Takefusa Kubo, saiba mais sobre o líder da nova geração japonesa
Menu & Busca
Takefusa Kubo, saiba mais sobre o líder da nova geração japonesa

Takefusa Kubo, saiba mais sobre o líder da nova geração japonesa

Home > Notícias > Esporte > Takefusa Kubo, saiba mais sobre o líder da nova geração japonesa

Takefusa Kubo é o o principal talento dessa nova geração japonesa

Pela 1ª vez na história, em 2002, a Copa do Mundo foi sediada na Ásia, mais especificamente, na Coreia do Sul e no Japão. Jogando em casa, os dois países asiáticos tiveram sua melhor campanha até hoje, chegando à semifinal e às quartas de final, respectivamente.

A partir dessa edição, ambos os países passaram a investir muito mais no futebol, em busca de desenvolver novos talentos no esporte, principalmente o Japão, que busca conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, adiada para 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, a Europa já abriga várias promessas japonesas. Ritsu Doan, jogador do PSV da Holanda, Takehiro Tomiyasu, defensor do Bologna da Itália, e Hiroki Abe, jovem da base do Barcelona são só alguns nomes de jogadores que vêm demonstrando o seu potencial no futebol europeu. Porém, o principal talento dessa nova geração é Takefusa Kubo, meia-atacante que pertence ao gigante Real Madrid, da Espanha.

Takefusa Kubo
Jovem talento japonês Takefusa Kubo em ação pelo Real Madrid. | Foto: Inma Flores/Diário Ás.

Quem é Takefusa Kubo

Nascido em Kawasaki, região metropolitana de Tóquio, Kubo começou sua carreira no futebol com apenas 8 anos em clubes da sua cidade natal. Após dois anos se destacando em torneios promovidos pelo Barcelona, em agosto de 2011, se juntou à base do clube catalão, onde permaneceu por 4 anos.

Lá, ele atuou com grandes promessas do Barça, como Ansu Fati, ponta espanhol que hoje brilha na equipe principal ao lado de Messi, Suárez e companhia. Sua passagem pela equipe espanhola foi interrompida por conta de uma violação nas regras da Fifa de transferência de jogadores menores de idade, o que impossibilitou Takefusa de continuar jogando pelo Barcelona.

Takefusa Kubo futebol
No centro, Takefusa Kubo e, à esquerda da imagem, Ansu Fati, hoje jovem estrela do time principal do Barcelona. | Foto: Koji Watanabe.

Em 2015, Kubo voltou ao Japão para atuar na base do FC Tokyo e, rapidamente, se destacou e foi subindo na equipe até chegar ao time principal. Em maio de 2017, fez sua estreia como profissional aos 15 anos de idade em uma partida contra o Consadole Sapporo pela Copa da Liga Japonesa. Seu 1º gol saiu um ano mais tarde contra o Albirex Niigata, também pela Copa da Liga Japonesa em uma vitória de 1×0.

Mais sobre sua carreira no futebol

Após assumir a titularidade do clube da capital japonesa, a jovem promessa chamou atenção de diversos gigantes europeus. Em junho de 2019, o Real Madrid contratou Kubo de forma gratuita, assinando um contrato de 5 anos. O japonês faz parte de um processo de renovação da equipe merengue, que conta também com os jovens brasileiros Reinier, Rodrygo e Vinícius Júnior.

Sua ida para um grande clube do futebol europeu tão jovem representou um importante passo na sua carreira e um marco para o esporte no Japão. Porém, por conta da grande concorrência no meio-campo e no ataque do clube espanhol, Kubo foi emprestado para jogar a atual temporada no RCD Mallorca, equipe da cidade de Palma e da 1ª divisão do Campeonato Espanhol.

Na nova equipe, após um começo de adaptação, Takefusa logo se tornou o titular da meia-direita do time. Com um excelente drible, muita velocidade e boa visão de jogo, ele apresentou diversas boas atuações durante a temporada e lidera a sua equipe com 4 assistências na liga.

Apesar do Mallorca lutar contra o rebaixamento, Kubo tem sido uma das atrações na volta do Campeonato Espanhol, com boas partidas contra o Atlético de Madrid e o Real Madrid, apesar da sua equipe sair derrotada em ambas as partidas.

Takefusa Kubo RCD Mallorca
Takefusa Kubo na atual temporada jogando pelo RCD Mallorca. | Foto: FCB Notícias.

Pela seleção japonesa, Takefusa foi convocado desde cedo. Em 2017, disputou os Mundiais sub-17 e sub-20 com poucos meses de diferença, se destacando nos dois torneios. Ano passado, esteve presente no jovem elenco do Japão que disputou a Copa América no Brasil e fez uma grande partida no empate em 1×1 contra o Equador.

A expectativa diante do talento da joia japonesa é que, não apenas ele comande a equipe na busca pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos no ano que vem jogando em casa, mas que Takefusa Kubo seja o líder, se posicione como o maior expoente dessa nova geração e ajude o país asiático a alcançar um novo patamar no futebol mundial.

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas