DIETAS: Ser saudável é uma tendência
Menu & Busca
DIETAS: Ser saudável é uma tendência

DIETAS: Ser saudável é uma tendência

home > Lifestyle > Saúde > DIETAS: Ser saudável é uma tendência

A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP reuniu  tendências em relação ao mercado alimentar para o ano de 2019 que com certeza não sumirão em 2020. O mais interessante de tudo isso é observar um padrão em relação à saúde e consciência ao comer.

Comida “de verdade”

A frase “descasque mais, desembale menos” nunca fez tanto sentido. A redução de alimentos industrializados e aumento do consumo de alimentos frescos, orgânicos e que fomentem a economia local está sendo cada vez mais incentivada na mídia, principalmente por blogueiras no Instagram. 

bowl of vegetable salads
Prato saudável

Nesse cenário, as marmitas “fit” entram como uma poderosa ferramenta de venda: utilizando-se de alimentos naturais e integrais, o menu pode variar desde carboidratos complexos com alguma fonte de proteína, até saladas de vegetais crus e cozidos, folhas e sementes. 

Substitutos da carne 

Whole Foods, rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos que comercializa produtos naturais e orgânicos, escreveu um relatório que enfatizou o consumo de  lanches como crepes à base de cogumelos, carne de soja e “bacon chips” de cogumelos como uma alternativa aos tradicionais lanches de carne.

bunch of mushroom in bowl
Cogumelos comestíveis

Além disso, é importante ressaltar que carnes a base de soja não têm um custo muito elevado, mas exigem maior cuidado em seu preparo e tempero, e demandam mais tempo porque há a necessidade de deixar o produto de molho como forma de pré- preparo

Fermentação natural 

Técnicas artesanais e a volta da simplicidade culinária estão diretamente ligadas à uma alimentação balanceada e saudável. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem saberem ao certo sua procedência; e a desconfiança em relação à indústria alimentícia faz com que eles se voltassem para o modo artesanal de produzir pães, iogurtes e queijos.

cereal and three buns
Pães de fermentação natural

Esses últimos itens costumam estar sempre na mesa da maioria dos brasileiros. Desde que haja disposição para o preparo, pois são processos longos, podem ser preparados em casa.

Sobremesas saudáveis 

O uso de produtos menos processados e a menor ou quase nula utilização do açúcar branco em receitas doces é uma marca deste ano. Por isso, a confeitaria vegana, sem ingredientes de origem animal como leite e ovo, tem o seu espaço garantido. Não pense que por isso o alimento perde o seu sabor, pelo contrário, ganha novos paladares e tem subjetiva apreciação. 

baked cake
Brownies feitos com farinha de coco e framboesas

Neste mesmo raciocínio, adicionar legumes e ingredientes naturais aos doces serão ótimas opções para melhorar a textura e o sabor. Como substitutos do açúcar pode ser utilizado o açúcar de coco e adoçantes naturais como o xilitol ou eritritol.

Bebidas frias 

Chás, sucos, shakes e smoothies são bebidas com grande número de adeptos e também uma tendência. Só exigem a regularidade diária de preparo e ingredientes frescos e bem selecionados.

porridge with bananas
Smoothies e bowls de frutas e cereais

Composições como leites de origem animal ou vegetal, iogurtes, frutas cítricas ou neutras e ervas medicinais podem ser encontrados em supermercados ou lojas a granel. Uma embalagem bem produzida e lacrada, como também etiquetas customizadas fazem a diferença.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

0 Comentários

Tags mais acessadas