comemorada no mesmo dia que os americanos (na 4ª quinta-feira de novembro).

Porém, a data nunca se tornou um feriado nacional e não é lembrada ou comemorada pelos brasileiros. Isso ocorre devido às diferenças culturais e históricas que levam os Estados Unidos e o Canadá a celebrarem esse dia. Pois nossa data não possui nenhum simbolismo histórico ou religioso, sendo apenas um dia simbólico.

Mas enquanto o nosso Thanksgiving não se popularizou, na última década, a Black Friday ganhou espaço no Brasil. A sexta-feira de descontos, que ocorre após a Ação de Graças, acontece em diversas lojas e comércios no país e ganhou o coração dos brasileiros.

_______________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas