Team Iron ou Team Cap ? Hoje Vamos Falar Sobre Capitão America: Guerra Civil

Não é de hoje que o mundo é partidário. Sempre fomos obrigados a fazer escolhas entre oposições que nos fazem pensar arduamente, como Marvel ou DC, Playstation 4 ou Xbox one, Cinema ou Netflix, se Rachel e Ross estavam dando um tempo ou não.

Alguns tentam não tomar partidos, ficar no meio termo, mas nem sempre rola. E agora, chegando o dia mais esperado do ano (não, não estou falando da final da Libertadores e nem da data de um possível impeachment), dia 28 de Abril, teremos a estreia de Capitão América – Guerra Civil.

Com a confirmação de Guerra civil 2 nos quadrinhos e a estreia do tão esperado filme do capitão Rogers, a Marvel ganha cada vez mais com a publicidade dos próprios fãs da saga, que ficou tão famosa nos anos 2000. Entre trailers lançados e fotos divulgadas, o mundo se divide entre Time Capitão América ou Time Homem de Ferro. As redes sociais levantam bandeiras vermelhas e azuis, mostrando qual time cada pessoa vai escolher e vestir a camisa no dia 28.

Que o filme será baseado na tão aclamada saga de HQs não é segredo nenhum, mas ninguém sabe exatamente o quão fiel o filme será. Muitos já leram a HQ e a graça do filme vai ser ver o que será diferente e o que será mantido, e como eles tratarão com a parte da falta de direitos autorais de alguns personagens.

*Para aqueles que não sabem, a Marvel quebrou na década de 90, e para não declarar falência, teve que vender os direitos autorais para os filmes de alguns Super-heróis, como o Quarteto Fantástico, os X-Men e o Homem-Aranha.

Alguns desses personagens têm certa importância para a trama, por isso a curiosidade. No caso do Homem-Aranha, a Disney, que é a atual dona da Marvel, fez um acordo com a Sony, detentora dos direitos do amigão de vizinhança, para que ele possa aparecer no filme.

POSSÍVEL SPOILER:

Apesar de o motivo pelo qual haverá toda essa disputa entre os times, o filme respeitará os lados escolhidos pelos líderes nas HQs, o que facilita para aqueles que já haviam escolhido sua cor e o seu lado.

Para os que não leram as  HQ’s, eu vou explicar o que acontece e qual lado cada um deles defende.

Nas HQs, o real motivo pelo qual começa toda essa briga não tem nada a ver com os motivos do filme. Nos quadrinhos há um grupo de jovens vingadores, que ao tentarem prender alguns supervilões, que são mais fortes que eles, acabam causando a morte de muitas (mais ou menos 900) crianças, o que faz com que as pessoas se voltem contra os heróis e que o governo tome uma medida sobre o caso. Então, o governo decide por tomar uma medida na qual os heróis teriam de ser registrados (ser herói viraria um trabalho onde eles teriam salário e até férias) e treinados para não colocarem a vida das outras pessoas, ou as propriedades delas, em risco.

É aí que todos os heróis se dividem, separando famílias e amigos em dois grupos: Os que concordam com essas condições (Liderados pelo Homem de Ferro) e os que não concordam com condições (Liderados pelo Capitão América).  Essa divisão de Super heróis estabelece o caos, porque os que são contra serão presos, e os que são a favor, acabarão virando os caçadores desses “desertores”.

Para ajudar na sua decisão, separei alguns pontos que podem fazer você optar por um time ou optar por não assistir o filme porque você não saberá por quem torcer (mentira, a 2º opção é impossível):

• Por outro lado, se não fossem os super-heróis, muitos haveriam morrido e muito dinheiro teria sido roubado. Alguns só querem roubar ou fazer o mal, e talvez a polícia não tenha a infraestrutura ou o treinamento necessário para agir contra eles.
  • Ter um registro colocaria uma mira vermelha no peito dos seus entes queridos e nas pessoas mais próximas à você, uma vez que haja um documento com sua identidade secreta e dados sobre o herói só esperando para serem roubados ou hackeados, porque, como vemos em toda boa história de heróis, lugares inacessíveis e impossíveis de hackear  não existem.
  • Estipular que somente será considerado um herói aquele que estiver registrado, sendo que os demais serão apenas vigilantes que merecem ser presos, pode fazer com que alguns escondam seus poderes e até deixem de usá-los para o bem quando necessário, por medo de serem considerados contra o governo por não se registrarem.
  • Ter heróis não treinados em campo seria um grande risco à vida de civis e à própria vida do herói.
  • Autorizar que pessoas com a alcunha de herói estejam “acima” da lei e não respondam por seus atos apenas porque lutam contra bandidos, pode criar a ideia errada para as pessoas de como o governo age com relação a esse tipo de situação. Deixá-los impune, pode dar uma certa ideia à justiceiros não tão bonzinhos assim. (sim, já comecei a 2ª temporada de Demolidor).

Bom, explicados os dois lados, permanece a pergunta que não quer calar… Aonde está o HULK ? Mentira, deixa essa pergunta para a próxima. A real pergunta vocês já sabem:

#TeamIronMan ou #TeamCap ?

2115560.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx
Foto: www.adorocinema.com

Por: Lucas Gomas Cunha – Fala! Cásper

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como