Street Style: conheça a 'moda de rua' chinesa tendência no TikTok
Menu & Busca
Street Style: conheça a ‘moda de rua’ chinesa tendência no TikTok

Street Style: conheça a ‘moda de rua’ chinesa tendência no TikTok

Home > Lifestyle > Street Style: conheça a ‘moda de rua’ chinesa tendência no TikTok

Já ouviu falar em street style? O termo em inglês que significa ‘estilo das ruas’, em tradução literal, vem ganhando espaço não apenas nos centros urbanos, como também nas passarelas. Nas últimas semanas, vídeos da plataforma TikTok viralizaram na web ao mostrarem um pouco dessa tendência do outro lado do mundo – mais especificamente na China.

A primeira característica desse tipo de moda é justamente se afastar de ateliês de moda e grifes. O intuito é mostrar, através das roupas, o estilo próprio de quem a veste em uma espécie de manifestação da personalidade, modo de vida e estado de espírito.

Nos últimos anos, a tendência vem crescendo e já influenciou altas marcas em suas composições. O jeans, por exemplo, é algo que começou com o popular, mas agora pode-se encontrar facilmente em grifes ou marcas famosas mundialmente.

Mas engana-se quem pensa que o street style se resume a algo mais despojado, confortável ou básico. Na verdade, é possível ser chique ao mesmo tempo em que se foge do convencional e se mantém em uma vibe mais urbana.

Um pouco da história do street style

A fim de entender o que se passava no moda mais casual, o jornalista Bill Cunningham resolveu fotografar aleatoriamente as pessoas na rua. Isso ainda nos anos 70. O feito chegou a fazer sucesso na época, mas ganhou força apenas anos depois, quando o fotógrafo Scott Schuman registrou a moda nas ruas. 

No Instagram, Schuman já acumulam ais de 1 milhão de seguidores que acompanham seus registros diários – todos produzidos ao ar livre. 

View this post on Instagram

New York is still all that! Broadway, New York City

A post shared by Scott Schuman (@thesartorialist) on

TikTok 

Certamente uma das tendências de 2020 foi a popularização do aplicativo chinês TikTok – também conhecido como Douyin no país asiático. Além de memes, relatos e correntes, a rede social também alavancou tendências no mundo da moda e maquiagem. E o street style não ficou de fora.

Há algumas semanas, vídeos foram publicados na rede social mostrando um pouco mais do universo da moda na China. Rapidamente, muita gente ficou obcecada pelo estilo dos chineses, que mostraram que sabem se vestir como ninguém.

Os vídeos em questão mostram pessoas comuns caminhando nas ruas – como a tendência dos fotógrafos do street style – até que os próprios ‘modelos’ olham para a câmera e interagem com ela. Ao fundo, uma música de K-Pop – pop coreano – ou um hit do momento. A hashtag #ChineseStreetFashion já conta com mais de 564 milhões de visualizações apenas no TikTok. 

Confira alguns dos melhores vídeos no street style chinês 

@eromei

so i heard y’all didn’t know china’s street fashion is on x games mode? ? #fyp #fashion #chinesetiktok #chinesestreetfashion

♬ Street Fashion Game – ftp_jimpix

______________________________
Por Samantha Oliveira – Fala! UFPE

Tags mais acessadas