Home / Colunas / Sonia Guajajara, a primeira indígena candidata à vice-presidência

Sonia Guajajara, a primeira indígena candidata à vice-presidência

Por Karolyne Rocha de Oliveira – Fala!Cásper

Mulher e índia, Sônia Guajajara dá voz aos indígenas que são tão invisíveis no cenário atual. Pela primeira vez na história do País temos uma índia na chapa que concorre à presidência: Sônia é candidata à vice presidenta ao lado de Guilherme Boulos pelo PSOL.

Aos 15 anos, Sônia saiu de casa para estudar em Minas Gerais convidada pela Funai, e hoje é mestra em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Desde cedo, Sônia luta pelos direitos indígenas: quando entrou para organizações mais institucionalizadas para brigar pelos direitos indígenas por dentro, foi reconhecida pelas comunidades como liderança no Maranhão e esse reconhecimento se ampliou por toda a Amazônia. A partir desses espaços, passou a articular mobilizações e agendas de lutas do povo indígena nacional e internacionalmente. Como Sônia disse em uma entrevista ao HuffPost Brasil “Nós temos nós mesmos, a gente quer ser protagonista da nossa história”.

Em 2017, no Rock in Rio, ela foi chamada pela cantora Alicia Keys para subir ao palco principal em que cantava para que a líder indígena descurasse sobre a demarcação de terras indígenas.

Ela teve sua história no livro Mulheres Incríveis, da autora Kate Schatz, que traz histórias de mulheres de todos os cantos do mundo, como Maria da Penha, Malala e Frida. Sônia é também colunista do portal Mídia Ninja.

Do Maranhão para o mundo, Sônia conquistou respeito internacional, levou denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP) e ao  Parlamento Europeu. Ganhou diversos prêmios como Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2015 do Ministério da Cultura, entregue pela presidenta Dilma Rousseff.

Sônia Guajajara é uma inspiração para diversas mulheres, e lança luz aos indígenas brasileiros, além de ser uma opção de voto para as eleições que se aproximam.

Confira também

Os piores lutadores da história do UFC

Muitos lutadores buscam a vida inteira disputar o UFC, por ser o maior campeonato de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *